Testes - entendendo conceitos

Pessoal, já recebi muita ajuda de voces , mais ainda continuo com pontos de interrogação e não estou conseguindo progredir.

Antes de postar o código, quero entender algumas questoes:

1 - Para simular a massa de dados exportei os dados para o XML (DBUnit), no inicio eu achava que tinha q ter o XML pq os testes não eram realizados efetivamente no banco e sim atraves do XML, mais ontem testando usei um comamndo e apaguei todos os registros da tabela, enfim gostaria de entender direito essa manipulação/integração entre o banco e o XML gerado.

2 - No projeto que quero realizar os testes, tenho uma interface com os metodos q são chamados na tela dos sistema (JSF) por exemplo tenho uma tela de pesquisa e nessa tela quando o usuario clica no botão para realizar a pesquisa é chamado o método SearchOrg, assim como tem botões q chamam o metodo de insert, delete, etc … Preciso fazer o teste (@test) lá no projeto de testes (JUnit/DBunit) para esse SearchOrg. Para chamar esse metodo da interface precisa ser atraves de mock? Nos testes como funciona, a pesquisa por exemplo será realizada no XML gerado ou no banco mesmo? Enfim quem puder me fornecer mais detalhes fico muito grata, já pesquisaei bastante coisa na net e sempre travo.

Se acharem necessário eu posto o código até o ponto q desenvolvi.