Testando, com jUnit, projetos CRUD que usam hibernate e vraptor

3 respostas
Rafael_Guerreiro

Olá pessoal. Eu tenho um problema mais conceitual que qualquer outra coisa.

Eu estou fazendo o curso FJ-16 e vimos bastante sobre os testes com jUnit. E eu gostaria de implementar esses testes nos sistemas que eu já faço/fiz.

Mas o problema é que eu não sei como conseguir testar todas essas classes e nem as novas. Eu estou encontrando uma série de obstáculos, os meus controllers possuem muita dependência e estou achando isso ruim.

E as regras de negócio não estão explícitas em uma camada responsável pelas regras. Por exemplo: meu método no controller verifica se os argumentos estão dentro do esperado, então eu vou para o dao que faz algum select baseado nesses argumentos, depois volta para o controller que manda esse select para a view.

Meu ponto é o seguinte: vou precisar reestruturar tudo isso? Existe alguma coisa que eu possa ler sobre como fazer isso?

Eu tenho mais um monte de dúvidas mas é dificil de expor assim.

Obrigado.

3 Respostas

Lucas_Cavalcanti

Olá Rafael,

Se você acha que os controllers estão fazendo muita coisa, quebre em vários controllers, ou extraia os comportamentos para classes separadas. Geralmente quando vc sente dificuldade em testar uma classe é pq vc precisa quebrá-la, ou seja, refatorá-la.

[]'s

Rafael_Guerreiro

Geralmente eu faço 1 controller por funcionalidade e 1 DAO por funcionalidade.

Eu preciso fazer 1 controller, 1 DAO e X classes de regra de negócio para a mesma funcionalidade, caso ela seja enorme. É isso?

Lucas_Cavalcanti

Isso, ou dependendo da regra, movê-la para as entidades. É sempre importante quebrar classes que estão fazendo coisas demais.

Criado 23 de abril de 2012
Ultima resposta 24 de abr. de 2012
Respostas 3
Participantes 2