Teste Automatizado

17 respostas
D
Bom, sou novo aki no forum e naum manjo nada de java

tenhu q fazer um teste automatizado p/ seguinte classe:

class ContaBancaria

{

int agênciaBancária;

int númeroDaConta;

double saldo;

double limite;

double juros;

double rend;
void carregadados(int a, int n, double s, double l, double j, double r)

{

agênciaBancária = a;

númeroDaConta = n;

saldo = s = 0;

limite = l; /<em>limite máximo de gasto após saldo negativo</em>/

juros = j; /<em>juros diários cobrados após estourar o limite</em>/

rend = r; /<em>juros de rendimento</em>/

System.out.println(“Dados Carregados Com Sucesso”);

}
void deposito(double d)/<em>soma o valor depositado ao saldo e armazena novo saldo</em>/

{

saldo=saldo+d;

System.out.println(“Depósito Efetuado Com Sucesso.”);

}
void saque(double v)/<em>saca dinheiro do seu saldo, se necessário utiliza o limite de crédito</em>/

{

if(saldo+limite>=v)

{

if(saldo-v==-limite)

System.out.println(“Este Saque Deixou Seu Saldo Negativo.  Será Possivel Outro Saque Mediante Novo Deposito.”);

saldo=saldo-v;

System.out.println(“Saque Efetuado Com Sucesso.”);

}

else

{

System.out.println(“Saldo Insuficiente Para Saque.”);

}

}
void rendimento(int t)/<em>Calcula o rendimento diário do juros “r” carregado anteriormente</em>/

{

rend = rend/100.0;

while(t>=1)

{

saldo=(saldo*rend)+saldo;

t=t-1;

}

System.out.println(“Rendimento Calculado.”);

}
void cobrança(int c)/<em>Cobra juros diários, caso o saldo seja negativo</em>/

{

juros =juros/100.0;

while(c>=1)

{

saldo=saldo+(saldo*juros);

c=c-1;

}

System.out.println(“Cobrança Efetuada.”);

}
void imprimesaldo(int i)

{

System.out.println(O Seu Saldo É +saldo+”.”);

if(saldo+limite<=0)

System.out.println(Você Não Pode Efetuar Outro Saque, Até Que Um Novo Deposito Seja Efetuado.”);

else

System.out.println(A Quantia Disponível Para Saque É +(saldo+limite)+”.”);

}
int agênciaBancáriab;

int númeroDaContab;

double saldob;

double limiteb;

double jurosb;

double rendb;
void carregadadosb(int ab, int nb, double sb, double lb, double jb, double rb)/<em>Carrega os dados da conta q irá receber o dinheiro</em>/

{

agênciaBancáriab = ab;

númeroDaContab = nb;

saldob = sb;

limiteb = lb; /<em>limite máximo de gasto após saldo negativo</em>/

jurosb = jb; /<em>juros diários cobrados após estourar o limite</em>/

rendb = rb; /<em>juros de rendimento</em>/

if(ab==agênciaBancária && nb==númeroDaConta)

System.out.println(“Número Da Conta/Agência Em Uso”);

else

System.out.println(“Dados Carregados Com Sucesso”);

}
void transfere(double vt)/<em>Transfere o valor inserido no campo “double vt” da conta inicial p/ a conta b, carregada no metodo acima</em>/

{

if(vt<=saldo)

{

saldob=saldob+vt;

saldo=saldo-vt;

System.out.println(“Transferência Efetuada Com Sucesso.”);

}

else

System.out.println(“Saldo Insuficiente Para Transaferencia. Tente Transferir Um Valor Menor.”);

}

}

alguem poderia me ajudar com isso??

Obrigado
Crow

17 Respostas

cv1

Crie uma outra classe que chama os metodos dessa classe, e verifique que os valores retornados estao corretos, eh soh isso :slight_smile:

Pra tornar a coisa mais facil, voce pode usar o JUnit - http://junit.org (tem bastante documentacao no site, de uma lida!)

Thiago_Senna

Além de fazer o que o Carlos indicou, que é usar o junit, caso você esteja desenvolvendo uma aplicação e dentro desta haverá varias classes como esta q vc postou e que precisará de testes unitários, opte por usan Ant ou Manven para automatizar a execução dos testes!

Uma prática é que o teste aconteça várias vezes durante o desenvolvimento, e o Ant ou Maven te ajudará nisso!

Abraços!
Thiago

richardpeder

Aqui na minha empresa usamos o JUnit…na verdade, o JUnit é uma ferramente que utilizamos aqui para programas onde não conseguimos ver a saída via tela, dí o JUnit nos ajuda. :slight_smile:

ate mais…

D

valew pessoal… mas acho q me espressei mal… eu tenhu q criar a classe que vai fazer o teste…

Thiago_Senna

Então… esta classe extende a classe JUnitTestCase!!
http://www.junit.org/index.htm

http://junit.sourceforge.net/doc/cookbook/cookbook.htm
http://junit.sourceforge.net/doc/testinfected/testing.htm
http://junit.sourceforge.net/doc/cookstour/cookstour.htm

http://www.guj.com.br/java.artigo.40.1.guj
http://www.guj.com.br/java.artigo.44.1.guj

Você não se expressou mau… leia esses artigos e vc vai nos entender!
:wink:

Thiago

D

naum entendi como usar o Junit… alguem me explica…dexa eu ressaltar um detalhe… eu naum manjo nada, nada de java…

pcalcado

Tá, então primeiro "manje" de Java, pelo menos o mínimo. Procure os tutoriais do GUJ.

Depois, use a tag [code] para facilitar a leitura do seu post.

Depois, pense no que você quer testar. Como isso tá com a maior cara de exercíciod e faculdade, seria legal se você lesse a matéria. Se não for, procure algo sobre metodologias de testes no Google.

Guilherme_Silveira

apesar de tudo isso aqui ‘soa’ a trabalho de faculdade :slight_smile:

Thiago_Senna

O que?

Faculdade ensinando testes automatizados?
Existe mesmo faculdade ensinando isso na prática? Me fala que faculdade é essa, por favor!!! :smiley: :smiley:

richardpeder

Com certeza thiago!

A Facul que ensina testes automatizados vai ter “filas e filas” para o curso em questão! :slight_smile:

ate mais…

pcalcado

Facudlade tem que te ensinar o que testar para garantir qualdiade e técnicas clássicas e mddernas de descobrir e efetuar testes. testes automatizados, JUnit, etc. só como acréscimo ilustrativo.

Ensinar a testar, até a Estácio faria pelo programa (para variar não faz)

Thiago_Senna

É que sendo assim, a pergunta não tá muito pra exercício de Facu, e sim serviço de estagiário!!!

Z

Ueh, não deve ser tão raro achar uma faculdade que o professor chegue na aula e diga: “Testes são importantes. Ponto. Desenvolvam um sisteminha XYZ e implemente testes unitários nas classes. Quero pra daqui a duas semanas. Até logo.”.

Dificil é achar um professor que ensine direito cada tipo de teste e etc. :smiley:

pcalcado

Se ficar muito no balblabla (como a Estacio fica) vc nao vai ver testes automatizados. Facudlades ´serias vão te dar exercícios, e você vai acabar tendo que implementar algo.

Z

“Dar exercícios” pode até fazer parte das faculdades sérias, mas “ dar exercícios” não é lá muito legal. Então o blablabla precisa fazer parte também da coisa. :smiley:

“Só dar exercício” é prática muito comum em faculdade pública: o professor vai uma vez no mês e passa um projeto pra turma fazer… :roll:

pcalcado

Ciencia da Computacao no ime-usp: primeiro ano exatamente assim. Crie sua classe que testa. Depois no terceiro ou quarto existe uma materias como XP (nao lembro o nome) que te ensina esse tipo de coisa

suricate

aqui na faculdade, vimos testes unitários com Junit, como utilizar o ant e até reportar pro mantis.infelizmente não lembro muita coisa…tá por burrice mesmo, porém o conteúdo foi dado, e bem detalhado até.

té mais.

Criado 19 de maio de 2005
Ultima resposta 29 de out. de 2007
Respostas 17
Participantes 8