TI paga os melhores salários no país

[quote=Fabrício Cozer Martins]É absurdo isso!
Vai ver quanto vale o projeto que seu chefe ou dono da empresa está vendendo, divida pelo número de pessoas envolvidas com o projeto e tente achar uma média, com certeza ultrapassa esse valor da notícia, se fosse pra ser justo o salário deveria ser em média 10k a 12k.[/quote]

Se não me engano os comunistas pensavam assim :slight_smile:

Salário de uma classe é definido pelo média de mercado e não pelo valor que o funcionário gera pra empresa. Em mais uma analogia, nessa linha de pensamento, mestre de obra e pedreiro iria querer ganhar horrores em cima de cada prédio contruído por uma construtora.

[quote=microfilo][quote=Fabrício Cozer Martins]É absurdo isso!
Vai ver quanto vale o projeto que seu chefe ou dono da empresa está vendendo, divida pelo número de pessoas envolvidas com o projeto e tente achar uma média, com certeza ultrapassa esse valor da notícia, se fosse pra ser justo o salário deveria ser em média 10k a 12k.[/quote]

Se não me engano os comunistas pensavam assim :)[/quote]

Pois é. Karl Marx já falava sobre a exploração da mais-valia desde o século XIX. Mas, enfim, voltando ao tópico…

Isso que voce esqueceu impostos, FGTS, outras areas da empresa que dependem da renda gerada pela “fabrica” que tambem têm gastos fixos.

Fabricio, Essa sua prospecção é verdadeira apenas se na bahia existe tamanho incentivo fiscal para as empresas de TI. Se a resposta for sim avise o quanto antes, estou precisando de um lugar assim pra abrir minha empresa. :smiley:

O empregado só trabalha o suficiente para não ser mandado embora?
O empregador só paga o suficiente para o empregado não ir embora?

[quote=marcelomartins]O empregado só trabalha o suficiente para não ser mandado embora?
O empregador só paga o suficiente para o empregado não ir embora?[/quote]

Hoje quem faz isso é demitido. Empregado meia boca vai pra rua, empregador muquirana que fique com o lixão do mercado.

Pô essa galera leva tudo a sério, é claro que a forma de rateio que escrevi não é realmente uma maneira real, o nível hierárquico de cargos e as responsabilidades assumidas na coorporação são os que ditam o salário do funcionário, no entanto, quis dizer que existe uma diferença enorme entre o salário do diretor e um analista-programador ( que se fódi! também ).

Acho que empresas em que a maioria dos funcionários trabalhadores são sócios, tende a prevalecer no mercado capitalista de maneira coerente e justa.

[quote=“ZehOliveira”]Em mais uma analogia, nessa linha de pensamento, mestre de obra e pedreiro iria querer ganhar horrores em cima de cada prédio contruído por uma construtora.[/quote]Ou a sua empregada doméstica te cobrar 4 mil reais porque vc ganha 5.

[quote=“Fabrício Cozer Martins”]Pô essa galera leva tudo a sério…[/quote][quote="Fabrício Cozer Martins, no post anterior, "]É absurdo isso!
Vai ver quanto vale o projeto que seu chefe ou dono da empresa está vendendo, divida pelo número … … … … …[/quote]E não é pra levar a sério?

[quote=“Fabrício Cozer Martins”]…no entanto, quis dizer que existe uma diferença enorme entre o salário do diretor e um analista-programador ( que se fódi! também ).[/quote]No entanto os diretores estão nos cargos mais visados e mais instáveis, são os que, mesmo que teoricamente, recebem maior pressão pela responsabilidade, e isso tudo tem um preço. Se na prática isso acontece ou não, de empresa pra empresa, se esses diretores são sanguessugas e não fazem por merecer seus salários astronômicos, é ooooutra história.

[quote=“Fabrício Cozer Martins”]Acho que empresas em que a maioria dos funcionários trabalhadores são sócios, tende a prevalecer no mercado capitalista de maneira coerente e justa.[/quote]Será? Talvez não necessariamente. O problema todo não é esse.

Pow. Eu tinha escrito exatamente isso, mas alterei pq achei que a do mestre de obra elucidava mais a coisa. Hehe. :lol:

O exemplo da empregada doméstica é bem ruim.
Porque ela não pode abrir uma empresa de dona de casa.

Já o programador (experiente ou não) pode se sentir tentado a concorrer com seus empregadores quando eles fornecem serviços de consultoria ou desenvolvimento. Ou prestá-los serviços de consultoria quando eles não são uma empresa do ramo de TI.

Vai ter dificuldade? Vai.
Vai ter que pagar um monte de coisas? Vai.
Mas essas coisas não deveriam ser impedimentos a livre iniciativa, a inovação e o surgimento de novas empresas.

Claro que existem aqueles que querem ser funcionários e não gostariam de ganhar OS LUCROS do risco. Para Marx (tadinho… ultrapassado) o risco e o custo financeiro em investimentos não contam. Mas obviamente investir 20mil reais numa empresa por meses é perder no mínimo a possibilidade de colocar essa mesma quantia numa aplicação estável, digamos, como a SELIC (15% ao ano) e ainda correr o risco desse montante desaparecer.

A diferença entre o salário do Diretor e do programador não é uma Injustiça. É um convite para que mais desenvolvedores arrisquem e se tornem diretores. É o prêmio pelo risco. Quando o prêmio aumenta, é como se o mercado estivesse suplicando por mais empresas. E isso o Marx também já falou[1]: a concorrência diminui o lucro (saturação do mercado).

[1] Obviamente Marx também não contava com a capacidade aparentemente infinidade do homem criar novos nichos de mercado.

[quote=micheldemontalvao]Acho que faltou pesquisarem os cargos de magistratura em direito

Procurador - 14.800
Desembargador - 18.000
Juiz - 12.000

E por ai vai.

PS: Sei que v.c vão dizer que é a união e não empresas privadas, mais o tópico era: “TI paga os melhores salários no país”.

Fiquem com Deus.
[/quote]

Ahhh… só para completar:

Magistrado tem férias duas vezes ao ano. Duas (30 + 30).

[quote=microfilo][quote=Fabrício Cozer Martins]É absurdo isso!

Se não me engano os comunistas pensavam assim :)[/quote]

Esse foi o melhor post (tou falando sério) :wink:

O problema da área de TI (nem sempre isso se torna um problema) é que sempre há um intermediário no meio, que come boa parte da fatia do bolo.

Acontence que profissional de TI pode trabalhar como autônomo assim como outras classes tais quais médicos e advogados, etc.

Não entanto é muito comum você trabalhar por um processo que há um intermediador, no caso uma empresa de TI que presta serviços para outra empresa, seja essa outra pública ou não.

Então você não trabalha diretamente nessa empresa, você trabalha em uma empresa X prestando serviços para a empresa Y que remete uma quantidade de 5X a empresa de TI recebe 3X e lhe paga 2X. Essa é uma grande realidade.

Claro que há ainda outros cassos sem ser de outsourcing, como você trampar em FSW que chega muitas vezes a ser pior.

Isso não é privilégio nosso. Em todas as áreas de atuação no mundo capitalista é assim.

[quote=“rodrigousp”]O exemplo da empregada doméstica é bem ruim.
Porque ela não pode abrir uma empresa de dona de casa.[/quote]Não, não é ruim não, pq todo mundo entendeu, inclusive vc. Detalhes são só detalhes, senão isso não seria um exemplo.

[quote=“Grinvon”]Então você não trabalha diretamente nessa empresa, você trabalha em uma empresa X prestando serviços para a empresa Y que remete uma quantidade de 5X a empresa de TI recebe 3X e lhe paga 2X. Essa é uma grande realidade.[/quote]Há algo de errado nisso?

3x e 2x é uma troca até que razoavel, em outros setores os intermediadores ficam com fatias muito superiores. No meu caso digo que a parte errada sou eu, que estou do lado da fatia magra.

Com certeza, vc também pode trabalhar por conta própria e garimpar seus próprios projetos. Pode ser que em algum momento, alguem te peça um projeto grande e que vc precise de mais uma pessoa para te ajudar. Ai, vc contrata alguem, aluga uma salinha, paga o condominio, luz, agua, etc. O que vc recebe pelo projeto vc não divide com a pessoa que vc contratou. Ou divide? A não ser que vc entre em sociedade com ele. Se o projeto atrasar, vc errar em alguma estimativa, de onde vc vai continuar financiar o projeto.

Isso é só uma pequena mostra do por que a empresa retira seu lucro e divide entre os sócios e vc “só” recebe seu salário.

Isso é injusto? Acho que não…

Pense também no modelo de franquias, por que alguém pagaria para usar o nome de uma rede se ela poderia montar o seu próprio nome? De certa forma é a mesma coisa.

Cada um agrega valor no produto/serviço final de uma forma e cada um é recompensado pelo que de certa forma entrega. As vezes o produto final de cada pessoa, ou entidade na cadeia, pode ser de certa forma abstrato e as pessoas não enxergam isso.

Isso não é privilégio nosso. Em todas as áreas de atuação no mundo capitalista é assim.[/quote]

Claro, estou plenamente ciente disso, e onde que eu disse que era privilégio camarada?

Se você gosta de dar duro e receber menos de 50% do que eles pagam, azar o seu!

“privilégio” foi só uma forma de expressão pra dizer que não somos os únicos. :stuck_out_tongue:

E responde tudo em um post só! :wink: