Bom dia meus colegas, moro em Fortaleza CE e acabei de concluir um curso de JAVA o qual teve duração total de 80 horas e muito poucas por sinal voltadas para a WEB e o uso dos Frameworks, eu apesar de ter concluído o curso com bom aproveitamento me sinto meio que inseguro ainda e gostaria que algum colega que já trabalha na área me informasse o que um programador Junior recém saído deve esperar como tarefa caso seja contratado, normalmente as empresas dão algum tipo de treinamento para o novato ? li e possuo uma execelente biblioteca sobre a linguagem com a maioria dos livros novos e importados pois domino o inglês. Sei que minhas perguntas podem parecer tolas mas é que eu também sou funcionário público e nunca esqueci a péssima recepção que tive em meu primeiro dia de trabalho, que foi mais ou menos assim: "me apresentei ao chefe e este apenas disse : - Esta aí teu serviço te vira, eu retruquei : - e o treinamento ? chefe: vá tirar dúvidas com seus colegas, mas cuidado vc tá no provatório se fizer merda responde processo admnistrativo e é rua.!!!
Rezo que na iniciativa privada seja diferente...rsrsrsr. um bom dia para todos vcs.
Terminei o Curso...e agora?
5 Respostas
Olha, depende muito da empresa.
Tem empresa que dão treinamento, mas tem muitas que ignoram.
Então não espere um treinamento específico.
Vc terá, sim, um tempo de aprendizado do seu trabalho, acho que nenhuma empresa de tecnologia coloca alguém e manda ele se virar, pelo menos vc tem que conhecer onde vc esta trabalho, sobre isso não se preocupe.
Mas para tranquilizar, acho que seria muito bom fazer trabalhos em casa, tipo desenvolver algo para aprender, um site, ou software desktop seila, utilizar os fremeworks que estão disponível na web.
No guj mesmo vc aprender iniciar o struts, o webwork e tal, acho que com isso terá mais segurança.
qualquer coisa, tamo ai pra ajudar
Marcelo
[email removido]
pq você nao tenta um estágio?
Cícero, bom dia!
Cara, o fato de você ter feito o curso não quer dizer - e provavelmente não diz - que você está pronto pra encarar o dia-a-dia de produção em uma empresa que trabalha com desenvolvimento.
80 horas é muito pouco pra alguém abordar o uso de frameworks ou coisa assim, Java te dá um leque enorme de possibilidades de trabalho.
Já que você é funcionário público, creio que ‘emprego’ não seja teu problema. Acredito que o melhor, por enquanto, seja você procurar um estágio. Empresas de grande porte costumam ser melhores pra isso (ao menos onde eu moro), já que as pequenas depositam tanto trabalho em você que já começam te exigindo conhecimento demais, horas extras demais… e ganhos de menos, óbvio.
Com uns 6 meses de estágio, feitos da maneira correta, procurando treinamentos dentro e fora da empresa, lendo material ‘por fora’, você já tem uma boa bagagem, te digo por experiência própria. Daí pra frente, você tem mais desenvoltura com a linguagem, já enfrentou problemas clássicos / básicos e já se sente bem mais seguro. Aí sim, você encara uma vaga de Jr. de peito aberto.
Daí pra frente, cara, é só alegria.
Mas essa é a dica: estágio, por enquanto, é melhor saída.
Abraço!
O mercado de TI é um dos que mais crescem e a área de desenvolvimento de sistemas é a que mais bem remunera e tem destaque.
Se tem uma coisa que aprendi trabalhando na área é que você tem que estudar muito, pois saber pouco é o mesmo que saber nada.
Geralmente as empresas procuram profissionais com um conhecimento intermediário de desenvovimento, pois por mais simples que um projeto seja, sempre demanda conhecimentos intermediário ou avançados.
Enquanto a oportunidades para programadores júniors, vai depender muito do que a empresa considera como sendo um nível necessário para um júnior, conheço grandes empresas que preferem pegar profissionais que sabem realmente o básico para dar todo o treinamento, para ter profissionais exatamente no perfil esperado, e também empresas que procuram júniors com um pouco mais de preparo, vai depender muito.
Não sei como são as coisas ai no seu estado, mas aqui em SP, o mercado é muito bom, tem grandes empresas a procura de profissionais.
Desejo-lhe boa sorte e estude bastante!
cicero,
um curso de 80 horas de java e ainda como voce mesmo disse, com pouco ambiente web e frameworks deve ter sido para te preparar para OO e conhecer a linguagem. antes mesmo de procurar um estagio ou emprego como jr, talvez fosse melhor voce desenvolver uns pet projects em casa. modelar um banco em cima de algum sistema que voce tenha um bom conhecimento, fazer todas as modelagens e documentacoes necessarias tambem pode te ajudar bastante! para conhecer ambiente web e frameworks, o guj tem material mais do que necessario pra isso, fora a comunidade pronta a te ajudar sempre que necessario!
quanto ao treinamento nas empresas, etc. aqui aonde trabalho mesmo rolaram pre-requisitos, mas a algumas outras ferramentas eu tive 1 semana de tempo livre aqui para conhecer os frameworks utilizados e quando em desenvolvimento tirava duvidas, mas nao foi nada do outro mundo.
ja aonde trabalhei anteriormente investiam muito em treinamento, praticamente sempre que necessario, o problema e que as vezes apos o treinamento (normalmente muito caro) descobriamos que nao era tao necessario assim, nada que o bom e velho www.google.com.br nao tivesse resolvido!
boa sorte!