TI no Brasil em 2008

10 respostas
internetws

Já sei que você clicou no assunto deste post porque o título lhe chamou a atenção.
Mas antes de os recalcados (aqui no GUJ aparece aos montes) ou os invejosos de plantão (gente que não tem opinião e não é bem sucedida, e adora vir encher o meu saco) digam que estou errado, vamos aos fatos:

• Na maioria das empresas, vale a politicagem. Você entra se tiver QI (Quem Indica) e se torna uma pessoa de sucesso se tiver o QVC (Quem você conhece).
  • 95% dos recrutadores não são experientes, não tem o MENOR conhecimento em TI, e não sabem a diferença entre um analista sênior e um pleno.
  • Boa parte dos profissionais, saem da faculdade com 0 em conhecimento prático, muita garganta e um diploma debaixo do braço. Mas se ele for bom de papo, consegue cargo e ganhar mais do que um cara que ralou, tem 100% de conhecimento prático e é uma pessoa de talento.
  • Nem 10% dos profissionais da área sabem outro idioma além do nativo (sem contar que boa parte destes, mal escreve sua própria língua nativa…). Inglês pelo menos, é imprescindível, pois nesta área, 95% das documentações, comandos, etc, estão em inglês. (é por isso que se vê cada vez mais pessoas colando erros de Warning, e perguntando o que é este erro… ai ai…)
  • Profissional (se é que se pode dizer assim) tomando cervejinha com superior pra conseguir cargo, é o que mais tem por aí.
  • As empresas enxergam o departamento de TI, como despesa, portanto, ou o departamento dá lucro, ou então é o primeiro a ser cortado.

Você não vê essas coisas nos departamentos de informática de outros países. O que você vê são empresas centradas, que investem em TI, que investem nos profissionais e em equipamentos. Quem dera no Brasil fosse assim.

10 Respostas

L

e?!?!?!?!

Isso foi um desabafo só?

Não entendi o intuito do post…

SanjuanRJ

Você exagerou muito.

De que cidade você é?

Aqui no Rio de Janeiro isso não acontece, ou se acontece é menos de 1%

SanjuanRJ

E acho que você postou no lugar errado.

Isso é assunto de off-topic.

gui_sv

Concordo …

Sair da faculdade com um diploma … é so um diferencial, q na maioria q ira concorrer tbm tem … ou seja vc é mais deles … o que vale e é o que foi dito é experencia e certificações e experencia …
Faculdade na minha humilde opiniao nao vale pra p#$# nenhuma … nem presidente tem !!! 8)

Quanto a fluencia em ingles isso é verdade … e é preciso primeiro aprender o portugues … nossa o que vejo aqui no forum “pra mim fazer” … e erros de grafia … é algo absurdo … mas enfim …

Vlw

SanjuanRJ

Algumas poucas empresas dão algum valor para faculdade.
E outras ainda dão preferência para faculdade consideradas de “primeira linha”(Federais e PUC).
E ainda existe gente que não quer pessoas dessas consideradas de “primeira linha”(Alegam, ser científica demais e não serem aplicadas ao mercado).

Ou seja vária muito do perfil da empresa, é complicado mesmo.

albertongai

vc mora em São Paulo - Capital, internetws?

Bom eu sei que tem muitos empregos por ai, mas posso dizer mais ruins do que bons pela proporcionalidade, os empegos ruins com certeza tendem bastante ao que vc comentou , tirando um pouco da parte do QI, pela falta de profissionais mesmo, que acaba fazendo com que as portas se abram mais…

josenaldo

QI???
QVC???

Que nomes feios… Chama de Networking… É mais bonitinhos…

Brincadeiras a parte, o fato é que não adianta você ser super-mega-ultra-competente se ninguém conhece você. QI é sim fundamental. Tanto para identificar os competentes como para identificar os idiotas.

Já trabalhei em várias empresas onde o Qi não era algo disfarçado. Era praticamente um dogma das instituições. O chefe do setor vivia pedindo a equipe indicações de bons nomes. E sempre que alguém nvo chegava, ele perguntava a equipe se nós conhecíamos a pessoa e o q achávamos.

pcalcado

Você realmente acha que isso não acotnece nos outros países?

josenaldo

Sabe Shoes, eu acho que isso acontece em tudo que é lugar. E em todas as áreas do conhecimento. E sinceramente, pra mim isso é natural. Uma das primeiras decepções que tive ao entrar pra faculdade foi descobrir que lá só a minoria é realmente CDF…

LPJava

pior que é a minoria mesmo josenaldo… e outra… descobrir que muitos que fazem T.I em faculdade… ou é para exibir o que cientista, analista em informatica(como eles falam) e talz… Outros por que tem aquela linda frase: “informatica dar $$ entao vou fazer”.

Concordo nessa parte pois sinto isso na pele, aqui na empresa trabalho em uma empresa de varejo com 21 lojas, e para empresa o melhor departamento é o de vendas… eles que representam o faturamento da empresa… mais o departamento de T.I aff so gera custo, é um servidor novo, hj outro amanha, etc… Agora a diretoria esquece que a empresa é 99,99% informatizada… nao tem nada que nao seja veio por meio do sistema X ou Y. E que o sistema precisa autorizar… agora quem cuida do sistema? Pq qdo o servidor de vendas para por 5min o diretor sai correndo da sala dele, dizendo to perdendo venda veja ai o que foi… minhas 21 lojas nao podem ficar paradas nao…
Claro que o pessoal de vendas deu seu percentual mais dizer que a é setor trofeu da empresa e T.I sem trofeu nao dar… isso rola em varias empresas quando os administradores do negocio nao sao empreendedores…

agora

Bom cara isso aqui nao dar para concordar com vc… tipo… o portugues é extremamente dificil… muito dificil mesmo, muitas regras gramaticais… e a questao de vc melhorar o portugues é leitura… quanto mais vc ler mais vc melhora tanto a escrita quanto a leitura!! Entao dizer que para aprender outra lingua tem q saber bem a nativa… entao vc nunca vai aprender outro idioma…
E no caso do ingles ele é extremamente facil em comparacao com outros idiomas… e a prova disso que ele se tornou uma lingua internacional(Europeu, Asiatico etc).

Criado 18 de fevereiro de 2008
Ultima resposta 19 de fev. de 2008
Respostas 10
Participantes 8