Meu cenário: uma aplicação swing cliente servidor, que funcioan tanto offline qto online (motivos do cliente)… no modo “offline”, o usuario pode cadastrar “requisições”, estas que serão processadas assim q for detectado conexao com internet…
pensei fazer o seguinte: criei um objeto “sinc” onde nele possuo um timer q fica verificando na tabela de requisicoes se há algum registro a ser processado… se sim, conecta ao oracle(remoto) e faz a pesquisa ou inserção… se nao houver erros, marca o registro como processado e notifica a seu observer (setChanged - notifyObservers ), que da um refresh na table (vai mudar o status pra “processado”, e double-clicando na table ele ve os detalhes da consulta)…
Alguem, vendo esse cenário pode me aconselhar sobre os possiveis problemas que eu encontraria, fazendo dessa maneira, ou pode me dar sugestões de melhorar isso?
Isso parece com aquelas soluções de sincronização que estão disponíveis para alguns bancos de dados móveis - acho que o Sybase AnyPlace, e o MS SQL Server, tem uma coisa dessas. Só que as soluções de sincronização não envolvem a atualização da tela, que é o que você faz.
hmm… vlw thingol… vou da uma pesquisada sobre isso…
mas tipo, o server é Oracle 9, e nos clientes vai ficar firebird… ai axo que ia ser dificil axar essa solução de sincronização… ou nao?
Entao… eu perguntei isso pq axei que estava usando uma coisa muito simplória (Timer) pra algo assim… na minha cabeça passou que Timer era so pra ser usado pra atualização de reloginhos, algo assim =)
Timer é para fazer processos serem acionados de tempos em tempos (scheduler/programação de tarefas).
O outro lado da moeda é que vc vai ter que confiar que seu processo rode sempre mesmo. Digamos que haja uma pane e seu processo trave ou morra por uma Exception qualquer. Quem vigia / levanta esse processo ?
Uma opção nojenta e funcional é que a programação da tarefa seja pelo sistema oepracional (cron do Unix, se for Windows tem o programador de tarefas, mas pode esquecer a minha sugestão).
ASHUDsahsdu… pode crer, mas as vezes só opções nojentas dao jeito
Pois é jcatino… era de algo assim que eu tinha medo, como controlar essa possivel pane… vou ver se descubro uma maneira melhor de fazer isso, pq esta me cheirando meio ‘gambi’ do jeito q estou fazendo… tipo enqto a rede nao cai ou nao acontece nada errado roda legal heeheh… problema vai ser tornar isso estavel…