Teste em aplicação WEB

1 resposta
A

Olá Pessoal tudo bem!!!

Gostaria que alguém me desse, por favor, algumas orientações de como eu devo realizar testes em uma aplicação web.

Vou tentar descrever como é a minha aplicação:

Estou fazendo uma aplicação comercial, nessa aplicação tenho que fazer um Pedido.

Neste Pedido são informados, o Vendedor, o Cliente e os itens deste Pedido.

Quando o vendedor tenta inserir um item neste Pedido, uma requisição AJAX é enviada ao servidor, nesta requisição é feita uma transação:

verifica se o estoque para este produto é suficiente.
Caso sim o item do Pedido é criado no Banco de Dados e o estoque é atualizado.
Caso não, uma mensagem é retornada informando a quantidade disponível.

Estou utilizando JSP, Servlets, CSS, JavaScript e AJAX.
Banco de Dados: MySQL com tabelas InnoDB.

A minha dúvida é, será que pode haver problemas de concorrência entre as transações do diversos vendedores tentando inserir o mesmo produto
em Pedidos diferentes.

Por que a idéia é que, quando o vendedor tenta inserir um item no Pedido, a aplicação irá permitir se e apenas se o estoque for suficiente. Caso seja suficiente o estoque é atualizado para que outro vendedor não venda um produto com estoque insuficiente.

Quais são as formas em que posso utilizar para realizar testes para esta situação ?

Caso eu atualize o nível de isolamento da minha transação para SERIALIZABLE será suficiente para garantir algum problema de concorrência ?

Caso alguém possa me ajudar ou orientar ficarei grato!!!

1 Resposta

B

As especificações Servlet e JSP não oferecem o serviço de transacionalidade, eu sugeria duas opções para você:
Caso seu sistema seja bem simples, você mesmo pode controlar as transações, verificando na finalização da compra, ainda há produtos no estoque. Dessa forma você impediria de o usuário proseguir na compra.
Outra proposta é utilizar o serviços de transacionalidade do JavaEE, ou outra tecnologia de sua vontade , caso você precise de um gerenciamento de transaçõe mais robusto…

É isso,
Abraçoo

Criado 14 de outubro de 2010
Ultima resposta 15 de out. de 2010
Respostas 1
Participantes 2