Ter uma faculdade que não de informática mas ter curso na área de informática conta?

15 respostas
F

Olá sou desenvolvedor java, iniciante, fiz ja alguns cursos na área e estou estudando para ter a certificação no próximo mês, faço porque gosto, fiz inicialmente faculdade de Direito, me formei e tudo, mas como desde novo mexi muito com computador resolvi ir atrás, só estou com receio se necessito ou não voltar para a faculdade e fazer por exemplo uma ciência da computação, ou se, demonstrar meu currículo com muitos cursos na área posso conseguir algo, ainda que como estágio ou iniciante não me importo.

Gostaria de opinões para essa minha nova jornada :slight_smile:

15 Respostas

ViniGodoy

Você acha que seria possível ser um bom advogado sem um curso de direito?

E, ainda que o exame de ordem não fosse necessário, quem você acha que seus clientes dariam preferência para contratar? Um advogado formado ou alguém que só fez um curso de legislação civil básica?

InicianteJavaHenriqu

Dependendo do lugar, talvez consiga um estágio, se for muito bom talvez até uma vaga (funcionário). Faça softwares para ajudar advogados (você deve conhecer um monte) e venda para eles.

flw :thumbup:

F

aaa ta bom tudo a ver, direito com informática, se sabe tudo, que respostinha porca sinceramente, uma coisa é querer dar uma resposta baseada em opinião ou o que tem de experiência, bom vou respeitar sua opinião, mas a minha questão é se em termos de conhecimento e não buscando um avaliador que busca conhecimento se falar que minha faculdade é de direito ajuda ou atrapalha, pq acho que vc não parou para imaginar que poderia simplesmente não falar que fiz essa faculdade em questão.

InicianteJavaHenriqu

É comigo :?: Caso seja desculpe-me não consegui ver o que disse demais.

F

Opa malss man, jamais, é que enquanto respondia o rapaz de cima você respondeu, a sua foi de muita ajuda mesmo!

F

Bom mas aproveitando, eu só me formei em Direito, nunca exerci, bom comecei cedo com 17 anos na facul e nem imaginava muito o que queria, pra falar a verdade não sei muito hoje mas ta bom, eu sinceramente tenho um emprego que não é voltado para nenhuma das 2 áreas, apesar de não poder reclamar tanto do salário por questões pessoais quero mudar de área mesmo por realização pessoal, para mim fazer outra faculdade será divertido e nenhum problema, pra quem fez 1 de 5 anos o que será outra :slight_smile:

rogeriopaguilar

tem vaga que tem como pré-requisito o curso superior. Tem outras vagas que não, acho que você conseguiria um estágio fazendo os cursos, porém sinceramente, da forma que anda a área de ti, eu ficaria com o direito ou o outro trabalho que você disse rs

ViniGodoy

Minha resposta foi uma analogia. E ela expressava, sim, a minha opinião: de que será muito difícil você conseguir emprego como programador caso não faça faculdade. De que empresas dão preferência à pessoas que tem uma no currículo. E que é mais fácil conseguir emprego, mesmo que freelance, tendo uma faculdade. De que você também terá acesso a concursos públicos, mestrado e especializações na área de informática, a partir do momento que tiver uma.

E a analogia também mostrava que estudar uma linguagem de programação é apenas um dos inúmeros tópicos que se estuda numa faculdade de informática, assim como o direito civil é apenas uma mera matéria numa faculdade de direito.

Eu, particularmente, raramente contrato pessoas sem faculdade. Para isso ocorrer, só com indicação, prova e se eu conhecer bem o trabalho do sujeito.

Se quer mesmo só fazer um curso de programação, certifique-se de montar um bom portifólio. É, sim, muito importante ter formação superior.

Markus_Alemao

Eu considero importante um diploma na formação de um primeiro conceito sobre você como profissional já que em teoria esse custoso pedaço de papel lhe qualifica para desempenhar com certa efetividade determinada função, Mas como dito isso é em teoria, na vida real eu tenho notado inúmeras pessoas que saem da faculdade com falhas graves na formação, em conceitos basicos e a culpa disso é em grande parte pelo baixo nivel dos cursos, alias esse foi um dos motivos de eu ter deixado a faculdade no terceiro ano (o irônico é que 4 alunos já se formaram com softwares(TCC) meus nesse curso :smiley: ).

Eu realmente acho que se você tem grandes ambições financeiras é interessante fazer uma faculdade já que abre algumas oportunidades extras como ser professor por exemplo, porem escolha com sapiencia a instituição.

Outra opção seria optar por um curso tecnico que é bastante focado e tem um retorno profissional mais rapido e já lhe confere certa legitimidade do ponto de vista empresarial :roll:.

Mais um ponto interessante a se considerar na escolha seria a possível tão sonhada por uns e temidas por outros regularização do setor, que impediria profissionais sem a devida formação atuar na area (não conheço muito sobre o assunto mas acho que em suma seria isso).

Enfim se você realmente gosta de TI, gosta de passar horas estudando não se importa com ulceras estomacais nem com envelhecimento precoce salarios baixos a não valorização do seu trabalho perante as demais pessoas (brincadeira essa parte… ou não :expressionless: ) a area é bastante gratificante e vale a pena o esforço.

F

Muito bom, legal, gostei das respostas, achei realmente interessante, bom realmente acredito que ter a faculdade será de suma importância, consegui visualizar que ainda que tenha uma faculdade fora da minha área eu posso sim vir a ter um emprego, mas para ser um profissional eu deverei sim ter a faculdade, ainda que técnico. Já a faculdade que fiz, somando a de informática que depois das opiniões cedo ou tarde irei fazer pelo menos poderá somar em meu currículo como algo a mais no sentido de que busco o que realmente quis e não desisti apesar de já ter feito uma faculdade.

Vlw mesmo pela ajuda, opiniões boas me fizeram ver a real questão e entender que é necessário sim a faculdade/técnico para ser encarado como um profissional e poder ter um carreira se for isso que eu busco (e é sim XD).

Quantas as úlceras vou te falar que já estou quase lá a gastrite já vem sendo companheira de anos :slight_smile:

InicianteJavaHenriqu

Também não é bem assim, veja: Pesquisa revela o ranking das melhores e piores profissões em 2012, e a melhor profissão de 2012, em termos de demanda física, ambiente de trabalho, salário, estresse e contratação, vai para (tempo… tic tac tic tac tic tac): Adivinhou quem disse Engenharia de softwares.

M

Também não é bem assim, veja: Pesquisa revela o ranking das melhores e piores profissões em 2012, e a melhor profissão de 2012, em termos de demanda física, ambiente de trabalho, salário, estresse e contratação, vai para (tempo… tic tac tic tac tic tac): Adivinhou quem disse Engenharia de softwares.

lembrando que essa pesquisa tem como foco o mercado americano,que é MUITO diferente do brasileiro, e lembrando que software engineer != developer, o site da pesquisa deixa claro isso.

voltando ao assunto, tem como ? tem, mas vai ser dificil, principalmente porque saber java nao quer dizer que voce saiba programar DIREITO, há muitas questões vistas em faculdades que ajudam muito o entendimento do desenvolvimento como um todo, ex: UML, DB, métodos de desenvolvimentos

InicianteJavaHenriqu

Sim, a pesquisa deixa bem claro isto… mas nós não precisa-mos trabalhar somente no Brasil, né :?:

F

Bom o que você falou realmente é muito importante, um aspecto que eu vejo e acho que a faculdade daria um total diferencial pessoalmente é dados como os que você falou e que você, inserido em uma faculdade começa abranger mais seu conhecimento e entender melhor as possibilidades, dando assim uma visão mais ampla para você poder focar. Concordo com você nesse aspecto

GoGoBoy

Caramba cara tu se forma em direito e quer partir para TI…faz a OAB logo ai depois tu manda bala em TI …

Criado 12 de abril de 2012
Ultima resposta 13 de abr. de 2012
Respostas 15
Participantes 7