Teu projeto esta muito atrasado?

Bom… o meu nem respondo :wink: O pior é que os motivos quase sempre são os mesmos: desenvolvedores meia-boca, arquiteto tonho-da-lua ou simplesmente tão pedindo o impossível.

Caramba, como pode que a maioria dos projetos vão todos pro ralo?? Eu vejo que os meus foram pelos motivos já citados, quem aqui tá nessa linda vida de pressão, prazos impossíveis, gente fazendo nhaca e coisas do gênero?

O meu foi morto hoje \0/

Motivos? Basicamente todos os possíveis :stuck_out_tongue:

é, quando entrei no projeto ele já tava um mês atrasado
aí impuseram uma data beeeem apertada, que se conseguirmos atingir será em cima (isso trabalhando feito doido)

Um dos problemas que eu vejo muito frequentemente, é erro na estimativa de tempo para desenvolver uma funcionalidade(e me incluo nessa turma muitas vezes). O desenvolvedor pensa, e diz quanto tempo acha que demora pra fazer a funcionalidade x.

Mas esse tempo é sem considerar que nem sempre você está codando à todo vapor, não preve uma folguinha pra um eventual problema, etc etc…ou seja, o tempo vai ser suficiente só se você acordar com o melhor humor do mundo e não tiver contratempos. E o resto da história todos conhecem…

Eu nao sei o que eh um projeto atrasado em mais de duas semanas faz quase dois anos :smiley:

PS: Sim, a ThoughtWorks ta contratando - curriculos pra cv@lixo.org

Eu a dois meses atras tava numa empresa meia boca, e os projetos viviam se atrasando por culpa dos arquitetos e gestores de projetos… e depois tinha que tentar cumprir a data, a verdade é que eu até conseguia muitas vezes acabar antes do pazo, e acabou que começaram a apertar os prazos cada vez mais, e os projetos acabavam saindo com bugs, mal estruturados, e depois de “concluido” ainda era preciso muito trabalho para realmente ficar concluido, e por estas e outras resolvi mudar…

E consegui entrar para uma ótima empresa, ta entre as 3 maiores aqui em Portugal, e a verdade é que aqui é outro nível, falam contigo no começo do projeto para vc poder dizer quanto tempo acha que vai levar para concluir, e com base no que vc diz estipulam os prazos, e ainda aumentam o prazo, quase que duplicam, acaba que vc faz o trabalho sucegado, sem pressão, e o trabalho fica muito bem feito, pois dá tempo para dar sempre mais uma analise e ir melhorando aqui e ali, qualidade 100%, e pagam muito bem. :smiley:

Ainda é recente e são apenas 2 meses mas já participei de dois projetos pequenos, módulo SAP, e na boa praticamente trabalhei durante 2/3, e me sobrou tempo para analises e melhorias, e pelo que outros veteranos aqui me disseram, nesta empresa é sempre assim. Sinceramente não pensava que existia empresas assim, mas afinal existe… e vc ve na qualidade do produto e do peso da empresa no mercado.

Espero nunca mais voltar a trabalhar para aquelas empresas que é espremer, espremer, e espremer, onde vc vai ficando um bagaço…

Legal mesmo é entrar em um projeto atrasado. Mias legal ainda é ficar resolvendo erros de javascript que se encontram do método doPost dos servlets. Mas com fé, a gente entrega…

Um exemplo de FOP - “Faith-Oriented Programming”

No meu caso:
:arrow: Equipe Inexperiente
:arrow: Ambiente de Desenvolvimento: JBoss. Produção: Weblogic
:arrow: Entity Beans CMP (EJB 2)

E mesmo assim, para facilitar as coisas, os arquitetos decidiram usar Entity Beans CMP (EJB 2).

Eu: - “Mas ñ vai dar problema na hora de implantar no Weblogic?”
‘Arquiteto’: - “Não, o padrão garante isso.”

Lenda.

No meu antigo emprego, eu tava em um projeto 2 anos atrazado! :shock:

Deveria haver prazos para trabalhos diários, e não para projetos :smiley:

Sobre “programadores meia boca”, esse é o mundo real.

[quote=“Thiago Senna”]Legal mesmo é entrar em um projeto atrasado…[/quote]Há alguns meses atrás eu fiz entrevista pra uma grande operadora de celulares, e fiquei abismado quando começaram a me falar abertamente que a vaga era pro projeto de novo controle de vendas, que estava X meses atrasado e deveria ser entregue antes do natal, que iria entrar no meio do tiroteio (sim, falaram exatamente isso), que teria que virar noites, que teria que se virar pq ninguém teria tempo de ajudar, que ia ser pauleira etc etc etc… sem comentários.

[quote=“info_god”]…seu gerente lhe entrega uma demanda e fala amanha 12:00 tem q ta pronto. Ai vc fala, não há possibilidades de entrega ai o @#@@#@#@#@ se vira, trabalha de madrugada se preciso.

Uma hora desse eu mando um desse ir pro inferno q saco =)[/quote]
Ué? Alguém é obrigado a aguentar isso?

Na última vez que isso aconteceu comigo, eu pedi dispensa duas semanas após ter entrado.

[quote=MarcioTavares]Há alguns meses atrás eu fiz entrevista pra uma grande operadora de celulares, e fiquei abismado quando começaram a me falar abertamente que a vaga era pro projeto de novo controle de vendas, que estava X meses atrasado e deveria ser entregue antes do natal, que iria entrar no meio do tiroteio (sim, falaram exatamente isso), que teria que virar noites, que teria que se virar pq ninguém teria tempo de ajudar, que ia ser pauleira etc etc etc… sem comentários.
[/quote]

Pelo menos ele foram honestos com vc…

Com certeza. O problema é que assim eles não vão contratar ninguém. A não ser que peguem alguém desesperado pra trabalhar.

[quote=info_god]Ai vc fala, não há possibilidades de entrega ai o @#@@#@#@#@ se vira, trabalha de madrugada se preciso.

Uma hora desse eu mando um desse ir pro inferno q saco =)[/quote]

Quando algo como isso acontecer comigo ‘denovo’, vou dizer que está tudo bem, darei um aperto de mão, e em seguida, um sorriso bem amarelo. Abrirei minha caixa de e-mail, e verei quais são as boas novas no noticias-list do Sou Java.

Cadê a opção:

:arrow: não está atrasado, está em dia…

Legal esse tópico, ai vai então minha opinião porque os projetos atrasam: Administração incorreta!

Explicando pq tudo em geral leva a isso:

1. A empresa não utiliza o perfil correto nas vagas certas.
    Por exemplo: dá-se um projeto de desenvolvimento de um web service com integração com SAP + conectors com mainframe e tal pra um cara que é um baita programador mas só tem experiência em Swing , isso quando não dao coisas mais simples mas nem por isso fáceis pro programador Junior (nao em anos mas em realizacoes, ter 3 anos fazendo programinha CRUD nao te faz exatamente um experiente programador para o caso citado acima).
    Há casos e casos mas a maioria dos programadores que eu conheco nao tem tanta facilidade de aprender como meus chefes imaginam que tenham.

2. Não há um gerenciamento adequado do projeto até que ele exploda. Não pq o coitado do gerente nao quis, mas pq ele ao inves de gerenciar o projeto teve que fazer a arquitetura, testar, implantar, perai … isso é gerente de projeto ou desenvolvedor? na maioria dos casos o coitado do desenvolvedor entra pra gerenciar o projeto e necas.

3. A metodologia do projeto (inclua desenvolvimento & cia) não condiz com a realidade da empresa ou do projeto. Adianta querer adotar RUP com 2 programadores sufocados? vai atrasar mesmo …

Isso tudo tirei do meu último emprego … éramos 3 ou 4 pessoas (depende da época) que faziamos de tudo (servidores, banco de dados, programacao de 2 ambientes enormes) e entao viviamos atolados de trabalho, nao tinhamos uma metodologia de caixinha no desenvolvimento pq nao cabia, mas usamos algo de XP adequado e nao geravamos trocentos docs … nao tinhamos em geral atrasos maiores do que 2 semanas (igual ao CV :wink: ) … entrou um novo gerente dizendo que tudo que faziamos estava um lixo, CMMi & cia … acho que nao teve um projeto entregue com menos de um mes de atraso e alguns ja estao fazendo aniversario de 3 meses.

Então respondendo: meu projeto atual nao esta atrasado, mas vai atrasar uns 3 meses pq aqui tb adotam CMMi sem a estrutura correta, ja vi esse filme antes
:roll:

É quanto menos Docs pra gerar mais rádido é o desenvolvimento da coisa… na empresa que trabalha tinha, o levantamento de requisitos, desenho da aplicação, estrutura da db, requisitos de desenvolvimento.

Agora nesta nova empresa apenas recebi o levantamento de requisitos, que é o que o cliente QUER e .(PONTO)

Apartir dai fazemos tudo de maneira a ficar exatamente o que o cliente quer. Sem ninguém no meio para dar voltas e voltas, e sem precisar ficar documentando isto e aquilo e 10 para pensar sobre um problema que em todos os projeto é a mesma coisa. Com o tempo a equipe já sabe fazer isto tudo de olhos fechados e basta saber o que o cliente quer.

Um bom resumo do atraso nos projetos é o seguinte:

• algumas coisas são dificeis e demoradas
  • desenvolvedores e outras pessoas que lidam com o código sabem q essas coisas são dificeis e demoradas
  • analistas e gerentes nem sempre entendem o significado real dessas coisas a menos q seja desenhado no quadro ou papel.
  • demorar custa grana. demorar é contra os lucros.
  • a qualificação precisa trabalhar de forma alinhada senão surge uma excelente fonte de atraso: bugs à corrigir
  • nenhuma empresa ganha dinheiro vendendo software livre de bugs

Logo os projetos atrasam por que existe uma incompatibilidade entre terminar o projeto sem problemas perceptíveis E manter os lucros. Ter atividades complexas e difíceis cuja solução ideal demore bastante é combatida pela lembrança iminente dos prazos. Se a qualificação operar apenas sobre o produto final - que pode ser um frankstein de código que geme por um ‘refactoring’ - isso só aparece como problema tarde demais.

Ai vem a medida do atraso. É um atraso cumulativo com perda de finais de semana e horas extra nem sempre pagas depois do expediente? Então parece ser fome de lucro em cima dos recursos que as vezes pagam pra trabalhar…

[quote=boaglio]
Cadê a opção:

:arrow: não está atrasado, está em dia…[/quote]

Tá faltando aqui também…

Os que tiveram atraso aqui, 100% foi por falta de planejamento por parte da gerência/liderança. Nenhum atrasou devido ao desenvolvimento ‘técnico’.

Não sei o que vocês acham, mas andei reparando que aumentou muito o número de empresas CMMI 5 por aqui. E o pior, 2 anos atrás, algumas dessas empresas eram apenas CMM 2, e hoje pularam para CMMI 5.

É possível conseguirem pular de CMM 2 para CMMI 5 assim em apenas 2 anos de amadurecimento?