Termos/Gírías Antigas e Novas da programação

Agora eu é que comecei a me sentir velho. Eu também só falo “diretório” até hoje. Nunca engoli esse papo de “pasta”.

Se não me engano, quem popularizou esse termo foi a Microsoft a partir do Windows 95.[/quote]

Pasta é a tradução de Folder, e é de fato uma tradução própria (e não forçada). Portanto é daí que vem esse nome.

[quote=marcosalex]
Em um lugar que trabalhei falavam “marreta”.[/quote]

Ahahahaha, código “marreta” = é aquele código ou função que foi feita para marretar (forçar) uma solução de um problema, e quase sempre de uma forma não muito legal, com muita “gambiarra”.

Tem outro termo do pessoal do tempo dbf e access usam = “vincular”, ehehehe, vincula isso, vincula aquilo…

:wink:

"

Onde trabalhei o pessoal falava “está chumbado no código tal coisa”… por exemplo quando ao invés de pegar de um arquivo externo ou página de configuração, o valor de uma variável era atribuído diretamente no código (já ia falar “setado” rsrsrs), tipo assim:

//String usuario = getUserFromSession(); String usuario = "super";

Empresa organizada é assim. Esse aí atuam com os Gambi Design Patterns:

http://desciclo.pedia.ws/wiki/Gambi_Design_Patterns

[color=red]EDIT: Teclado ruim demais, sô![/color][b]

Como atualmente eu trabalho com muita gente de alta plataforma, eu acabei pegando essa gíria também e ela é usada inclusive em expressões que não tem nada a ver com informática tipo “Fulano abendou o futebol hoje”.
:slight_smile:

Agora eu é que comecei a me sentir velho. Eu também só falo “diretório” até hoje. Nunca engoli esse papo de “pasta”.

Se não me engano, quem popularizou esse termo foi a Microsoft a partir do Windows 95.[/quote]

Pasta é a tradução de Folder, e é de fato uma tradução própria (e não forçada). Portanto é daí que vem esse nome.[/quote]

E Folder é o nome utilizado nos computadores da Apple (Macintosh). Considerando que, o Windows foi “inspirado” nos MacOS…

Já o ouvi também o termo PEDREIRO= aquele cara que chumba tudo no código, incluso o tamanho de um loop dinâmico.

Essa foi boa :lol:

Por aqui Megazord é God Object, o deus da aplicação.

Sem falar nas classes monolíticas (servlet+negócios+se brincar até apresentação e persistência no mesmo). Dá vontade de saber onde a pessoa que bolou isso mora.

[quote=Bruno Laturner]Por aqui Megazord é God Object, o deus da aplicação.

Sem falar nas classes monolíticas (servlet+negócios+se brincar até apresentação e persistência no mesmo). Dá vontade de saber onde a pessoa que bolou isso mora.[/quote]

Aqui criamos um neologismo, um Portlet usando metodologia POG
chamamos ele de POGLET:frowning:

Putz!

Da série termos aportuguezados, já ouvi gente grande falando em “deleção”, achei uma bosta isso…

Dos termos antigos, tinha:

• PANGARÉ - Usuário burro, mas burro mesmo. Ou profissional da informática que sabe pouco e fala muito.
  • GOIABINHA - Máquina que só dá problema (eu ia escrever “só dá pau” hhehehe)
  • GÂMBIA - Gambiarra, mania de gaúcho de diminuir as palavras.

Ainda temos os duplos sentidos:

• “Fazer programa”
  • “Bah meu pc tá dando uns pau gozado!”

Opa aqui usamos POGamador (todos sabem oq significa rs)
Jesus = códigos mestre que fazem de tudo
Classe Sistema = uma classe que praticamente comporta de mochileiros das galáxias até um mero bean e trata tudo, DAO, constantes… tudo…
Eternity Exception = quando vem akelas msgs de “Erro Inesperado”
Entidade do Mal = quando um método recebe Object
E o famoso black cat in dark room.

Usamos esses termos aqui :lol:

[EDIT] Deploy = qdo o programador vai pro banheiro.
Inferno = máquina do Banco de Dados
Yoda = meu ninguém entende o código mas funciona
M$ Project Lider = o gerentinho (ou quem tenta ser um) que nao sai do M$ project pra nda só pra ter pergunta qto tempo falta
APN = Analista de Porra nenhuma
[/EDIT]

Esses do Edit eu usava mto nas outras empresas e mta gente usa até hj :lol:

Tem também uns bem mais novos, conhecido da galera dos blogs brasileiros:

Empresas de Três Letrinhas = Consultorias de má qualidade.

Programadores de Schrödinger = Programadores que acreditam que o sistema vai funcionar sem ter feito testes unitários e de integração.

Tenho uma própria:

Buraco Negro = Sistemas, Frameworks ou Linguagens que vão juntando funcionalidades até um ponto que que eles implodem sob a sua própria massa de código.

[quote=Bruno Laturner]Tem também uns bem mais novos, conhecido da galera dos blogs brasileiros:

Empresas de Três Letrinhas = Consultorias de má qualidade.

Programadores de Schrödinger = Programadores que acreditam que o sistema vai funcionar sem ter feito testes unitários e de integração.

Tenho uma própria:

Buraco Negro = Sistemas, Frameworks ou Linguagens que vão juntando funcionalidades até um ponto que que eles implodem sob a sua própria massa de código.[/quote]

empresas 3 letrinhas é default.

default tbm é default em termos usados huahuahuahua :lol:

Esse é das antigas:

Protocolo de transmissão DPL/DPC (Disquete Pra Lá/Disquete Pra Cá)

:lol:

Olá

[quote=mfb]Esse é das antigas:

Protocolo de transmissão DPL/DPC (Disquete Pra Lá/Disquete Pra Cá)

:lol:[/quote]

No meu tempo isto se chamava “rede de suvaco”

[]s
Luca

hahahah Sortear

Na época do clipper, nós tinhamos:

Programar como os irmãos Wright (http://en.wikipedia.org/wiki/Wright_Brothers)
Era o programador que não sabia pensar e ia desenvolvendo a lógica a cada execução…

Soltar do barranco
Compilar e executar o programa para ver o que acontece… variação do tema de cima.

E o pior, já fizeram o “reindex” hoje…

Escovador de bits, na minha época não era o caso dos reinventadores da roda (quem não conhecia as APIs)… era o pessoal que programa em linguagens como o C, usando normalmente as bibliotecas padrão.

Aqui, ainda temos os BIOS - Bicho ignorante operando o sistema. Aplicado aos usuários que não sabem operar as aplicações.

fw

Lembrei de mais uma…

“ele foi formado ou utiliza a técnica mgm”.
mgm = manager by magazine

fw