Tentando começar em Java, mas tá difícil

12 respostas
E

Estou tentando iniciar em Java e sou novo no PJ.
Um abraço a todos. Gostaria de um pouco de ajuda para começar.
Programo em Delphi a mais de quatro anos. Já baixei e instalei meio-mundo de IDE´s Java, apostilas e tutoriais, mas até agora não sai nada rsrs e apesar disso escolhi o esclipse, pois minha máquina conseguiu rodar numa boa e vi que é uma das mais indicadas. Meu objetivo, a principio, é desenvolver um site. Tenho todas as duvidas que se poderia ter sobre uma linguagem.
…para começar:
O que é SWT e Swing?
Qual o mais indicado? (por favor, seja direto e objetivo… do tipo sim ou não)
Alguém poderia indicar um bom livro?
Gostaria de exemplos de projetos. Podem ser bem simples.

Um abraço
Escobar

12 Respostas

B

Swing é utilizado para desenvolver programas standalone, que rodam na maquina do cliente (Como o delphi). Swing é a Interface Grafica com o Usuario (GUI).
Nenhum dos dois vai te ajudar a desenvolver seu site.
Um bom livro e o mais indicado aqui no PJ é o Java Como Programar, do Deitel. (perfeito)
Se vc esta interessado no lado web do java seria legal vc dar uma lida em jsp, servlets .
da uma passada na parte de tutoriais aqui do pj mesmo, la tem muitaaa coisa que vai te ajudar

R

Verdade. Mas antes de aprender JSP é bom conhecer bem o Java. Eu também comecei com vontade de aprender apenas o lado web da linguagem, mas sem entender a base vc não vai pra frente.

B

com certeza … primeiramente estude beeeem java !!!

P

cara eu comecei nao faz um ano
e tb tive muitas dificuldades (e ainda tenho rss)

como iniciante eu nao achava estimulante usar uma IDE como eclipse.
vc vai aumentar seus problemas, ter q se adaptar a ferramenta …

eh importante vc saber compilar no command, saber se virar num bloco de notas qq e com o tempo vc migra para IDE mais completas e complexas.

Eu gosto muito do Gel, www.gexperts.com/ , eh leve, simples e vc comeca a se adaptar com a mais simples das IDEs nativas

o Jedit tb eh legal, mas tem mais recursos (plugin) e tende a distrair os iniciantes…rs

acho legal vc comecar a devorar o forum para iniciantes (mesmo q nao entenda toda a mensagem, vale para se ambientar com a terminologia) e toda a sessao de tutoriais

os tutoriais sao superficiais mas nos dao uma visao geral de um assunto q sequer sabiamos q existia, vale pra ter uma nocao geral da linguagem.

sei q eh pessoal, mas eh por experiencia recente…

falows

D

Bom, para web você terá que focar seu conhecimento mais para J2EE, por isso procure livros na área, JSP, SErvlets , um bom é Aprenda J2EE em 21 dias, ou algo assim.
Swing e SWT não irão servir para você desenvolver sites, pois são para aplicações desktop.
Exemplos de projetos é dificil, você vai achar tutoriais indicando fazer algumas coisas…
Recomendo a sessão de artigos e tutoriais do pj e
www.jspbrasil.com.br / www.j2ee.com.br / www.guj.com.br
São bons sites com diversos tópicos focados para web.
Sim, o eclipse é umas das IDE’s mais utilizadas.

E sim é um linguagem dificil, complexa, mas daí você tira o porque de grandes empresas estarem migrando para java? Por ser confíavel apesar do pouco tempo de sua existencia. é como dizem com o passar do tempo as dificuldades apenas irão mudando de tamanho… hehehe

F

E aí brother! Blz? Comecei a aprender Java há uns 3 meses, e estou gostando muito do livro Java Como Programar dos Deitel. Uma IDE bem simples e que também está facilitando bastante meu aprendizado é o JCreator. Mas para frente pretendo comprar livros como o Core Java 2 e o Aprenda J2EE em 21 Dias e utilizar uma IDE mais avançada como o Eclipse ou o NetBeans. Por hora, boa sorte p/ todos nós no aprendizado desta linguagem fascinante.

[]'s
Fred

:slight_smile:

Z

Olha, tem bons livros aqui mesmo sobre jsp ou no submarino, que são guides de JSP>>> o q vc precisa é de um bom livro de JSP, estilo,

http://www.submarino.com.br/books_productdetails.asp?Query=&ProdTypeId=1&CatId=11833&PrevCatId=11827&ProdId=179845&ST=BF11833

C

Pra iniciantes, eu recomendo um editor ASCII como o bloco d notas(ruindows) e kwrite(linux). Pd parecer piada, mas gostava muito qdo usava ruindows, o PHP editor!! e serio, usava ele so pra identacao kra!! rsr :oops:

Espero q tenha ajudado!! Abracao e te +

C

Opa,
Pra identacao e coreszinhas tem um ótimo pra windows, Notepad++
Não é uma IDE, é um notepad superincrementado como o proprio nome sugere!!

Falow!

R

E aí clv. É massa esse Notepad++. Tava usando o bloco de notas mas não dá pra aguentar muito tempo!

Se alguém quiser baixar: http://notepad-plus.sourceforge.net/uk/download.php

Valeu.

Z

Nos tutoriais, tem tudo, isso aqui é uma biblioteca virtual, valeu!

R

Carinha, realmente é necessário ter uma base de Java básico, então antes de se voltar para WEB(Servlets, JSP) de uma ralada no básico mesmo. Agora entre notepad e IDE eu acho que é vc quem tem que decidir…

Abraços, :wink:

Criado 1 de outubro de 2004
Ultima resposta 2 de out. de 2004
Respostas 12
Participantes 10