Threads

Boa tarde Pessoal … eu precisava de uma explicação mais profunda e teórica do funcionamento de threads … se ninguém puder fazer isso, mas conhecer algum site onde eu acho esta informação já está ótimo …

Dúvidas:

1) O que é compartilhado entre as threads de um mesmo processo em Java ?

  1. Cada thread tem uma pilha de execução, informações sobre o PC (Program Counter) e q mais ?

  2. Para o sistema operacional, como funciona o escalonamento das threads ? Pq eu sei que existe o conceito de User leve threads … um processo com esta característica embora possa ter multiplas threads só consegue ter uma dela rodando (supondo o uso de máquinas paralelas) … em java como são as threads ?

Bom … é isso … valeu :wink:

Olá,
este é um assunto que eu acho muito chato, mas muito importante

:?:

O que as threads de um mesmo processo tem em comum: espaço de endereço; variáveis globais e arquivos.
Cada thread possui contador de programa, registros, pilha e estado (running, done, locked).

:?:

Uma dica, procura no tutorial de Java da sun, no site java.sun.com.

Para conceitos teóricos e aprofundados sobre threads, é bom você pegar qualquer livro de Sistemas Operacionais, lá deveria ser sua fonte principal de informações. O livro de S.O. do Tannembaum já tem um bom conteúdo, existem outros.

É pessoal … no livro do TANENBAUM naum aprofunda threads nao … pelo menos na versão que eu tenho … Daniel, eu tb sou do ICMC … faço mestrado na área de Sistemas Distribuídos …

falow galera … valeu pelas dicas …

[]s Julio

Miltithreaded Programming with Java é o livro que tu deves ler. Ele trata desde o gerenciamento dos LWP dentro dos principais sistemas operacionais e o uso deles para a manutenção de Threads. Certamente encontrarás o que quer.

Um livro MUITO LEGAL, e que nao eh soh java, eh o do Gregory Andrews, que chama Multithreaded, Prallel and Distributed programming. Muito bom MESMO. Vai desde operacoes atomicas no nivel do processador, ateh monitores e barreiras.

Outro legal eh do doug Lea, mas acho super desorganizado. Ele eh o cara da programacao concorrente em java atualmente.