Thread sync

10 respostas
S

olá estou precisando criar um programa de threads sincronizadas. uma thread deve contar até 10 e a outra deve contar até 20, e a cada cinco valores contados deve imprimir o nome da thread e quantos numeros faltam para acabar a contagem.

Alguem poderia me dar uma luz de como fazer isso?

10 Respostas

E

Aqui temos um programa com as threads NÃO sincronizadas. O que você queria sincronizar? Não entendi.

class TesteThreads {
    public void teste() throws InterruptedException {

final Thread thr1 = new Thread (new Runnable() {
            public void run() {
                for (int i = 1; i <= 20; ++i) {
                    if (i % 5 == 0)
                        System.out.println (Thread.currentThread().getName() + " - " + i + " - " + (20 - i));
                }
            }
         });
         final Thread thr2 = new Thread (new Runnable() {
            public void run() {
                for (int i = 1; i <= 10; ++i) {
                    if (i % 5 == 0)
                        System.out.println (Thread.currentThread().getName() + " - " + i + " - " + (10 - i));
                }
            }
         });
         thr1.start();
         thr2.start();
         thr1.join();
         thr2.join();
    }
    public static void main (String[] args) throws InterruptedException {
        (new TesteThreads()).teste();
    }
}
S

também funcionaria dessa forma. Mas estava pensando em criar uma classe que recebe como parametros um valor inicial e outro valor final.

public ClasseCount(int s, int e) {
        this.s = s;
        this.e = e;
    }

public void run() {
        for (int i = s; i <=e; ++i) {
            if (i % 5 == 0) {
                System.out.println(Thread.currentThread().getName() + " - " + i + " - " + (e - i));
            }
        }
    }

static main ... {

ClasseCount a;
    ClasseCount b;

.....

a.start
    b.start

mais ou menos assim, eu acho, mas aí vem minha dúvida não deveriam ser sincronizadas essas threads?

E

Pois é, que tipo de sincronização você quer fazer? Você só precisa sincronizar threads se elas acessarem um recurso comum cujo acesso deve ser sincronizado, a fim de que não fique alguma coisa inconsistente ou incoerente. No seu caso, o que o professor lhe pediu?

S

Escreva um programa concorrente formado por duas threads (?A? e ?B?), que possuem suas ações sincronizadas. Uma das threads conta até 10, e então deve esperar pela outra que conta até 20, e vice-versa. Considere que a execução começa pela thread que conta até 10. A cada 2 valores contados pelas duas threads, o programa deverá escrever uma linha indicando qual thread alcançou a marca e quantos valores ainda faltam ser contabilizados.

E

Ah, agora sim você está falando direito o que você quer (lição de casa).
No seu caso, como você não pode usar aquelas APIs do java.util.concurrent (não está escrito no enunciado, mas provavelmente o professor não irá aceitar), provavelmente você terá de usar um lock.
No seu caso, você provavelmente terá de usar “wait” e “notify” (argh).

S

mas se seu fizer mais ou menos assim:

E

Rode, e veja que não vai funcionar. Por que é que não funciona? Dica: não adianta usar o “synchronized” nesse ponto.

S

nao entendi. pode me explicar?

E

Desculpe, não tinha analisado direito seu programa. Como há apenas uma instância da classe Counter, então deve haver a sincronização desejada.
Entretanto, por um motivo um pouco desagradável, você vai ver que às vezes a thread 2 vai começar seu trabalho antes da thread 1, e então a solução que você apresentou não satisfaz plenamente ao proposto por seu professor.
(Não é porque t2.start vem depois de t1.start que a thread 1 vai sempre começar antes da thread 2. Para termos essa sincronização é preciso fazer algo explícito.)

E

A forma mais estúpida de fazer com que a thread 2 comece depois da thread 1 é fazer com que a thread 1 inicie a thread 2.

Criado 25 de outubro de 2010
Ultima resposta 25 de out. de 2010
Respostas 10
Participantes 2