TI paga os melhores salários no país

[quote=Grinvon][quote=MarcioTavares]

[quote=“Grinvon”]Então você não trabalha diretamente nessa empresa, você trabalha em uma empresa X prestando serviços para a empresa Y que remete uma quantidade de 5X a empresa de TI recebe 3X e lhe paga 2X. Essa é uma grande realidade.[/quote]Há algo de errado nisso?
[/quote]

Se você gosta de dar duro e receber menos de 50% do que eles pagam, azar o seu![/quote]

Cara, eu sou mais idiota que o Grinvon, eu deixo mais de 30% do meu salário para uma coisa que só me ferra e sacaneia.

Pro governo?.. :smiley:

[quote=Grinvon]Se você gosta de dar duro e receber menos de 50% do que eles pagam, azar o seu![/quote]Vc está usando uma linha de raciocínio parecida com a que estávamos criticando antes.

Depois que você abre uma empresa, em quanto tempo vc imagina que vai ter condição de assumir um projeto de 10, 20 ou mais milhões de reais?
Leve em consideração a estrutura que vc necessitará pra assumir um projeto desse porte (isso porque foi só um exemplo e existem outros muito maiores).

A não ser que vc seja filho de político enriquecido ilicitamente, filho de banqueiro, ou de outros por aí que nadam no dinheiro, provavelmente vc começará a operação da sua empresa de forma modesta, com dois ou três sócios, pegando projetos para poucas pessoas trabalharem. É aí que se encaixam os “intermediadores” ou até as “folhas das árvores”, porque existem empresas que pegam projetos muito grandes, necessitam terceirizar uma parte dos serviços e aí contratam outras empresas menores para prestar serviços, geralmente mais especializados. E aí essa empresa não consegue dar conta de todo o serviço que pegou e terceiriza novamente o trabalho, formando mais um de talvez vários ciclos nessa cadeia. Só que as coisas evoluem um passo de cada vez. Sua empresa vai crescendo aos poucos, e aos poucos vc vai pegando projetos maiores, contratando mais gente etc etc. Pra vc receber a maior parte da fatia vc tem que correr atrás, não é simplesmente querer.

Só reforçando o que vc diz, é extremamente comum chegarem vagas de consultoria X recrutando gente para um projeto de grande porte da consultoria Y, para estar alocado na empresa Z.

É um bocado de chefe! :slight_smile:

O que eu entendi é que o exemplo não serve. oK!?
A função de programador dá certa autonomia a pessoa. Eu sou capaz de desenvolver programas que outras pessoas possam usar. Esse detalhe faz toda diferença. Por exemplo: veja o rentacoder, a proliferação de consultorias de TI, o movimento de software livre.
O programador tem muito poder… isto é um fato novo. Na economia da sociedade do conhecimento o custo marginal da produção é próximo de zero. Os recursos humanos são muito mais caros do que os demais recursos da produção.
Tome o desenvolvimento de um avião (Máquinas pesadas + estalagem + peças + profissionais qualificados ).
Tome o desenvolvimento do linux (PC + internet + profissionais qualificados) (sendo que cada um doa seu custo: máquina + internet + tempo).
Por tudo isso os valores pagos pelas consultorias são bem distorcidos. A tendência é essa diferença diminuir mesmo.

Que tal concentração de renda e monopólio !? Pode ser também considerado como uma distorção do mercado, que diminuiria com a concorrência.