Thread - Como termina-la? :D

6 respostas
D

Opa :smiley:

Criei uma thread que fica rodando dentro de um loop e tenho uma condicao que eu deveria matar/terminar ela. Alguem pode me dar uma luz de como eu faco para matar essa thread?

Utilizo Java 6 e tudo que eu consigo fazer, é chamar um sleep pra ela :oops:

Aqui é onde eu inicio ela:

public void produtoInserido(ProdutoBean produtoBean) {
		BuscaFuncionario buscaFunc = new BuscaFuncionario(produtoBean);
		Thread threadBusca = new Thread(buscaFunc);
		threadBusca.start();

}

Classe que implementa Runnable:

public class BuscaFuncionario implements Runnable {

public void run() {
		boolean envioMail = false;
		while(envioMail == false){
			envioMail = true;

try {
				logger.info("Preparando para adormer Thread");
				Thread.sleep(3 * 1000);
				logger.info("Thread Adormecida com Sucesso");
			} catch (InterruptedException e) {
				logger.error("Ocorreu um erro ao adormecer a thread: " + e);
				e.printStackTrace();
			}
		}
		//momento de matar ou terminar a thread
	}

}

Ql seria a melhor maneira de finalizar ela?

[]'s

6 Respostas

ViniGodoy

Você pode fazer o seu while assim:

try { while (!Thread.interrupted()) { //resto do código } } catch (InterruptedException e) { logger.info("Thread interrompida!"); }

Depois, de fora dessa thread, é só chamar o método interrupt. Ele vai sair do sleep, wait, socketchannel ou qualquer outro lugar que a thread esteja adormecida e lançar uma interrupted exception (que não é necessariamente um erro). Se vc deu o interrupt fora do while, Thread.interrupted() vai retornar true.

Outra opção é criar um método na classe BuscaFuncionario que retorne false, e faça a thread sair do while. Para que uma thread pare, basta que o código saia do método run().

W

ViniGodoy:

try { while (!Thread.interrupted()) { //resto do código } } catch (InterruptedException e) { logger.info("Thread interrompida!"); }

Depois, de fora dessa thread, é só chamar o método interrupt. Ele vai sair do sleep, wait, socketchannel ou qualquer outro lugar que a thread esteja adormecida e lançar uma interrupted exception (que não é necessariamente um erro). Se vc deu o interrupt fora do while, Thread.interrupted() vai retornar true.

Outra opção é criar um método na classe BuscaFuncionario que retorne false, e faça a thread sair do while. Para que uma thread pare, basta que o código saia do método run().

se eu instanciei uma thread q tem um atributo boolean parar = false; e no meio do programa eu dei true pra esse parar e a thread terminou de executar… quando eu for dar um start nela de novo posteriormente… o atributo parar vai estar com o valor true ou false ? (isto é, a thread fica com os ultimos valores ou inicia zerada?)

A

wellingtonfoz:
ViniGodoy:

se eu instanciei uma thread q tem um atributo boolean parar = false; e no meio do programa eu dei true pra esse parar e a thread terminou de executar… quando eu for dar um start nela de novo posteriormente… o atributo parar vai estar com o valor true ou false ? (isto é, a thread fica com os ultimos valores ou inicia zerada?)

Caso eu estiver errado me corrijam.
o metodo start() da Threard executa o metodo Run() da classe?
executando uma vez ate que parar == false, caso você execute novamente o metodo start() o parar continuara com o valor false.

ViniGodoy

Sim, ele cria uma nova Thread, que começa no método run.