Tendências na programação WEB?

22 respostas
M

Pessoal, estou postando este tópico com o intuito de me informar melhor das tendências mais ascendentes hoje, pois sou do interior, onde o java é pouco difundido.

Gostaria de saber, dos centros de grande adesão ao java, quais as IDE’s e Frameworks mais exigidos hoje e futuramente no mercado e que tenham uma vida longa ??? Qual seria o pacote de Frameworks ideal pra um desenvolvedor estar bem amparado tanto em documentação quanto em help ???

Obrigado.

22 Respostas

Bravox

O mercado está pedindo muito pessoas que entendam de jee , struts, hibernate , jboss e ai vai … no mundo java a grande parte dos empregos está relacionado com a web

Bravox

bbviana

IDE’s: acho q nao importa muito, mas eclipse e NetBeans sao os mais usados
Tecnologias: Spring, Struts, Hibernate, EJB, JEE, JBoss ou WebLogic, futuramente JSF…e por aí vai.

M

Em qual eu deveria me aprofundar mais, Spring, Struts ou JSF ??

Z

Struts nããããão.

M

Spring é o futuro!

F

eu diria que ja é o presente, com um futuro brilhante tb! hehehhe

:thumbup:

e por mais que falem mal… o struts é muito usado e muito solicitado no mercado… assim como o hibernate… spring

JSF, webwork, JDO e outros fw´s ainda nao sao tao usados como struts, hibernate e o spring…

mas uma dica… hj em dia vc tem q mostrar capacidade de aprender coisas novas… isso é muito valorizado… mesmo nao sabendo spring hoje… daqui 2 meses vc ja pode saber bastante sobre ele! :wink:

A

Retira o Struts (passado). Preserve Spring e JSF (presente). Adicione Hibernate e EJB 3.0 (3.0 tá). Li numa revista, onde alguns diretores e gerentes de grandes empresas diziam que existe uma demanda muito grande por programadores Java J2EE.

O futuro é impresivel. De repente surge uma ferramenta que as empresas gostem e adoção começa por aí. Então, se liga no presente. Eu recomendo que você dê uma olhada aqui: http://netcarreiras.com.br/

Faça uma pesquisa das ferramentas mais exigidas pelos contratantes.

[]s.

M

Que vcs acham de eu comprar os livros:

Spring em Ação ??http://www.livrosdeinformatica.com.br/livros_template.asp?Codigo_Produto=39121

e JSF, qual o melhor ??
CORE JAVA SERVER FACES: GUIA AUTORIZADOhttp://www.livrosdeinformatica.com.br/livros_template.asp?Codigo_Produto=7625
ou
PROGRAMANDO EM JAVASERVER FACEShttp://www.livrosdeinformatica.com.br/livros_template.asp?Codigo_Produto=6252

To pensando em partir pra JSF e Spring!!! , que vcs acham destes livros ???

Valew.

A

Bom, não conheço estes livros, apesar de eu ter quase, quase comprado o primeiro (Spring em Ação). O que eu recomendo, é antes dar uma lida nas documentações, artigos, etc. Vale a pena, talvez muito mais do que investir em livros sobre frameworks. Na minha opinião, para aprender um framework, a velha e oficial documentação é o suficiente.

http://www.springframework.org/documentation
http://java.sun.com/javaee/javaserverfaces/reference/docs/index.html

[]s.

W

Dê uma olhada neste post:
http://www.guj.com.br/posts/list/38013.java

Thiagosc

eu diria que ja é o presente, com um futuro brilhante tb! hehehhe

Pelo amor de Deus, Spring nããããããããão! Só de lembrar do hype IoC já me causa ânsia.

A propósito, se você usar Spring se prepare para mexer em MUITO xml, mas MUITO xml mesmo.

plentz

Talvez sim, talvez não.

https://spring-annotation.dev.java.net/

A

Thiagosc:
Pelo amor de Deus, Spring nããããããããão! Só de lembrar do hype IoC já me causa ânsia.

A propósito, se você usar Spring se prepare para mexer em MUITO xml, mas MUITO xml mesmo.

Spring não? :shock:

Mas então, que framework você usa pra IoC? Que framework você usa pra MVC? Como o plentz postou, agora temos o Spring Annotations. O que era bom, ficou ainda melhor.

Por favor, não fale mal do framework mestre, hehehe. :stuck_out_tongue:

[]s.

saoj

O problema é que todos os frameworks se fizeram (ou se destruiram) em cima de XML. Agora tão fugindo de XML, mas fica difícil superar o trauma. Tem um novo framework Waffle que usa um tal de Registar para registrar/configurar as actions com código Java. :roll: (Deve ser de um amigo do CV, pois o pacote começa assim com.thoughtwork) :slight_smile:

Dá uma olhada no Mentawai, Stripes, VRaptor, Riffe, etc.

Mas infelizmente o mercado ainda pede muito Spring, Struts e WebWork, mas para projetos novos vale apena investir em algo diferente/novo.

Grinvon

Esses dias fui fazer uma entrevista de emprego.

Então o cara me perguntou se eu conhecia AJAX, então eu disse que nunca colequei em prática, mas tinha estudado algumas coisas sobre Ajax e XMLHttpRequest, porém eu perguntei para o entrevistador (e dono da empresa), em que situação ele queria aplicar o AJAX, ele não soube me responder! 0.o

A

Grinvon:

Então o cara me perguntou se eu conhecia AJAX, então eu disse que nunca colequei em prática, mas tinha estudado algumas coisas sobre Ajax e XMLHttpRequest, porém eu perguntei para o entrevistador (e dono da empresa), em que situação ele queria aplicar o AJAX, ele não soube me responder! 0.o

Uhmmm, não seria normal? Quem tem que saber não são os arquitetos e/ou engenheiros? O dono sabe que se usa Ajax, mas é responsabilidade dos funcionários aplicarem aqui e ali, ou estou totalmente errado?

[]s.

A

saoj:
O problema é que todos os frameworks se fizeram (ou se destruiram) em cima de XML. Agora tão fugindo de XML, mas fica difícil superar o trauma. Tem um novo framework Waffle que usa um tal de Registar para registrar/configurar as actions com código Java. :roll: (Deve ser de um amigo do CV, pois o pacote começa assim org.thoughtwork) :slight_smile:

Dá uma olhada no Mentawai, Stripes, VRaptor, Riffe, etc.

Mas infelizmente o mercado ainda pede muito Spring, Struts e WebWork, mas para projetos novos vale apena investir em algo diferente/novo.

Infelizmente pra Struts, mas Spring e WebWork estão aí por merecerem. O WebWork é fácil, apesar de seu XML e de sua não-documentação. O Spring é poderoso, e nunca vi ninguém fazer IoC como ele. Trauma? Acho que ninguém ficou com trauma do Hibernate por causa de seus XMLs, e não será o Spring que irá deixar trauma algum.

Não conheço Stripes, VRaptor, Riffe, etc, mas conheço o Mentawai, que também é excelente, eu diria melhor que o WebWork (é, é, ApplicationManager, NO XML :slight_smile: ).

Eu reformularia para: … Mas infelizmente o mercado pede muito por Struts, que está velho e parado, e esquece que tem muitos frameworks show de bola como o Mentawai,… uhmm, vou arriscar, mas nunca usei estes:… Stripes, VRaptor, Riffe, etc.

[]s.

Grinvon

agsilva:
Grinvon:

Uhmmm, não seria normal? Quem tem que saber não são os arquitetos e/ou engenheiros? O dono sabe que se usa Ajax, mas é responsabilidade dos funcionários aplicarem aqui e ali, ou estou totalmente errado?

[]s.

Sim concordo, porém não saber pra que serve algo que se pede, não seria demais? Ele ao menos deveria indicar em que situação ele pretende usar Ajax, concorda?

Essa de “ahhh eu ouvi falar” não rola!

A

Grinvon:
Sim concordo, porém não saber pra que serve algo que se pede, não seria demais? Ele ao menos deveria indicar em que situação ele pretende usar Ajax, concorda?

Essa de “ahhh eu ouvi falar” não rola!

Concordo sim, Grivon. Inclusive, o certo seria ele pegar um arquiteto ou engenheiro pra entrevistar você, porque acho que isso é burrice: dono que cuida apenas de contabilidade e negócios, entrevistar alguém. Como eu gosto de falar, isso teria de acontecer apenas no sistema fabril.

[]s.

Thiagosc

agsilva:
Spring não? :shock:

Mas então, que framework você usa pra IoC? Que framework você usa pra MVC? Como o plentz postou, agora temos o Spring Annotations. O que era bom, ficou ainda melhor.

IoC não é necessário em 100% dos casos, facilita para unit tests, mas obriga o desenvolvedor a se adaptar artificalmente a algo, como por exemplo expor propriedades via setters que normalmente não deveriam ser expostas. Isso sem mencionar que “baixo acoplamento” é necessário somente em algumas partes e não em 100% do sistema. Esse overhead de abstração pode acabar criando complexidade inútil.

Mas a minha bronca com IoC, AJAX, AOP e outros hypes é que as pessoas passam a tomar aquilo como obrigação ao invés de avaliar cada situação. É como se todo projeto para ter o “selo de aprovação da galera” precisasse incorporar sopas de letrinhas para simplesmente ser compliant.

Se alguns não tivessem viajado no XML, ou usado EJB onde não deviam não teríamos tantas “críticas” contra o Java. As pessoas exageram onde não deviam, depois a culpa é do Java.

dreamspeaker

Thiagosc:
Mas a minha bronca com IoC, AJAX, AOP e outros hypes é que as pessoas passam a tomar aquilo como obrigação ao invés de avaliar cada situação. É como se todo projeto para ter o “selo de aprovação da galera” precisasse incorporar sopas de letrinhas para simplesmente ser compliant.

Se alguns não tivessem viajado no XML, ou usado EJB onde não deviam não teríamos tantas “críticas” contra o Java. As pessoas exageram onde não deviam, depois a culpa é do Java.

5 estrelas pra vc.

Hoje temos “desenvolvedores em XML plenos e seniors” no mercado.

Em relação a pergunta do marcelo, eu tenho outra pergunta: você já é um cara de WEB?

Se sim, entra o site da apinfo ou assina o noticias-list do soujava, que vc vai ver todo dia o que os cars estão pedindo (se bem que quem escreve as vezes não sabe o que sta pedindo).

Se não, começa lá do começo, JSP, patterns… depois vê o que fazer.

K

Apesar do post ser antigo…

nós, desenvolvedores não devemos puxar a sardinha para o lado que te interessa. Pros que disseram q spring é o futuro, veremos:

vá até o netcarreiras, e faça uma busca, sem nenhum critério exceto as palavras chave struts e spring. resultado? 157 vagas para struts e 70 para spring. Pessoal, o futuro não é o que a gente sabe usar, ou o que acha mais bonito… cuidado.

Ps. o mundo não se resume a este site, mas reflete parte dele.

Criado 27 de julho de 2006
Ultima resposta 4 de jul. de 2007
Respostas 22
Participantes 14