Tenho que pagar licença para programar em Java

8 respostas
V

Tenho que pagar alguma licença para programar em Java? Ou posso vender meus sistemas sem pagara nenhum tipo de licensa?
Tenho que pagar algo para a Sun?

8 Respostas

maikonaraujo

Para a sun vc naum tem q pagar nada…
Mas se vc quiser montar uma empresa vai se deparar com muitas outros impostos.

Daniel_Quirino_Olive

Não, você não precisa pagar nada. A não ser que você esteja usando algum tipo de ferramenta que obrigue você a pagar.
No mais, nada que uma boa lida nas licenças não responda a você (coisa que você poderia fazer antes de perguntar, né?).

T

Bom, o que já andei reparando é que:

• As licenças estão escritas em inglês;
  • Normalmente estudantes têm, entre outras dificuldades, a dificuldade com o inglês;
  • E que é necessário ler as licenças com atenção, porque elas são escritas em jargão de advogado, e você muitas vezes não consegue saber se é necessário ou não pagar alguma coisa (por acaso você consegue ler as letras miúdas de contratos em português? Você acaba precisando de um advogado para lhe explicar).
    Tente ler as EULAs da Microsoft ou a licença SCSL da Sun. Ou até a GPL ou a LGPL da GNU.

Então desculpo quem não entendeu se é ou não para pagar alguma coisa.

Parece que isso é alguma “lenda urbana”, e como bons “mythbusters”, nós temos de corrigir essas más-interpretações.

karlota

Boa Tarde

em resumo pagar licenças em java não precisa!! me parece que vi esta mesma pergunta foi no java Magazine ou nu mundo java , que é gratuitamente agora vc utilizar para outros fins nesta questão envolvendo o terrorismo ai vc tá frito…foi um comentario que vi… na revista

B

Daniel Quirino Oliveira:
Não, você não precisa pagar nada. A não ser que você esteja usando algum tipo de ferramenta que obrigue você a pagar.
No mais, nada que uma boa lida nas licenças não responda a você (coisa que você poderia fazer antes de perguntar, né?).

Venho poucas vezes no forum do GUJ , porem das poucas sempre me deparo com a estupidez das pessoas que matem esse forum.
Vamos deixar uma coisa bem clara, vc provavelmente deve ser um desenvolvedor (ou analista, que sabe ?) com isso ja deve ter ouvido a frase : “Se existe , tem no google!”, quero dizer com isso que TUDO que precisamos e existe tem no google, com isso o uso de foruns seria perfietamente dispensavel.
Se pesquisassemos antes perguntar o forum do GUJ nao teria o acesso que tem.
Para o amigo que fez a pergunta , indico a ele frequentar o forum do Portal Java, o pessoal de la esta sempre disposto a responder qualquer duvida sua …
Abraços

Rubem_Azenha

sim brossi, parece uma tendência do pessoal aqui do GUJ

“vá ler a documentação, vá pesquisar no google, vá ler a licença”

admito que muitas duvidas podem ser respondidas por um pequena leitura de 5 minutos, ou uma rápida pesquisa no forum

o pessoal do guj não tem muita paciência para ficar explicando coisas simples aqui…

tem pessoas bacanas aqui, mas a impressão que eu tenho é que as vezes o pessoal “não quer descer do pedestal” para responder uma duvida simples

mas cuidado, pois daniel esta longe de ser uma pessoa estúpida! ele foi respeitoso em sua resposta… VC pode notar que outras pessoas tem atitudes não-respeitosas e até arrogantes…

de fato, o pessoal do guj geralmente prefere discussões mais profundas, não gostam de conversar a respeito de assuntos básicos, ou não tem muita paciencia… isso pode levarnos a pensar que eles tem uma atitude arrogante…

mas esse forum esta longe de ser ruim, é muito bom… só não é recomendado para iniciantes postarem suas duvidas…

B

minha opiniao nao foi especifica ao daniel , e sim aos varios posts que vi assim…
e minha opiniao pessoal sobre o forum e a seguinte: Se digitar algo no google e por acaso o guj aparecer eu leio numa boa , mas nao participaria do forum.
e o que eu acho , quanto a ele ser bom nao posso afirmar pois nao sou frequentador !

Daniel_Quirino_Olive

Acho que vocês estão fazendo tempestade em copo d’água, só para variar. Indicar para uma pessoa ter uma postura mais pró-ativa na busca de conhecimento, ao invés de simplesmente esperar por respostas mastigadas, não é e nem deveria ser tomado como insulto ou repreenda. Tudo bem, concordo que mandar o cara ler a Sun Binary Code License é demais, mas, se você notar, o mesmo usuário tem postado sucessivos tópicos com dúvidas que poderiam ser saciadas através de uma simples busca seja-lá-onde-for.
E ponto final.

Respondendo definitivamente à pergunta:
não, você não precisa pagar nada para começar a desenvolver em Java, considerando que você vai usar apenas o JDK. Se você for usar alguma outra ferramenta, procure se informar melhor no site do fornecedor da ferramenta em questão sobre licenciamentos. E ponto-final.

Criado 8 de fevereiro de 2005
Ultima resposta 9 de fev. de 2005
Respostas 8
Participantes 7