Tendência em programação

Fala galera,

Estava pensando aqui, com estas novas ?ondas? de Cloud, mobilidade, entre outros. Será que o desenvolvimento de aplicações Desktop ainda terá força no mercado?

Andei pesquisando por curiosidade trabalho de Freela em alguns sites destinados ao assunto, só vejo demanda de desenvolvimento para WEB! E um pouco para Mobile! Eu gosto de desenvolvimento voltado a Desktop pois gosto de mexer em algumas coisas a nível de sistema (Serviços, Processos, Threads, Arquivos) etc…

Gostaria de pedir a opinião de vocês. Acham que com o tempo desenvolvimento Desktop chegará perto de ?morrer?, e devo pegar gosto por outras tecnologias?

Veja, pegar gosto != aprender
Aprender eu sei que é nescessário e interessante!

desktop ja morreu, hoje o desenvolvimento é web e mobile.

mas mobile geralmente são projetos pequenos e rapidos se voce curte evoluir um produto / ferramenta foca em web

[quote=Diabo Loiro]desktop ja morreu, hoje o desenvolvimento é web e mobile.

mas mobile geralmente são projetos pequenos e rapidos se voce curte evoluir um produto / ferramenta foca em web [/quote]

Então você acha que nem vale mais a pena estudar/aprender alguma coisa sobre programação Desktop?

O estranho é que a minha faculdade e dos meus colegas de trabalho que converso SÓ ensinam Desktop…

[quote=MarceloRocks]

[quote]desktop ja morreu, hoje o desenvolvimento é web e mobile.

mas mobile geralmente são projetos pequenos e rapidos se voce curte evoluir um produto / ferramenta foca em web [/quote]

Então você acha que nem vale mais a pena estudar/aprender alguma coisa sobre programação Desktop?

O estranho é que a minha faculdade e dos meus colegas de trabalho que converso SÓ ensinam Desktop…[/quote]
Em minha opinião, softwares desktop nunca irão morrer. Há ERP’s que trabalham stand-alone, e acho o maior exemplo de que aplicações desktop vão existir, sempre. A tendência da migração para a WEB/Mobile se deve à portabilidade de aparelhos mobile - todo mundo anda com, no mínimo, um celular no bolso, hoje em dia - e a interoperabilidade de sistemas WEB, onde você faz tudo o que precisa no servidor e isso se reflete em qualquer lugar (lê-se browsers).

Vale a pena aprender? Sim, conhecimento nunca é demais, e você vai ter demanda, mesmo que em baixa escala, de softwares desktop.
Porém, estude bastante as tecnologias WEB mais utilizadas hoje em dia, porque você não ficará fora do mercado.

cara desktop é melhor pra faculdade por que ele nao conta com a complexidade da camada web.

forfun é legal saber dektop
para procurar emprego é web e mobile sendo que é mto maior a parte web

mas mobile geralmente são projetos pequenos e rapidos se voce curte evoluir um produto / ferramenta foca em web[/quote]
Engraçado, então C, C++, Python, Assembly, Cobol e outras linguagens (Delphi e VB6) também não existem mais?
Há um percentual considerável de empresas que ainda mantém e manterão, por muito tempo, sistemas desktop que, invariavelmente, precisam de manutenção.
“Ah, mas eu só trabalho com a vanguarda da tecnologia”, Aham, Cláudia, senta lá.
É ruim manter código legado? É péssimo (eu trabalho com Struts 1, que segundo a própria Apache, está em EOL - End Of Life). Terrível, mas eu preciso pagar contas e sustentar meu filho. E aí?
“Ah, mas você já trabalha com uma tecnologia web”. Sim, mas poderia ser desktop. E como eu iria me virar?
Um bom exemplo é a automação comercial (sabe aqueles sistemas que registram vendas e imprimem em impressoras fiscais?). Há toda uma série de legislações nas mais variadas autarquias (município, estado e país) que definem como os sistemas de venda devem ser desenvolvidos. A legislação atualmente não permite criação de sistemas web para estes fins e, provavelmente, continuará assim por muito tempo ainda.

E, se vale a pena, com certeza, mesmo que seja para você construir seus projetos.

Pra quem se embanana com o vocabulário rebuscado do Machado como eu, lá vai uma ajuda:

[quote]autarquia
s. f.

1. Governo de um Estado pelos seus cidadãos.
  2. Governo autônomo. = AUTONOMIA
  3. Regime econômico de um país que tende para se satisfazer a si próprio.
  4. Doutrina que preconiza este regime.
  5. Entidade administrativa com órgãos próprios e que atua com autonomia em relação ao poder central (ex.: autarquia local; freguesias e municípios são autarquias).
    Fonte[/quote]
    Só pra ficar claro, não estou tirando sarro de ninguém.
    Gosto do jeito que você escreve, mas as vezes tenho que recorrer aos dicionários eletrônicos :slight_smile:

mas mobile geralmente são projetos pequenos e rapidos se voce curte evoluir um produto / ferramenta foca em web[/quote]
Vá falar isso na petrobrás onde diversos sistemas são desktops devido ao intenso uso de gráficos com iteratividades. [=

@MarceloRocks

Na boa? Morrer, não morreu. Vai morrer? Acho muito difícil.

O mercado em sua maioria é Web. Se você estudar web, você vai estar tranquilo quanto a oportunidades.

Sinceramente eu acho que o mercado tem espaço pra todo mundo.

Na minha opinião, definitivamente a parte Web tem uma mordida maior desse bolo, mas como o drsmachado e o Hébert Coelho disseram, ainda há espaço para Desktop.

Eu sinceramente não sei se orientaria alguém a seguir nisso, a não ser que realmente saiba o que vai enfrentar. As novas tecnologias costumam ter um foco grande em Web e Mobile, pelo menos é o que eu vejo (claro que esse comentário pode ser parcial, pois eu trabalho com Web).

Se você está se preocupando com empregabilidade, estude programação, focar no básico sempre vai te ajudar. Estruturas, algoritmos e afins. É triste dizer mas é raro encontrar alguém que entenda bem disso nas consultorias de hoje (digo isso por experiência própria).

Saber web não faz mal a ninguém. Entender bem como funciona o protocolo HTTP, a diferença entre seus verbos, é algo que é útil pra todos nós.

Agora se você está preocupado em mexer com coisas que te divertem e te motivam, bom, aí só você vai saber responder a área certa a se seguir. :slight_smile:

EDIT

Ah, quanto a “estar morrendo” isso é bem subjetivo. Há quem diga que até o Java está morrendo. Vai bem do ponto de vista.

Como disse o CIO do Twitter nessa entrevista:

Pode ser que esteja mesmo, tem muita coisa nova por aí, mas não quer dizer que ainda não seja amplamente utilizada :slight_smile:

Obrigado a todos pelas respostas…

É pelo jeito vou ter que voltar meus estudas para WEB só praticamente hehe

po gente, o cara ta començando falei morreu no sentido de ter 20 vagas web para 1 desktop se não for pior…

morreu no sentido figurado

Escutei essa mesma historia com cobol . Viviam falando que o cobol ia morrer e ele esta + forte que nunca.

Quem sabe cobol esta sendo muito bem remunerado pelas grandes corporações pois a galerinha nova só trabalha com a tecnologia de vanguarda .

[quote=Diabo Loiro]po gente, o cara ta començando falei morreu no sentido de ter 20 vagas web para 1 desktop se não for pior…

morreu no sentido figurado[/quote]

Realmente parece figurado ainda mais pela outra resposta sua:

[quote=Diabo Loiro]cara desktop é melhor pra faculdade por que ele nao conta com a complexidade da camada web.

forfun é legal saber dektop
para procurar emprego é web e mobile sendo que é mto maior a parte web[/quote]

cobol so tem trabalho em bancos praticamente é mto mais morto que desktop

Trabalho em uma empresa que não é do setor bancário e tem um cara aqui ao meu lado codificando em cobol nesse exato momento :slight_smile:

1 - novamente estou falando no sentido figurado
2 - cobol roda em main frame a principio? a maioria das empresas tem um main frame?

LOL

A tendência é que desktop sobreviva para sistemas grandes específicos já prontos em que o custo da mudança fosse alta. Mas a grande maioria dos sistemas novos para soluções empresariais sejam feitos para WEB.