cara, a bem grosso modo mesmo acho que poderia se dizer que eles tem algumas semelhanças em conceito … (programei a muito tempo atras em C e nao lembro de outra estrutura mais parecida agora) … a struct tu define algo como um registro certo? onde tem variaveis de outros tipos meio que agrupadas num novo tipo seu, correto??
uma classe de java voce faz algo semelhante onde tu define um tipo seu novo (seria o teu struct) , com as variaveis e os tipos delas. A grande diferença é que voce define em java nessa sua classe o comportamento tb das variaveis, quem pode acessar o que, consegue usá-las por polimorfismo, herança, tipo tem muita coisa a mais envolvida (que voce pode fazer e tirar proveito) em uma classe/ objeto em java do que no struct do C (nao sei se o struct permite define essas coisas tb, acho q nao neh) …
Tentando resumi (nao sei se mais compliquei do que expliquei), a unica coisa que eu vejo em comum entre a classe do java e a struct do C seria a ideia de voce criar o seu tipo, com variaveis de outros tipos … fora isso acho que tem um abismo de diferença entre elas (me corrijam se eu estiver errado por favor)…
tipo assim, uma dica q te dou, é interessante tu compara as estruturas pra tenta acha equivalentes pra nao fica tao perdido na linguagem, mas tenta nao se basea muito soh por isso prq senao vai dah um nó na tua cabeça, prq o C é estruturado e Java é orientado a objetos, só nesse ponto já tem um monte de diferença que te digo por experiencia, ate tu consegui entende vai faze uma “sopa” no cérebro … ehheheehhe …
obs:: imagino que voce seja programador C e esteja aprendendo java certo?? voce está estudando por tutoriais da internet, livros?
vlw,
[]´s