TI verde será revolução maior que web

Terça-feira, 15 de maio de 2007 - 14h07

FRANKFURT - Uma resposta mundial às alterações climáticas vai deflagrar uma revolução de negócios maior que a internet.

A afirmação é de Bill Joy, co-fundador da Sun Microsystems. “Essa é uma oportunidade muito maior”, disse ele à Reuters, apontando para a escala do problema e os lucros que podem ser gerados por medidas simples como um uso mais cuidadoso da energia.
http://info.abril.com.br/aberto/infonews/052007/15052007-11.shl

Da mesma linha…

http://blog.dreamhost.com/2007/04/20/were-green/

Segunda eu até comentei com uns amigos, puxa, preciso pensar em algo pro meio ambiente, disso surgirão os novos milionários (não estava falando exatamente de software não).

Carbon offsetting eh uma industria que vai movimentar uma quantidade de dinheiro cada vez mais violenta, mas o principio em geral eh meio nonsense pra mim. Ao inves de se policiar e parar de consumir recursos a toa, eh mais “barato” e mais PR simplesmente pagar pra uma empresa dessas plantar arvores. Er…?

Essa história de ‘salvar o meio ambiente’ vai ser a moda das próximas décadas, mas não vai adiantar porra nenhuma, e um dia vamos chegar ao nosso merecido colapso…

Economia Verde, Tecnologia Verde, Dinheiro Verde!

Na verdade uma safra enorme de novos milionários já estão surgindo de negócios ligados ao meio-ambiente! E o Brasil, se nossos políticos assim desejarem e nosso povo se mexer, poderá ficar na vanguarda deste movimento, principalmente com relação ao Etanol e Biodiesel, para citar alguns.

Outro exemplo interessante é de uma empresa que trabalhei aqui em Goiânia, chamada PPA. O proprietário dela, tinha uma outra empresa chamada Embrasca, que trabalha essencialmente com “Sequestro de Carbono” (Se você achou Orientação a Objetos difícil, no inicio do seu aprendizado em Java, você vai chorar quando estudar os conceitos de Seqüestro de Carbono).

Essa empresa foi fundada assim que foram assinados o protocolo de Kioto. O então amigo/chefe (porque antes de ser meu chefe ele já era meu amigo), já estava vislumbrando um novo patamar de negócios com o movimento de preservação do meio-ambiente. Em 2004 ele foi a Itália para uma conferencia de Seqüestro de Carbono. Ele, que já domina muito o assunto, ficou bobo, porque conheceu gente que já estava se movimentando muitos anos antes do protocolo ser assinado. Oportunismo? Não, visão! Alguns homens de já estavam se preparando, pois sabiam que mais cedo ou mais tarde não haveria como procrastinar o problema do meio-ambiente. Só para vocês terem uma idéia, o volume de negócios fechado na época que ele foi nesta conferência foi de + ou - USD$780 milhões.

Hoje, nós desenvolvedores, temos novas oportunidades pela frente. Além da TI Verde, temos também grandes oportunidades (principalmente para Java) com respeito à TV Digital, dispositivos móveis, RFID e muitas outras áreas.

Agora é por a cuca para funcionar!

[quote=renato3110]Essa história de ‘salvar o meio ambiente’ vai ser a moda das próximas décadas, mas não vai adiantar porra nenhuma, e um dia vamos chegar ao nosso merecido colapso…[/quote]Os ETs voltarão antes de 2050 pra salvar o que restou do planeta.

Certamente ainda veremos software certificado como “de baixa emissão” ou “otimizado para minimizar impacto no meio ambiente”.

Tremenda oportunidade…

A propósito (pra quem não assistiu):

http://fantastico.globo.com/Jornalismo/Fantastico/0,,AA1538698-4005-676098-0-13052007,00.html

(Esses links da globo são horríveis).

Depois que eu vi uma reportagem que dizia que a Copa da Alemanhã, em 2006, foi a primeira copa sustentável do mundo, nada mais me assusta.

Os caras plantaram árvores, pagam os tubos por energia solar, qualquer pessoa que tiver excedentes individuais de energias limpas como solar ou eólica a distribuidora é obrigada a comprar,…, tudo isso para contrabalancear o desequilíbrio que o fluxo de turistas iria causar.

abraços

Pra quem ficou curioso sobre o projeto da copa 2006 (se é que alguém ficou :)), eles deram o nome do projeto de Green Goal. Links sobre o assunto abaixo:

http://www.unep.org/Documents.Multilingual/Default.asp?DocumentID=452&ArticleID=4918&l=en
http://www.enbw.com/content/en/press/press_releases/2005/12/pm_20051207_cu_mw02/index.jsp;jsessionid=45645E42DFD97244CE5FC4F7A9023F6E.nbw05

otaviofcs,

Quanto a esse mundo verde, acredito mesmo que seja uma grande área a ser explorado por nós. Dado o fato de que a preocupação com o meio ambiente é muito grande nos dias de hoje. Muitos empresas hoje de uma série de atividade de monitoramente e mitigação de impactos ambientais.
E é nessa parte que podemos entrar, desenvolvendo sistemas.
Eu tenho trabalhado nesta área, desenvolvendo software para a área ambiental, e é bem interessante.

fsquadro,

O que você tem desenvolvido para TI Verde?

kirkgo,

Basicamente sistemas de monitoramento para mamiferos marinhos, sistemas de monitoração ambiental para portos entre outros, tudo isso ligado com informação geoespaciais.

[quote=kirkgo]fsquadro,

O que você tem desenvolvido para TI Verde?[/quote]

as tartarugas é uma carne bem gostosa porem a pesca nao é permitido, e a cada uma que nasce tem um monitoramento nelas… como sera que isso é feito?

Camilo,

Existem 2 formas, do monitoramento das tartarugas, por marcação e por satélite.
A marcação funciona da seguinte forma: Quando o TAMAR pega um tartaruga, incidentalmente, ou na desova, ele colocam uma marca na tartaruga, que é tipo um “piercing”, que tem uma numeração, que para eles é o DNA da tartaruga. Para poderem reconhece-la em uma outra recaptura.

A segunda foma é por satélite. Eles colocam um aparlho no casco da tartaruga, que parece um rádio, que transmite o sinal. (É importante ressaltar que essas tartarugas também são marcadas).

Através do rastreamento por satélite, o TAMAR busca ter as informações referentes às áreas geográficas onde esses animais passam os outros momentos do seu ciclo de vida quando não estão se reproduzindo. Essas informações permitem estabelecer diretrizes e prioridades nos trabalhos de conservação.

As tartarugas marinhas são animais altamente migratórios e passam cada etapa de suas vidas em diferentes regiões dos mares.

Se quiser saber mais sobre as tartarugas marinhas, entra no site do TAMAR: http://www.projetotamar.org.br

Espero ter esclarecido a sua curiosidade.

Enquanto debatemos, a Microsoft aproveita a oportunidade… :smiley:

Ela não perde a oportunidade mesmo de ganhar $$$$$$$.

[quote=fsquadro]Camilo,

Existem 2 formas, do monitoramento das tartarugas, por marcação e por satélite.
A marcação funciona da seguinte forma: Quando o TAMAR pega um tartaruga, incidentalmente, ou na desova, ele colocam uma marca na tartaruga, que é tipo um “piercing”, que tem uma numeração, que para eles é o DNA da tartaruga. Para poderem reconhece-la em uma outra recaptura.

A segunda foma é por satélite. Eles colocam um aparlho no casco da tartaruga, que parece um rádio, que transmite o sinal. (É importante ressaltar que essas tartarugas também são marcadas).

Através do rastreamento por satélite, o TAMAR busca ter as informações referentes às áreas geográficas onde esses animais passam os outros momentos do seu ciclo de vida quando não estão se reproduzindo. Essas informações permitem estabelecer diretrizes e prioridades nos trabalhos de conservação.

As tartarugas marinhas são animais altamente migratórios e passam cada etapa de suas vidas em diferentes regiões dos mares.

Se quiser saber mais sobre as tartarugas marinhas, entra no site do TAMAR: http://www.projetotamar.org.br

Espero ter esclarecido a sua curiosidade.
[/quote]

sim po eu sei que tem a de marcacao mais citei, a questao que o cara fica la monitorando o q a tartaruga faz, o q deixa de fazer… hehe

Camilo,

Na realidade é assim, eles monitoram a desova, que é quando a tartaruga vai na praia colocar os ovos. Então eles marcam onde estão os ovos, e caso haja algum risco, eles reitiram os ovos daquele lugar e levam para um lugar dentro do TAMAR, que eles chamam de “Cercado”.

E eles também monitoram as tartarugas quando eles pegam, ou recebem eles com algum ferimento, então elas vão para um tanque, ou uma piscina, e o pessoal do TAMAR cuida deles até se recuperarem (ou não) e colocam elas novamente no mar.

Caso você tenha mais alguma dúvida ou curiosidade, eu te respondo por MP, senão daqui a pouco isso aqui vira um “Fórum Ambiental”. :slight_smile:

[quote=Luiz Aguiar][quote=renato3110]Essa história de ‘salvar o meio ambiente’ vai ser a moda das próximas décadas, mas não vai adiantar porra nenhuma, e um dia vamos chegar ao nosso merecido colapso…[/quote]Os ETs voltarão antes de 2050 pra salvar o que restou do planeta.

[/quote]

Outra teoria: a humanidade coloniza outro planeta e empresas oferecem a migração para lá. Conclusão: os ricos mudam de planeta antes de sucumbir, e os bilhões restantes se fodem junto com a Terra…

Ou: um dia me infiltro num acelerador de partículas e causo um acidente titânico que evapora o planeta em 2 segundos e mata toda essa raça filha da p*** de vez , incluindo eu mesmo é claro :mrgreen: