Pessoal, numa jsp eu tenho a possibilidade de receber dois parâmetros via request.
Porém, nem sempre existirão esses parâmetros, como por exemplo, na primeira exibição da página.
com isso, ao carregar a página pela primeira vez está me retornando um erro de java.lang.NullPointerException.
Segue o código que estou utilizando:
String cidade = request.getParameter("cidade");
if (!cidade.equals(null)) { //essa é a linha acusada no erro.
Conexao.filtraCidade(cidade);
} else {
Conexao.limpaFiltros();
}
String inicial = request.getParameter("inicial");
if (!inicial.equals(null)){
Conexao.inicialnome(inicial)
}else{
Conexao.limpaFiltros();
}
O que devo alterar para caso o parâmetro não exista?
Obrigado.
Cara, por momento tratei esse erro com um bloco try catch.
Esse parâmetro conterá o nome de uma cidade.
Baseado nessa cidade, fará uma consulta ao banco de dados para exibir somente os dados daquela determinada cidade.
o caso é que esse parâmetro é passado para a própria página.
Tipo, a página é index.jsp e o parâmetro é index.jsp?cidade=nome_cidade
Com isso, na primeira execução o parâmetro cidade ainda não existe e acredito que devido a isso gere o erro.
Mas enfim, agora resolvi isso com um try catch, mas de qualquer forma se houver uma forma de testar a existência do parâmetro para nao gerar o nullPointerException ficaria melhor.
// se não vier o parametro vai dar null pointer pq não existe a string q está chamando o método
if (!request.getParameter("cidade").isEmpty()) {
// código
}
Deixe assim:
String cidade = null;
// valida se é nulo
if (request.getParameter("cidade") != null) {
cidade = request.getParameter("cidade");
}
cidade.equals(null) você não acha meio estrado utilizar o método equal para essa finalidade ?
Abs,[/quote]
Sim, é que eu estava realizando algumas tentativas pra ver se conseguia algum sucesso, rsrs. Essa foi a última que tentei, aí por momento está sendo tratado com um try catch mesmo.
Cara, vou testar isso.
Em seguida posto o resultado.
Vlw.