Testes unitários, aceitação, stress, carga, etc

1 resposta
foxpv

Pessoal é o seguinte. Existem várias ferramentas para essas tarefas.

Para os testes unitários eu utilizo o JUnit + JMock.
Para os testes de aceitaçãoeu utilizo o Selenium.

Mas eu gostaria de saber se existem alternativas que valham a pena dar uma investida. Por exemplo, para testes unitários, existe alguma outra biblioteca além do JUnit? Quais são as vantagens e desvatagens dela?

Quais são as ferramentes disponíveis para testes de stress e de carga?

E o Selenium? Já ouvi falar que existe um outra ferramente bruta para testes de aceitação.

Entenderam? Eu estou precisando saber se as ferramentas que eu estou utilizando são as ideais e quais são as características das outras, tipo uma comparação mesmo.

E aí, alguém com experiências para compartilhar?

1 Resposta

Alexandre_Gazola
  • Para os testes de unidade e integracao, existe o TestNG. Mas o JUnit tá bom demais para isso e, de longe, me parece ser o mais usado.

• Para Mock Objects, creio que os mais usados sejam o EasyMock e agora o Mockito. Vale a pena dar uma olhada neste ultimo, pois ele possui uma API mais limpa e favorece a legibilidade dos testes.

• Para testes funcionais, o Selenium é bastante usado, mas parece que é restrito a aplicacoes web. Existe tambem o RFT (Rational Funcitonal Tester), que tambem pode ser usado para aplicaoes desktop, mas é pago.

• Para testes de aceitacao, pode ser util dar uma olhada no FIT/FITNesse ou alguma ferramenta de BDD (behavior driven development)

• Para testes de performance, eu conheco apenas o RPT (Rational Performance Tester), que é pago. Ferramenta free, vc pode tentar dar uma olhada no JMeter.

abracos

Criado 20 de julho de 2010
Ultima resposta 20 de jul. de 2010
Respostas 1
Participantes 2