Ae pessoal! tenho que apresentar um trabalho 5a. feira sobre Java na Web. A cadeira é de java mas ninguém lá tem muita intimidade com a coisa. eu tenho medo de enxer o quadro de código e deixar o pessoal perdido. Alguém tem alguma idéia de alguma maneira de deixar a apresentação interessante sem enxer de código? =P
Você pode começar msotrando como uma aplicação Web funciona, como um Servlet Container/Servidor atende as requisições e depois terminar com um exemplo simples de servlet/jsp.
[]s
n vou ter tempo de fazer isso pra quinta. alguém tem alguma sugestão pra eu pegar… ou sei lá. alguma coisa?
mas dae será q o professor n vai sacar? haehaehaehae
AH, você quer o trabalho pronto, então?
Depende, é claro, da sua proposta de valor para homem/hora.
é… pelo jeito q eu expus parece q quero trabalho pronto. na verdade não.
O que eu quero é saber o que falar… por exemplo, se eu começar falando direto de servlets vai assustar o pessoal, primeiro acho que eu teria que explicar qq é conteúdo dinamico, comé q faz as interações com o banco… essas coisas pq a platéia n é de programadores… era isso q eu queria saber com voces, qual o melhor jeito de abordar isso…
Eu te respondi isso, e você pediu algo pronto.
Sim, um exemplo.
começa a fazer e pedi uma sugestão de alguma duvida sua.
minha dúvida é se eu devo encher um slide de código ou de fluxogramas. não quero deixar a apresentação chata.
Pegue um bom livro sobre desenvolvimento Servlets/JSP e veja os capitulos iniciais. Geralmente tem aquela introducao basica: no inicio era o HTML estatico, entao criou-se o CGI, depois as extensoes proprietarias tipo ISAPI e blablabla, ate chegar ao que temos hoje, como Java e .NET.
Voce pode falar tambem sobre o funcionamento do ambiente Web: HTTP, TCP/IP, etc. Sem entrar muito nos detalhes, apenas para todos entenderem que uma aplicacao distribuida via HTTP eh diferente de uma aplicacao local.
Isso sao coisas basicas que todos devem saber antes de se aventurar na programacao Web (em qualquer linguagem).
Pra fechar voce pode detalhar um pouco as API Java para Web: Servlets e JSP. Um exemplinho besta de aplicacao bancaria para concluir visualizando os conceitos na pratica e voila.
Marcio Kuchma
cara, MUITO OBRIGADO pelas sugestões. valeu mesmo.
Obrigado a todos que se preocuparam em me responder (mesmo que uns tenham torcido o nariz pra mim dizendo q eu queria tudo pronto). vale umesmo rapaziada.
Convenhamos caro colega…
O Pcalcado estava certo, não que vc estivesse querendo tudo pronto, mas se não quer mostrar algo q não é seu simplismente o faça…
E foi isso q vc fez, procurou ajuda ao invés de pegar um pronto, parabéns, poucos tem essa atitude, poucos tem coragem…