ThinWire - primeiro contato

Pessoal, fiz uma pequena aplicação usando o ThinWire, e fiquei surpreso com a melhoria na produtividade.
Rapidamente fiz as telas, criei os TO’s e os DAO’s, e coloquei os listners das ações para suas devidas chamadas.
Ficou bastante rapido para o usuário e também o tempo de produção do software no meu caso caiu drasticamente.

Usei controle de sessão pela própria aplicação (login e variaveis na sessão).

Deu td certo.
Não precisei usar nada de struts, jsp, etc etc…

Gostaria de saber de vocês, oque acham disto, os prós e contras…

Até agora só vi prós… hehe

[]s

1. Lento
  2. Pesado, pro cliente (tem muito javascript sendo executado) e especialmente pro servidor, já que toda a árvore de componentes é mantida na sessão do usuário.
  3. Não serve pra fazer páginas
  4. Não é possível criar "bookmarks’
  5. Não é indexável por uma ferramenta de busca
  6. Não existe opção de fallback caso o cliente não suporte ajax ou alguma outra coisa.
  7. Fazer componentes novos (sem usar os atuais) é desnecessariamente complicado (e com pouca documentação)
  8. Não tem integração pronta com nada
  9. Montar estilos próprios não é simples
  10. Ele nem sempre usa os componentes padrão do navegador (como a tag )
  11. Abra a mesma aplicaão, com o mesmo navegador em duas ou mais janelas diferentes, pronto, agora você já sabe :slight_smile:

Enfim, em uma aplicação de intranet simples e com poucas personalizações, com poucos usuários, é uma boa solução. Se você precisa alterar muito, precisa de muita gente acessando ou precisa de páginas, é melhor passar longe.

Ow insonix, se o seu lance é programar para web como se programa pra desktop, existem outras soluções. Não sei se o amigo aí acima as conhece também, mas seria bom ver também algumas críticas relacionadas a elas:

WingS:
http://wingsframework.org/cms/

G.W.T.:
http://code.google.com/webtoolkit/overview.html

[]'s.

Vamos la, meus pontos sobre o comentário do Mauricio.

1. Lento (Não achei muito lento, para aplicações com até 20 usuários simultaneos deve servir, tendo em visto que testamos com 15 simultaneos e nada de lentidão).
  2. Pesado, pro cliente (tem muito javascript sendo executado) e especialmente pro servidor, já que toda a árvore de componentes é mantida na sessão do usuário. (Concordo).
  3. Não serve pra fazer páginas (Realmente, somente para aplicações, mas pode deixar a aplicação com cara de uma página, foi oque fiz).
  4. Não é possível criar "bookmarks’ (Não da mesmo, porém para aplicações é dificil usar bookmarks, a não ser que alguem utilize algum portal, ai pode-se fazer uma entrada pelo web.xml para linkar com o portal, inclusive fizemos algo parecido).
  5. Não é indexável por uma ferramenta de busca (Para aplicações isto é trivial).
  6. Não existe opção de fallback caso o cliente não suporte ajax ou alguma outra coisa. (Pelo que vi o thinwire é suportado pela grande maioria dos browsers).
  7. Fazer componentes novos (sem usar os atuais) é desnecessariamente complicado (e com pouca documentação) (Encontrei bastante documentação, mas os componentes pra mim serviram, não tive necessidade de criar, alguem sabe se tem algum recurso pra inserir html diretamente?).
  8. Não tem integração pronta com nada (Não entendi).
  9. Montar estilos próprios não é simples (Não foi tão simples como um CSS mas também não foi difícil).
  10. Ele nem sempre usa os componentes padrão do navegador (como a tag ). (Não vi o código fonte que ele gera…).
  11. Abra a mesma aplicaão, com o mesmo navegador em duas ou mais janelas diferentes, pronto, agora você já sabe (Não testei, oque ocorre?).

E as outras opções que o amigo kaique falou também são boas.

Valeu!

dê uma olhada no ZK