Testes com JUnit

Galera,

Qual a diferença de eu usar Junit e eu mesmos colocar asserts no meu codigo.

Att.

http://www.guj.com.br/article.show.logic?id=23
uma otima definicao para asserts

cara, opniao minha, favor corrijam se eu estiver errado.

Junit alem de ser uma API especifica para testes, te trazendo muito mais possibilidades do que apenas expressoes booleanas (vide link)

tu desacopla totalmente teu teste do teu codigo de fato, ou seja, tu pode refatorar todo teu codigo teu teste ta ali separado para garantir a funcionalidade do processo sem contar que uma classe de teste bem feita serve ateh como “documentaçao” pois geralmente eh feita em cima da especificação muitas vezes antes do proprio codigo.

cara mais concorda comigo que o tempo que eu perderia escrevendo os testes, simplesmente para ‘assegurar que fiz oque eu fiz’ eu ja poderia fazer diretamente na minha classe … ???

não concordo cara, criar testes não é perder tempo…

se tu adicionar na tua aplicação além de tu adicionar complexidade ao teu negocio, pq tu vai misturar teste com código, não vai ficar tão visível, enquanto em uma classe apenas tu tens a tua regra testada, sem adicionar complexidade a regra, e para ter um teste efetivo é praticamente obrigatório ter um código desacoplado também
uma coisa puxa a outra… e acaba agregando a teu projeto.

sem contar que Junit te oferece muito mais opçoes de testes.

Boa tarde!

Acho que o tipo de teste que vc vai utilizar, vai depender da complexidade da classe q vc quer testar, se for uma classe pequena com poucos métodos escreva seus asserts na mão, porém podem ser classes maiores com muitos métodos, que vão exigir muitos asserts variados e nesse caso a utilização da automatização de testes é interessante.

Att.

Com o JUnit eu testo a regra de negocio e ações que nunca devem acontecer… to meio confuso…

e certos erros eu não iria pegar simplesmente no ‘testou funcionou’

to fazendo todas essas perguntas, pois estou pesquisando automação de testes para implantar na minha empresa, para tanto tenho que saber tudo…rs