Valeu pela ajuda pessoal tanto jvisualvm como usar o getname para pegar o nomea da thread ajudou (soluções simples para um problema simples).
o que tava acontecendo era o seguinte:
em um programa qualquer com threads, me foi solicitado para utilizar o newfixedthreadpool para definir quantas threads eu vou utilizar e usando o execute do executorservice eu executei um produtor e tres consumidores (problema do produtor consumidor - classico) porem ao executar o programa o tempo de consuma se mantinha igual mesmo eu colocando 50 threads para utilizar, neste ponto passei a duvidar o que eu estava fazendo, por isso queria ver o que o miseravel do programa estava fazendo em tempo de execução, ou seja, queria monitorar as threads para saber o que eu estava aprontando e realmente eu estava fazendo besteira, mas o importante é que com as dicas de vcs eu consigo ter uma visão bem melhor de como programar de forma concorrente em java, valeu mesmo galera!!!
P.S.: Senhor moderator, peço desculpas pelos dois tópicos, no momento em que criei o tópico meu computador perdeu conexão e presumi (erradamente) que o mesmo não havia sido criado, vou tomar cuidado da próxima vez!!!
P.S.(2): no momento desta resposta ainda estava baixando o jprofiler para testar.