Threads Daemon - Não funcionando

7 respostas
C

Pessoal boa noite.
Antes de mais nada, digo que já procurei no google dezenas de vezes, sempre obtive as mesmas respostas, e nunca funciona!
Estou tentando setar uma Thread como daemon, para que ela continue rodando após o final da execução do meu main.
Segue o código:

package javaapplication1;

import java.io.File;
import java.io.FileWriter;
import java.io.IOException;
import java.util.logging.Level;
import java.util.logging.Logger;

public class JavaApplication1 {

public static void main(String[] args) {

Thread someThread = new Thread(new Runnable()
        {
            @Override
            public void run()
            {
              try {

File f = new File("test.txt");
                    FileWriter fw = new FileWriter(f);

for(int i = 0;i<1000;i++){

fw.append('\n');
                            fw.append('a');
                            System.out.println(i);
                    }

fw.close();

} catch (IOException iOException) {
                  }
            }
        });

someThread.setDaemon(true);
        System.out.println(someThread.isDaemon());
        someThread.start();

}
}

A idéia é simples, abrir um file, fazer o append de letras ‘a’, e encerrar.
O problema que, mesmo estando como daemon, as vezes cria um arquivo vazio, e as vezes nem cria nada, e nunca chega a escrever.
Se eu setar como false no setDaemon, funciona.
(Aquele println do IsDaemon, sempre imprime true)
Alguém me dá uma luz, pq o meu daemon está “morrendo” quando o main finaliza? Pelo que li, essa thread, setada como daemon deveria continuar rodando em background, até que terminasse.

7 Respostas

ViniGodoy

É justamente ao contrário. Threads deamon são feitas para não segurar a execução do programa.

Veja o que diz a documentação:
http://docs.oracle.com/javase/6/docs/api/java/lang/Thread.html#setDaemon(boolean)

The Java Virtual Machine exits when the only threads running are all daemon threads.

Quando a JVM finaliza, todas as threads daemon finalizam junto.
Isso não é só uma característica da VM, mas do SO como um todo.

Uma vez que seu programa finaliza, não dá para deixar threads para trás rodando.

S

ViniGodoy:
É justamente ao contrário. Threads deamon são feitas para não segurar a execução do programa.

http://docs.oracle.com/javase/6/docs/api/java/lang/Thread.html#setDaemon(boolean)

The Java Virtual Machine exits when the only threads running are all daemon threads.

Uma vez que seu programa finaliza, não dá para deixar threads para trás rodando.

Na verdade a JVM finaliza (automaticamente) se todas as Threads ativas forem daemon, ou seja, se não tiver mais nenhuma Thread não-daemon rodando.
Quando a JVM finalizar (automaticamente ou, por exemplo, depois de um System.exit) TODAS as Threads finalizam, independente de ser daemon ou não!

C

ViniGodoy:

ViniGodoy, imagino que daemons sejam processos que rodam em background. Dessa forma, não faz muito sentido, após o fim de meu main, os daemons morrerem junto.
Eu interpreto isso: “The Java Virtual Machine exits when the only threads running are all daemon threads.” como sendo, “Todas as não daemon morreram, então o programa principal encerra.” e não necessariamente ele mata os daemons.

E como o Samuel S disse, o programa termina quando todas as não daemon acabam, dessa forma imagino que as que são daemon, continuam rodando até o fim da execução.
De qulquer forma, preciso de uma thread que rode em background, um daemon mesmo. :?
Obrigado pela ajuda por enquanto!

ViniGodoy

Quen roda seu programa, e todas as threads dele, é a vm.

Se ela finalizar, todo resto finaliza.

S

cubo:
ViniGodoy:

ViniGodoy, imagino que daemons sejam processos que rodam em background. Dessa forma, não faz muito sentido, após o fim de meu main, os daemons morrerem junto.
Eu interpreto isso: “The Java Virtual Machine exits when the only threads running are all daemon threads.” como sendo, “Todas as não daemon morreram, então o programa principal encerra.” e não necessariamente ele mata os daemons.

E como o Samuel S disse, o programa termina quando todas as não daemon acabam, dessa forma imagino que as que são daemon, continuam rodando até o fim da execução.
De qulquer forma, preciso de uma thread que rode em background, um daemon mesmo. :?
Obrigado pela ajuda por enquanto!

Interpretou errado o que eu escrevi - as Threads marcadas daemon NÃO influenciam o termino automático da JVM!
Se todas as Threads não-daemon terminarem, a JVM será terminada mesmo se ainda tiver alguma Thread daemon rodando, portanto, com o termino da JVM, todas as Threads daemon também serão terminadas!

Praticamente significa que não está interessado em manter o programa rodando para executar apenas as Threads marcadas como daemon.
(O nome ‘daemon’ é um pouco confuso, não é a mesma funcionalidade de um processo daemon)

Exemplo: o seu programa está rodando três Threads - A é uma Thread não-daemon; X e Y são Threads daemon.
Assim que a Thread A terminar, ficariam X e Y rodando, mas essas são daemon. Como só tem Threads daemon rodando, a máquina virtual será terminada e, portanto, X e Y também serão terminadas!
É como se A fosse a principal, X e Y apenas auxiliares - o programa somente roda enquanto A não terminar.
(o System.exit() também termina a JVM, terminando todas as Threads)

ViniGodoy

Exatamente. Creio que você esteja pensando em um processo daemon.

Um processo daemon é um processo rodando. No Linux, por exemplo, você pode pelo bash transformar qualquer processo normal em um daemon, mandando ele rodar em background.

No Windows, isso é um pouco mais difícil de fazer. Você deve inicia-lo como serviço, ou usar chamadas especiais da API.

De qualquer forma, o Java não suporta uma forma multiplataforma de gerar processos daemon.

Threads são linhas de execução no interior de um processo. Elas compartilham a memória do processo entre si.
E não existem sem o processo, sejam Daemons ou não. Assim, se o processo finalizar, elas finalizam junto.

C

Agora ficou claro. Sendo assim, o que está ocorrendo com meu programa é exatamente o que deveria ocorrer.

Obrigado pessoal!

Criado 16 de abril de 2013
Ultima resposta 16 de abr. de 2013
Respostas 7
Participantes 3