Texto Formatado (RESOLVIDO)

Olá pessoal,

sou novo aki, meu primeiro post…

estou desenvolvendo um aplicativo para controle de caixa/estoque para uma loja…
estou com dificuldades na hr de mostrar o produto q sera vendido…
vou tentar explicar um pouco meu porblema…

primeiramente voce digita o codigo do produto num jTextField… ai aparecem informaçoes do
produto em uma jTExtArea, essas informaçoes sao: CODIGO DO PRODUTO, NOME DO PRODUTO, QUANTIDADE e VALOR UNITARIO…
a cada novo produto incluido na venda eu faço um append na jTextArea com as informaçoes do novo produto. Gostaria que todos os
produtos a serem vendidos aparecessem um apos o outro seguindo uam formataçao do tipo:

CÓDIGO DO PRODUTO----NOME DO PRODUTO-----------------QUANTIDADE-----VALOR UNITÁRIO
00000199188---------------Nome de um produto qualquer-----3-------------------3,88
0092889---------------------Nome produto diferente-------------12------------------133,99

e assim por diante… mas ao inves de “-” seriam espaços em branco…acho q deu pra entender…
queria representar as informaçoes como se a jTextArea fosse dividida em colunas
já pensei em usar uma tabela, mas nao me ajudou muito, e na hr de imprimir complicou ainda mais minha vida!!
Nao seu c a jTextArea é a melhor opçao para isso, mas se alguem tiver alguma sugestao de como eu posso formatar essas informaçoes
eu ficaria muito grato!!

um abraço pessoal

Cara, fornece mais informações dos requisitos. Tipo, onde esse software imprime essas coisas?
Impressora normal ou fiscal?
Para impressão desse tipo o melhor é usar um gerador de relatório como JasperReport. A JTextArea sem duvida não é a melhor opção, nem mesmo para visualizar, quanto mais para imprimir.

tah imprimindo em uma impressora normal!
eu sei q a jTextArea pra impressao nao eh o melhor metodo, alias tah meio q provisorio a impressao, to imprimindo direto da jTextArea, tentei mexer com as classe de impressao e tal, fazer do jeito certo, mas tive dificuldades e fikei sem tempo pra melhorar isso!!

o mais urgente seria essa parte da visualizaçao mesmo, tentar arruma o alinhamento das coisas soh…
Qual seria outro componente, melhor do q a jTextArea, para trabalhar com esse tipo de texto??

obrigado pela atençao!!

para visualização, sem duvida é o JTable. Só que para imprimir não serve, a menos que vc abra um novo form que possua somente a JTable, e mude as cores dela para aparecer somente o texto para imprimir o form todo. Mas considere o JasperReport. Com o IReport você desenha a impressão, e com JasperReport vc manda imprimir. Vai dar quase o mesmo trabalho que fazer uma JTable “imprimível”.

Isso deve te ajudar:
http://java.sun.com/docs/books/tutorial/ui/features/components.html
http://www.exampledepot.com/egs/

Os dois tem bastante exemplos.

obrigado mvargens!!
vou dar uma olhada nos links!!

Não esqueça de definir uma fonte monoespaçada para o seu JTextArea, como a courier new.

Caso contrário, vai ser muito difícil alinhar as coisas… já que uma letra terá uma largura diferente da outra.

jah estou utilizando este tipo de letra ViniGodoy, mas obrigado pela dica!!

Resolvi substituir a TextArea pela jTable, jah tinha feito isso mas depois voltei para a textArea pq nao sabia como imprimir da jTable, mas vou tentar imprimir como o mvargens disse!!

Olá de novo!

Fiz algumas alterações no meu sistema, estou utilizando jTable agora, a formataçao e a visualizaçao das informaçoes ficaram perfeitas!!
o unico problema agora eh conseguir imprimir!!
Estou tentando utilizar o JasperReport mas estou tendo dificuldades…consegui criar uma relatorio de estoque jah…
mas agora nao sei como gerar um relatorio com as informaçoes da jTable…

procurei algum exemplo na net jah mas nao achei nada ainda…alguem tem algum exemplo de como eu poderia fazer isso??

obrigado

http://www.slideshare.net/guestfb8f8d5/jasper-reports-for-java-developers

procure por JRTableModelDataSource

obrigado de novo mvargens!!
vou dar uma olhada nos links!

Precisando a gente ta ai. Quando conseguir fazer tudo, mude o título para resolvido, vai ajudar muita gente.

Queria agradecer td mundo ai q me deu uma força nesse problema!!
Consegui resolver tudo, soh uma parte de fazer o report direto da jTable q eu nao consegui…mas ai mudei mas coisas e fiz direto do banco!
de resto deu td certo!!

Obrigado pessoal!