Texto estático dentro do campo função [ReSOLVIDO]

Olá pessoal, este é meu primeiro post, não sou programador ou coisa do gênero, trabalho em outra área mas ultimamente tenho usado com bastante sucesso o IReport, muitas dúvidas sanei com os posts aqui do fórum, porém tem coisas básicas que simplesmente não achei e assim resolvi perguntar pra quem sabe. Desculpem-me se minhas dúvidas são muito básicas.
Enfim, lá vai a primeira:

Possuo um campo onde é gerado um acrônimo (ex. ACR.HEZ) e logo em seguida um número (ex.171) que é necessário ao banco de dados, o que resulta no relatório “ACR.HEZ 171”.
O que preciso é colocar no relatório somente “ACR 171” sem o necessário HEZ do banco.
Para tanto criei um campo alternativo só com o número (que é o que muda pois o acrônimo é constante) e uso no Ireport um campo texto estático com “ACR” e logo em seguida insiro o campo número "$F {campoalternativo} e tudo funciona, porém para o layout do relatório sempre complica a formatação (posção etc.).
O que gostaria de saber é se:

  1. tem como inserir uma função considerando o campo todo e dizer a ela para retirar tal conteúdo daquele campo, i.e. o dado do meu campo é ACR.HEZ 171, porém ela vai gerar só ACR 171 (sairia o .HEZ), acho que não mas não custa perguntar.

  2. Ok, se vou trabalhar com meu campo alternativo só com número, quero assim inserir na função um texto estático antes do campo (no caso o texto seria ACR) para ficar ACR $F{campoalternativo}, como faço isso? Eu consigo fazer o contrário, tipo “171 ACR” usando a seguinte na função: $F{campoalteranativo} + " ACR"; só que ao contrário não dá certo dando erro da expressão, qual seria então a forma correta?

Muito agradecido antecipadamente, mais dúvidas virão certamente :smiley: , abraços.

  1. Imagina que $F{campoalteranativo} é uma variável então você pode manipulá-la como quizer: $F{campoalteranativo}.replace(".HEZ", “”), desde de que campoalteranativo seja um Field do tipo String obviamente.

  2. Da forma como você estava tentando fazer deveria funcionar, "ACR " + $F{campoalteranativo}, qual o erro na expressão ?

Caro Dobau, meu camarada você não tem a noção do quanto me ajudou, na verdade dos dois jeitos funcionaram, não entendi o porquê anteriormente a segunda forma não tinha funcionado, mas após eu fazer hoje de novo deu certo! :shock:

Tópico Resolvido.

Meu muito obrigado mesmo, me poupou um baita trabalho, tudo de bom, abraços.