Terminei a Faculdade sem Emprego

Galera eu terminei a faculdade no final de 2010. De lá pra cá fiquei estudando JAVA, mas quando procuro por emprego de Programador JAVA, exige muitas coisas principalmente inglês.
Queria saber da galera que ta na ativa, programando e tal, se tem como me da uma ajuda, por onde seguir, to meio perdido atualmente.
o curso que eu fiz foi “Analise e Desenvolvimento de Sistema”.
e agora estou desempregado porque não tenho experiência profissional e não tenho o inglês. to com 23 anos agora.

Já pensou em começar estudar inglês , e tbm em tirar uma certificação ? pode ajudar muito… ,
Ou tbm tentar um bolsa de mestrado para continuar os estudos , caso queira partir para area de pesquisa e desenvolvimento

[quote=PensandoEmJava]Galera eu terminei a faculdade no final de 2010. De lá pra cá fiquei estudando JAVA, mas quando procuro por emprego de Programador JAVA, exige muitas coisas principalmente inglês.
Queria saber da galera que ta na ativa, programando e tal, se tem como me da uma ajuda, por onde seguir, to meio perdido atualmente.
o curso que eu fiz foi “Analise e Desenvolvimento de Sistema”.
e agora estou desempregado porque não tenho experiência profissional e não tenho o inglês. to com 23 anos agora.[/quote]
A falta de experiência realmente atrapalha no início, mas se a falta de domínio do inglês tá te causando problemas, a culpa é sua. Tenha vergonha na cara e aprenda. Vc pode fazer isto até em casa de graça pela internet.

Sair da faculdade sem emprego é normal.
Da uma reforçada no inglês e continue procurando.
Aprenda o básico dos frameworks mais básicos como struts e hibernate se vc quiser ir para parte web.
Mas não desanima não. Todo mundo se ferra no inicio.
Igual aqui no trampo, já fiz entrevista com candidatos que sabia inglês fluente e na hora do vamos ver.
O cara não sabia nada de java.
Então não adianta ter inglês maravilhoso e não saber o básico de java.

Continue estudando que a oportunidade aparece…invista numa pós e certificações na sua area de interesse.
Dicas - http://fernandofranzini.wordpress.com/2010/12/09/profissional-paraquesdista/

Inicialmente, pegue projetos pequenos que não exigem muito para obter experiência. :wink:

Como nao tem experiencia tambem, nao pode exigir um bom salario e um emprego perfeito…

terá que aceitar baixos salários, e quando falo baixo, é baixo mesmo. Mas será um investimento, pois em 6 meses, já fará diferenca para outros empregos que pagam melhor…

Como disseram, aprenda ingles, pelo menos para leitura
E já que está estudando tanto Java assim, foque em certificação, facilitará mais ainda pra entrada no mercado.

Dependendo da cidade, é mais difícil encontrar empregos com Java, por empresas exigirem mais dos profissionais. Caso sua cidade seja mais forte outra linguagem (como no meu caso, Maringá, que é forte em Delphi), comece com ela, pra adquirir experiencia com programação. Trabalhei 3 anos e meio com Delphi, pq nao tinha muitas oportunidades com Java aqui, só agora (6 meses atrás) estou trabalhando com isso. (Ainda bem :slight_smile: )

Boa sorte e continue tentando…
Sair da faculdade sem experiencia nenhuma é muito mais complicado ainda…
Se você se formou em federal ou estadual, onde foi integral o curso, ou matutino, use isso a seu favor nas entrevistas. Afinal é mais difícil trabalhar e estudar nestes casos.

Cara, no seu caso, eu começaria a criar sites web e começar a apresentar a empresas, até mesmo de pequeno porte, quem sabe não seja uma boa ideia de iniciar uma carrera por conta propria?
Dependendo do local onde esteja, você irá juntar uma boa grana.

Olá amigo, realmente no inico é difícil.
Mas vc tem que acreditar, eu mesmo sempre quis vir pra sao paulo. Nunca consguia por conta de inexperiencia na época. Ms dai uma empresa me ofereceu um trainee para ver como eu me saia com java.
No entanto eu ja era pós graduado e ja tinha certificação. OS caras nem viram meu curriculum direito…

Foi a conta certa pra eu mudar de empresa em 2 meses. Antes eu praticamente pagava pra trabalhar como trainee. E logo eu estando “Empregado” foi mais facil mudar de empresa.

Mesmo que seja pra ganhar pouco vc deve entrar em alguma empresa, depois estude um pouco os frameworks e fique atento aos head hunters.

Fallow boa sorte.

Bom eu sempre falo uma coisa para o pessoal da faculdade, faça pelo menos um estágio antes de sair da faculdade. Terminar a faculdade sem ter feito ao menos um estágio torna a situação mais dificil depois.

Um Estagio não sera nada mais que um estagio se nada for tirado como proveito , não adianta nada o cara que pensa em ser desenvolvedor trabalhar com redes-infra , ou suporte.

Acredito que esta experiencia de estagio , pode ser substituída se existir determinação e auto - disciplina para os estudos em casa , tente investir no Inglês que da para aprender na net de graça mas pense nisso como um investimento a longo prazo , eu mesmo desembolso $300 por mes com aulas de inglês , mas pretendo ser fluente no idioma no maximo em 3 anos .
Porem talvez tu nao tenha esta grana e mesmo assim ingles é mais um Plus e não um requisito obrigatorio para a maioria das vagas , principalmente para iniciantes … Foque nos estudos para certificações e aprendizados de frameworks , desenvolva algumas aplicações conforme ir aumentando seus skills , pegue tudo que desenvolveu enquanto estudava , upa no GitHub e quando for fazer uma entrevista , e o cara perguntar … tu tem Exp?

Voce pode dizer … Formalmente em uma empresa não , mais se quiser olhar meu repositório Online , tenho varias horas de programação enquanto desenvolvia meus estudos e estudava frameworks,design patterns,boas praticas , arquitetura,e para minhas certificações X Y Z …

O Conhecimento não é adquirido somente em um estagio ou emprego… depende do quando voce quer e do quando voce precisa entrar no Mercado de Trabalho …

No Pain , No Gain … PENSE NISTO , Nenhum conhecimento vai entrar por osmoze na sua mente , e nenhuma vaga ira brotar pq tu é formado ou não , as empresas vao pagar pelo que voce sabe fazer e como voce sabe fazer… Esta é a dura realidade…

Pois é… Eu nem queria dizer certas coisas, mas dizendo ou não, você sentirá na pele.

O mercado de trabalho é foda, na perspectiva dele você não passa de uma ferramenta. Quando eu entrei no mercado, esperava fazer amigos, encontrar uma namorada, me sentir amado. Entretanto, o que eu encontrei foi justamente o contrário: competição, um querendo pisar sobre o outro; muita vaidade e inveja por parte de colegas; exploração por parte do empreendedor; não importava se eu estava gostando ou não do lugar onde estava, do jeito que estava; o empreendedor não se importava.

Esse começo de carreira é dose, você sofrerá ainda muita exploração e muito assédio. Irá perguntar se tudo isso vale a pena, eu mesmo já pensei em suicídio incontáveis vezes, mas não o fiz graças a meus pais, únicas pessoas que amo e que vale a pena viver por eles. Para o resto da humanidade, não vale sequer meu pensamento.

Você verá que nossa área exige estudo contínuo, e que todo esses estudos, todas as dezenas de livros comprados não equivalem ao salário que você ganhará! No ponto de vista do explorador, aqueles em começo de carreira não passam de um merda, e o único motivo para contratar é a perspectiva de explorar muito. Eu tenho muita dó de estagiários e equivalentes, já fui estagiário e tenho nojo de lembrar o que passei, até depois de ser estagiário por alguns anos fui sempre tratado mal, já fui até xingado de “burro de merda”.

Se eu voltasse no tempo, teria escolhido outra faculdade, pois a experiência me mostrou que não é possível alcançar nessa área o que sempre sonhei. No entanto, eu não alcançaria em outras áreas pois o mercado é o mesmo. Não há amizade, nem amor, não há nada que satisfaça-nos pelo lado pessoal. Se eu pudesse me aposentar por depressão, eu o faria; pois às vezes não aguento essa vida de ferramenta de produção, essa vida de programador, essa vida de empregado, essa vida no mercado de trabalho, essa vida no capitalismo, essa vida nesse mundo de gente infeliz.

Como dizem os espíritas: esse é um planeta de expiação e sofrimento.

Sem dúvida, eles estão corretas, mas não poderia ser diferente visto que somos animais, vivemos na selva do capitalismo onde cada um é por si mesmo, além do fato de sermos selvagens e predadores: matamos milhões de animais para comercializar em troca de alguns trocados. A vida não vale nada nesse mundo infeliz.

Mas experiencia profissional conta muito hoje em dia.
Apenas conhecimento não basta para o mercado de trabalho. Hoje o mercado exige muito mais que apenas um “crânio”, se é assim que pode dizer quem tem X certificações, a pessoa tem que saber trabalhar em equipe, lidar com outras pessoas, lidar com problemas com regras de negócio.

Em um emprego vc aprende, alem de coisas técnicas, metodologias ágeis, fica muito mais atento com clean code, padroes de projetos, gerenciamento de projetos, a ser mais maduro.

Tb recomendo estagiar enqto estiver na faculdade. Não é por que está trabalhando que nao vai deixar de fazer ingles ou estudar por fora, mas o emprego é algo que te da garantia de conhecimento, mesmo que nao tenha tanto conhecimento assim, tem uma vantagem grande contra os inexperientes…

mausexdd, quando me referi a um estágio, me referi a área de desenvolvimento se é o que ele busca, concordo que de nada adiantaria ele fazer estágio em outra area;)

Discordo onde a experiencia em estágio pode ser substituida se existir determinação e auto disciplina, pois como já fui desenvolvedor, passando por todos os níveis até gerente de projetos, sei que nada substitui a experiência adquirida em estágio de projetos reais.

Estudar é muito bom, concerteza conta muito pontos, mas todos sabemos que temos milhares de gente por aí, com doutorado, mestrado, etc, que não podemos chamar de programadores, que sabem só teoria, isso vemos em nossos professores de inúmeras faculdades, no mundo didático tudo é muito certo e bonito, mas ambos sabemos que nada melhor como experiência do dia a dia e profissional.

esta é minha opinião.

abs,

Evandro

[quote]mausexdd, quando me referi a um estágio, me referi a área de desenvolvimento se é o que ele busca, concordo que de nada adiantaria ele fazer estágio em outra area

Discordo onde a experiencia em estágio pode ser substituida se existir determinação e auto disciplina, pois como já fui desenvolvedor, passando por todos os níveis até gerente de projetos, sei que nada substitui a experiência adquirida em estágio de projetos reais.

Estudar é muito bom, concerteza conta muito pontos, mas todos sabemos que temos milhares de gente por aí, com doutorado, mestrado, etc, que não podemos chamar de programadores, que sabem só teoria, isso vemos em nossos professores de inúmeras faculdades, no mundo didático tudo é muito certo e bonito, mas ambos sabemos que nada melhor como experiência do dia a dia e profissional.

esta é minha opinião.

abs,

Evandro
[/quote]

Concordo e discordo ao mesmo tempo
, é logico que um estagio em uma empresa que realmente queira formar mão de obra qualificada , investindo nos colaboradores , com compras de livros , ajuda com cursos e parcerias com universidades e outras instituições de ensino , como existem muitas empresas assim no nosso pais o estagio se torna indispensavel… ,MASSS também tem aquelas picaretas que só querem mal de obra barata e não pensam no desenvolvimento dos Estagiarios ,’ daqui a 1 ano o contrato vai acabar mesmo e eu coloco outro no lugar’.
O que eu quis dizer não é que um estagio não seja importante , eu mesmo já fiz e aprendi muiittoooo , acho que vou terminar a faculdade e não irei aprender tudo que adquiri neste estagio , mas veja o cenario:
A empresa contratou 30 estagiários e ficou treinando 3 meses… foi desde a simples linha de comando até alocações em projetos reais do governo, este sim com toda certeza seria um otimo ambiente para se estar adquirindo conhecimentos técnicos , e os famosos soft skills , como relacionamento interpessoal , desenvolver liderança e assim por diante…

Eu disse oque eu faria no caso do autor do topico ,

Porque?

Nosso amigo já é formado , e estágios estão fora de cogitação (matricula na faculdade…Pelo menos na minha cidade CIEE só estando matriculado e todas as vagas daqui são por este orgão) , se um cara conhece OO+ JSP+Servlets , JDBC , Hibernate,JSF e Spring mesmo não sendo um SN, mas conseguir desenvolver uma aplicação seguindo padrões e ainda por sinal ser certificado e com Curso Superior … Não tem porque as empresas NAO contratarem direto como JR… mesmo sem Experiencia…Principalmente como o mercado esta…E nada impede da empresa moldar o funcionário da maneira que deseja…
Vejo a certificação como uma prova de dedicação e que o profissional teve que ralar e estudar para conquista-la por isso é um diferencial o conhecimento que se adquiri , disciplina , mostra para as empresas que do mesmo modo que tu estudou para adquiri este titulo , quando o seu lider de projeto falar ,’ ou da uma pegada firme lá e da uma brincada com X framework que tal projeto vai usar’, voce sera completamente capaz disto ou daquilo .

[quote=fracassado]Pois é… Eu nem queria dizer certas coisas, mas dizendo ou não, você sentirá na pele.

O mercado de trabalho é foda, na perspectiva dele você não passa de uma ferramenta. Quando eu entrei no mercado, esperava fazer amigos, encontrar uma namorada, me sentir amado. Entretanto, o que eu encontrei foi justamente o contrário: competição, um querendo pisar sobre o outro; muita vaidade e inveja por parte de colegas; exploração por parte do empreendedor; não importava se eu estava gostando ou não do lugar onde estava, do jeito que estava; o empreendedor não se importava.

Esse começo de carreira é dose, você sofrerá ainda muita exploração e muito assédio. Irá perguntar se tudo isso vale a pena, eu mesmo já pensei em suicídio incontáveis vezes, mas não o fiz graças a meus pais, únicas pessoas que amo e que vale a pena viver por eles. Para o resto da humanidade, não vale sequer meu pensamento.

Você verá que nossa área exige estudo contínuo, e que todo esses estudos, todas as dezenas de livros comprados não equivalem ao salário que você ganhará! No ponto de vista do explorador, aqueles em começo de carreira não passam de um merda, e o único motivo para contratar é a perspectiva de explorar muito. Eu tenho muita dó de estagiários e equivalentes, já fui estagiário e tenho nojo de lembrar o que passei, até depois de ser estagiário por alguns anos fui sempre tratado mal, já fui até xingado de “burro de merda”.

Se eu voltasse no tempo, teria escolhido outra faculdade, pois a experiência me mostrou que não é possível alcançar nessa área o que sempre sonhei. No entanto, eu não alcançaria em outras áreas pois o mercado é o mesmo. Não há amizade, nem amor, não há nada que satisfaça-nos pelo lado pessoal. Se eu pudesse me aposentar por depressão, eu o faria; pois às vezes não aguento essa vida de ferramenta de produção, essa vida de programador, essa vida de empregado, essa vida no mercado de trabalho, essa vida no capitalismo, essa vida nesse mundo de gente infeliz.

Sem dúvida, eles estão corretas, mas não poderia ser diferente visto que somos animais, vivemos na selva do capitalismo onde cada um é por si mesmo, além do fato de sermos selvagens e predadores: matamos milhões de animais para comercializar em troca de alguns trocados. A vida não vale nada nesse mundo infeliz.

[/quote]

Olá amigo, entendo que vc deve estar passando por um momento difícil da sua vida.
Entretanto não deixe de acreditar em você mesmo, mesmo que existam centenas de milhares de empresas exploradoras no mescado. Ainda assim eu acredito que o mesrcado tb vai ser refem dos profissionais que realmente resolvem na hora H. Não fique se lamentando pq te chamaram disso ou daquilo, simplesmente pq vc não é nada disso.

Conheço uma série de pessoas que ja tentaram aprender a programar e sequer conseguiram entender as aulas de lógica. Acredito que vc tem suas qualidades e diferenciais, mostre a força que vc tem.

Outra coisa, esse mercado de concorrência, deslealdade infelizmente acontece sim, mas assim como tudo na vida vc pode escolher fazer parte ou não. Vc pode continuar sendo um bom profissional e obter o seu sucesso sem ser parte desse mercado. Simplesmente agindo com maturidade e respeito, tanto com s pessoas quanto perante a propria empresa. Se procure seu espaço, tenha personalidade c a pessoa te agrediu verbalmente ou mesmo e empresa permitiu isso. Não se abale, mas mostre que vc tem personalidade, converse com seu superior sobre o caso e mais uma vez eu digo: “Você tem todo o direito de escolher estar e trabalhar onde quiser! Não é soh vc que tem que ter um perfil, a empresa tb tem que atender o seu perfil, se ela nao atende, nao fique se remoendo e tendo medo das mudanças. Mude você de ambiente de trabalho. Meu amigo estagiava em uma empresa multinacional e um dia um gerente recem contratado agiu deforma desrespeitosa com ele, onde o gerente se levantou no meio da sala de desenvolvimento diante dos colegas e falou alto com ele”, esse gerente foi demitido pq possuia o perfil tecnico da empresa, mas nao possuia a conciencia de respeitar e nao atendia a “cultura” da empresa de respeitar as pessoas.

Procure a empresa certa. Tem muita vaga em empresa boa por ai. Mostre seu potencial. Supere essa dificuldade e amadureça com ela.
Abraço e Boa Sorte

[quote=fracassado]Pois é… Eu nem queria dizer certas coisas, mas dizendo ou não, você sentirá na pele.

[/quote]

Nosa que visão apocaliptica amigo, depois de ler seu post vou repensar minha vida. :shock:

Segue alguns links ótimos

www.netcarreiras.com.br

www.ondetrabalhar.com

www.catho.com.br

www.seviu.com.br

fallow

Agradeça isso a sua falta de comprometimento com os estudos, e também a nossa Educação Falida.!!!

Quando vejo esse tipo de tópico cada vez fica mais claro a quantidade de gente inapta que as UNIFERNOS estão formando, deixam os caras 4 anos iludidos com a área de T.I (área excelente para quem é esforçado).
O pessoal entra achando que T.I é ficar em redes sociais ou jogando.