Teste de softwares

2 respostas
jasonn013

Olá pessoal, gostaria que alguem me mandasse exemplos praticos de testes de software, pois estou começamdo agora e possuo muitas duvidas.

E aproveitando a oportunidade gostaria de perguntar se alguem ja fez alguma pratica de teste com a calculadora do windows?

E como que seria fazer testes com scripts (não entendi)

VALEU PESSOAL

GRATO

2 Respostas

peczenyj

Ola

Existem mil tipos de teste que vc pode fazer na calculadora do windows. Os mais obvios são testes matematicos onde vc insere determinadas contas e verifica o resultado.

Outra forma é o chamado teste exploratorio, vc simplesmente vai usando a calculadora, explorando-a.

Se vc tiver acesso a uma versão anterior da calculadora, teremos ai 2 formas de teste: o teste das novas funcionalidades (novas features) e o teste de regressão, para ver se as funcionalidades antigas não foram alterada.

Se a calculadora aceita algum tipo de internacionalização de strings, isto é, a tal de ‘localização’, tens que ver se todas as strings são convertidas pra outra linguagem quando vc ativa este recurso. Na calculadora pode não acontecer, mas enfim. A localização é importante pois o ponto decimal e a virgula tem efeitos diferentes de acordo com ela. Isso é definido nas opções do windows – o que separa as casas decimais e o que agrupa os milhares ? 1.000.000,40 está correto ?

E cuidado com os erros de arredondamento – tanto da calculadora quanto os que vc espera.

Isso pode ser automatizado? Depende, se não me engano existem ferramentas que permitem ‘scriptar’ o uso de programas windows - tipo o Rational Robot (que é bem caro). Talvez alguma ferramenta da Mercury possa fazer o mesmo.

O ideal é vc agrupar os requisitos funcionais e não funcionais da calculadora e pensar em como testar. Funcional é obvio: multiplicação, divisão, etc. Não funcional seria algo como performance, consumo de memória, compatibilidade com versões antigas do windows. Entenda que nem sempre é facil testar estes requisitos, mas se a calculadora do windows consumir 1 GB de ram… algo está errado. Existem formas de testar o consumo de memória, algum programa vai gravando um log enquanto vc realiza operações. Se a memória consumida só cresce… é um problema.

Outra coisa é ver o que acontece se vc tem 2 instâncias do mesmo programa.

Se vc consultar os tipos de teste, vai ver que teste de segurança, recuperação de dados, etc, não se aplica. Teste unitário também não pq vc não tem acesso à calculadora.

Acho que é isso.

jasonn013

Valeu, muito grato.

Criado 12 de novembro de 2006
Ultima resposta 14 de nov. de 2006
Respostas 2
Participantes 2