Boa tarde pessoal,
Estou desenvolvendo um site e este terá um cabeçalho, corpo e rodapé. O cabeçalho e o rodapé são fixos, o que vai mudar é só o corpo.
Sei que posso utilizar o tiles para colocar o cabeçalho e o rodapé em cada página.
Também sei que posso utilizar a função load() do jquery para carregar uma página dentro de uma div, mantendo o cabeçalho e o rodapé na página.
Minha pergunta é o seguinte.
Em relação ao desempenho, qual dos dois é mais rápido?
Em relação à produtividade, qual dos dois é mais produtivo?
E outro, qual dos dois é mais correto?
Agradeço a quem puder dar uma opinião.
Isso depende bastante da situação… e inclusive é normal que seu aplicativo acabe usando as duas soluções.
Colocando algumas dicas básicas:
-> Se vai entrar em uma nova funcionalidade, faça uma chamada montando a página inteira com Tiles. Assim essa página fica independente, dá para acessar diretamente pela URL ou por um Menu.
-> Para carregar dinamicamente elementos da página de modo a criar uma interface mais interativa, use Ajax.
-> Para recarregar o conteúdo após alteração nos dados, use Ajax.
Resumindo… o legal é carregar tudo (Tiles) quando entrar em uma nova página, e ir recarregando com Ajax enquanto navega nessa mesma funcionalidade.
Mas isso varia bastante em função de vários fatores, inclusive até mesmo do gosto pessoal.
Hum, entendi! Gostei muito da sua explicação, valeu pela dica.
Não considera usar Facelets?
Olá Rafael,
não conheço o Facelets. Mas o que você diz, ele é melhor que o Tiles? A curva de aprendizagem é rápida?
Grato.
Olá Rafael,
pelo que percebi Facelets é integrado ao JSF, mas o projeto que estou desenvolvendo utiliza VRaptor.
Grato.