Textos com tamanhos diferentes em diferentes sistemas operacionais

9 respostas
G

Olá pessoal, estou tendo o seguinte problema:

Fiz minha aplicação no Windows (mas creio que isso não faça diferença) e nesta aplicação possui diversos objetos swing. Acontece que quando esta mesma aplicação é executada no Linux ou no MAC os textos presentes em todos os objetos swing ficam maiores, impedindo que eles sejam visualizados na totalidade (quase sempre aparecem os … no final).

Outro problema que já percebi é que no Linux e no MAC os textos com quaisquer tipos de acentuação, transformam os caracteres com tais acentuações em “coisas malucas”.

Talvez ainda existam outros problemas na execução de aplicações em diferentes sistemas operacionais, mas esses acima são os que eu até o momento já percebi.

Gostaria então de saber se existe alguma forma, algum código talvez, de deixar o código java totalmente portável, sem essas dificuldade que descrevi acima, ou outras que possam surgir.

Desde já agradeço.

9 Respostas

adriano_si

Usaste alguma IDE cara ???

Qual a fonte que usaste tbm ???

G

adriano_si, então cara, estou programando em um editor de textos simples (Notepad++), portanto não estou usando nenhuma IDE.

Quanto a fonte que estou usando é a fonte padrão dos objetos swing: Tahoma.

Espero que possa me ajudar. =)

ViniGodoy

Você está usando layout managers, ou está posicionando objetos com o setBounds?

G

ViniGodoy, estou usando setBounds.

Outra coisa que percebi agora é que minhas aplicações que rodavam rapidamente no Windows, ficam uma lesma no Linux. o_O No terminal aparecem vários alertas de memória, o que não acontecia no Windows.

\o

adriano_si

Cara… Testa aí… Tanto no Linux quanto no Windows… esse eu fiz no Windows com o NetBeans…

Se não quebrar, já dá pra tentar correr atrás do que ele configura pra adaptar… Se quebrar, é um mal comum… Aí acho que terás que fazer adaptações…

adriano_si

Caracaaaaaa… tenho que rever Desktop um pouco… Não atentei para o Layout… O NetBeans usa o GroupLayout…

ViniGodoy

Tá vendo, o problema é esse.
Veja o item 2 das 15 dicas úteis para o desenvolvimento de aplicações Swing.

G

ViniGodoy, dá próxima vez tentarei usar algum layout.

Mas o que mais me deixou intrigado foi a completa queda de performance quando rodei minha aplicação no linux, ficou completamente lento. No Windows roda normalmente. o_O

Minha aplicação tem um laço infinito que se resume a:

-Verificar algumas informações

-Criar algumas JLabels e adicioná-las ao frame

-Remover algumas JLabels do frame

-m_painelDasAnimacoes.repaint();

-Thread.yield();

-try { Thread.sleep(1); } catch (Exception exceção) {}

Espero que possam me ajudar quanto a isto. =)

ViniGodoy

A placa de vídeo está corretamente instalada no Linux? Muitas vezes com o driver padrão da placa ele faz toda renderização por software. Aí não tem o que agilize mesmo.

Criado 23 de fevereiro de 2011
Ultima resposta 23 de fev. de 2011
Respostas 9
Participantes 3