Hoje marca meu primeiro dia na cavalgada para o Ruby e seus sabores, mesmo não acreditando que esse hype seja eterno.
Mas ainda fico encucado com uma coisa: onde ‘pegar’ as manhas do Ruby? Como fazer as coisas ‘ruby way’?
Por exemplo, estou com Java a muuuuito tempo… estou meio viciado nas coisas… Me pego, as vezes, implementando coisas em Ruby como se deve fazer em Java, ignorando a potencialidade da Linguagem…
Vi que existe - e já comprei, to só esperando a postagem - um livro chamado The Ruby Way… existem materiais online para isso? Qual o caminho das pedras para me desprender do Ruby Java-way?!?
Preciso de ajuda das pessoas com mais experiência em Ruby…
É claro que os livros ajudam, fórum e etc, mas não adianta nada se você só ler e não por em prática.
Eu a pouco tempo terminei o meu primeiro sistema em RoR e posso dizer que olhando o código inicial dele e o final, são absolutamente diferentes. Cada dia em Ruby é um novo aprendizado
Então, os primeiros capítulos 03 são somente focados em Ruby… Depois cai nas particularidades do RoR em si.
[/quote]
Ah, to ligado que livro é esse… alias, eu tenho esse livro e foi por ele que eu comecei…
Mas percebi que fico perdido se eu tiver que criar alguma coisa fora do Rails… mas é um bom livro mesmo…
Sim, aprenda Ruby mais ou menos bem antes de partir para o Rails. Eu tentei aprender Rails antes de saber Ruby e as coisas ficaram meio estranhas do tipo decoreba “faz assim e pronto”. Como eu não entendia porque tinha que “fazer assim”, tinha a maior dificuldade de guardar as informações na cabeça.
Resolvi parar com Rails e voltar ao início aprendendo Ruby do zero. Para fazer isto a apostila gratuita do TAQ é um mínimo aceitável porém longe do ideal. Serve enquanto não chega o seu The Ruby Way. A opção mais comum é o famoso pickaxe.
Justamente o que eu estou fazendo tambem… por isso que eu falei que a curva de Ruby pra quem já programa em Java não é tão baixa assim e tem gente que fala que em uma semana vc está fluente em Rails… Seria como um cara bom de Seam sem conhecer Java…
Eu não gosto. Acho que pode ser interessante pra quem não tem noção nenhuma da linguagem ou quem ainda não tem experiência com programação “de verdade”. Eu acho o The Ruby Programming Language bem melhor pra você entender e se aprofundar em Ruby (e, principalmente, entender como se escreve Ruby de forma decente). O pickaxe merece uma leitura de “passada por cima”, o TRPL é um livro que você vai ler uma, duas, três vezes e ainda viver consultando pra tirar dúvidas (e ele é incrivelmente bem organizado).
[quote=Maurício Linhares]Pra quem quer aprender o “Ruby Way” eu acho muito mais interessante aprender por esse livro aqui -> http://oreilly.com/catalog/9780596516178/
[/quote]
Eu tenho esse livro e também recomendo, é excelente