Esta pergunta tem muitas variantes. Alguns dizem q na faculdade só é ensinado o caminho, e eu concordo com isso.
Li que os indivíduos que DOMINAM REALMENTE java são apenas centenas no Brasil e geralmente autodidatas. Enfim, quanto tempo levaria para se tornar um desses indivíduos na opinião de vcs?
Tempo necessário para alguém se tornar um mestre em java
18 Respostas
Esta pergunta tem muitas variantes. Alguns dizem q na faculdade só é ensinado o caminho, e eu concordo com isso.
Li que os indivíduos que DOMINAM REALMENTE java são apenas centenas no Brasil e geralmente autodidatas. Enfim, quanto tempo levaria para se tornar um desses indivíduos na opinião de vcs?
Cara, aonde você leu isso? Que os individuos que dominal realmente java são apenas centenas no Brasil.
Fiquei curiosissimo pra ler esse texto!
texto extraido de
http://www.serpro.gov.br/noticias-antigas/noticias-2004/20041103_03
Quantas vezes você ouviu falar que o mercado de trabalho Java está em ascensão? Aquecido e longe da saturação? Que qualquer um que domine a ?linguagem do futuro? tem emprego garantido ? e bem remunerado? Muitas? Pois comece já a rever os seus conceitos.
Cresce na comunidade Java ? e entre executivos de TI das empresas ? a opinião generalizada de que são poucos, muito poucos os programadores que realmente dominam Java na prática. Antonio Techio, coordenador do RSJUG (Grupo de usuários Java do Rio Grande do Sul) é um dos que vê “uma grande massa de programadores java com pouca experiência em projetos, análise (UML), soluções de arquiteturas, frameworks e design patterns” no mercado. São muitos os programadores certificados, mas há muita teoria e pouca prática. “Precisamos agregar conhecimento e não decorar APIs”, afirma.
Realmente, por ler uma informação dessas aqui e ali, e por falar com professores e etc, eu quero esclarecer isso para ter uma noção melhor da coisa hehe
Está meio estranho essa notícia aí… Rs!
Em 2004 já tinha “muitas pessoas” certificadas em Java?
Eu tirei uma em 2008(SCJP) e outra em 2009(SCWCD).
Cara, isso foi em 2004, já se vão cinco anos…
Eu acho que o panorama hoje mudou muito.
O período varia de acordo com a sua dedicação. Se você está começando, recomendo muito estudo e o principal: faça estágio. Mas não qualquer estágio, faça um em que você realmente coloque a mão na massa. Se te colocarem pra grampear papel ou apenas para ficar alterando arquivo .xml, seja educado e vaze!
Só depois de pegar mais prática com a coisa comece a pensar em certificação. Depois disso vem mais experiência no mercado de trabalho e aí você começa a pensar naquele salário que você queria.
Bom, na minha visão é mais ou menos assim.
Att.
Em geral sao 10 anos ou 10.000 horas para se dominar uma linguagem.
Um mestre em Java? Acho que levaria muito tempo, se nao a vida toda. A plataforma Java é muito ampla, demanda um tempo muito grande de dedicacao e estudo. Há ainda uma quantidade absurda de frameworks a serem estudados, dificultando ainda mais o “domínio” da tecnologia. 
acho que uns dez anos
Tudo depende do caminho escolhido, normalmente o lado negro da força é mais rápido 8)
Como citaram, para dominar qualquer linguagem são necessários 10 anos, claro que até lá já inventaram outra tecnologia da moda e vc vai precisar começar quase que do zero :twisted:
Bom dia,
Eu tahno 11 anos de Java (teoria e prática em varios projetos) é agora sou “concepteur et architecte Java” e trainer na tecnologie Java em Paris.
( http://deptinfo.cnam.fr/ http://java.cnam.fr )
Membro do http://parisjug.org …
Mas não sei se sou um mestre em java, e toda maneira não é importante, porque faço aquilo que gosto.
O que conta para mim não é o que eu fiz, mas o que posso fazer.
Java são algumas plataformas : Java SE, Java EE, Java ME, Java Card, Sun SPOT, … ARM Jazelle
E differentes niveis : Applicativos, serviços, frameworks, APIs, JRE/JVMs, JNI, OS java, processadores java, redes java SunSPOT ou TINI …
Não é preciso fazer todo, mas sere “capaz” de fazer todo !
As certificações não são sufecientes, é preciso experiencias em diferentes projetos ( projetos tem autros aspetos humanos e tecnicos … SCRUM/XP …).
Não ter os olhos muito perto do código na tela do computador, porque não vai ver o resto.
Java não é um fim em si mesmo, mas um meio. Porque as línguas estão mudando ( JavaOracle !
).
Depende do que você entende por “dominar” e “mestre”. Só que o que você entende é muito provavelmente diferente do que eu entendo, que é diferente do que o Zequinha entende, que é diferente do que o Pedrinho entende. Esse tipo de discussão é tão útil quanto discutir religião ou futebol. Não, nem isso. Discutir religião e futebol pelo menos é engraçado.
Isso ai tá parecido com a metodologia da Softwell, desenvolvedora do Maker. Eles dizem que em um treinamento de 40 horas um indivíduo já está capacitado a desenvolver em Java, ops, digo em Maker…
mestre em java - tempo X
mestre em atender as necessidades do cliente - tempo X ^ 3
A notícia é muito antiga. De 2004 até hoje muita coisa mudou na TI e no Java. Para ser um Jedi Master em Java você passará por uns 10, 20 anos… enfim, o melhor é aprender até o ponto que você consiga resolver os problemas e elaborar os projetos. Com certeza o seu trabalho será reconhecido (bem ou mal) no final. 
depende do tempo que vc reserv pra estudar java. pois é um liguagem inttuitiva e explicativa ,basta ler as informções da ferramenta utilizada
Essa história de “mestre” me lembra muito aquelas histórias Zen .
depende muito da dedicação da pessoa…
chuto mesmo uns 10 anos pra se domina a maioria das areas, jee, jme, um poco de javacard…sei la
claro q é só um chute…
Pra se tornar um “mestre” em Java? Nunca.
Os tópicos aqui no GUJ deveriam passar por um “filtro de utilidade” pra então serem aprovados e publicados.