Tipo de Aplicação

Não sei explicar muito bem o meu pensamento, mas é mais ou menos assim:

Como eu defino se um projeto vai ser web ou desktop?

-Preciso fazer um programa que será relativamente simples cadastro, alguns relatórios (com opção para impressão).

-Só que a base de dados precisa ser “online”, então me surgem muitas dúvidas de como fazer a aplicação.

Eu pensei nas seguintes opções, mas não sei certo:

-Desktop, com a conexão do banco de dados com o servidor. (o que eu precisaria aprender? ou é só conectar diretamente no i.p do servidor ao invés de localhost? pesquisando pelo guj, vi que não é tão simples)
-Desktop com JWS (mas acho que não seria útil no meu caso, já que o programa não terá atualizações freqüentes)
-Web (só seria meio complicado fazer uma interface bonita e de fácil manutenção já que tem essa confusão dos brownsers atualmente)

O que vocês escolheriam e por que?Já que é um sistema simples.A principio seria apenas um usuário acessando o sistema.

Uma aplicação Cliente / Servidor?

• O Servidor disponibiliza, através de WebService, as informações e comandos necessários para o funcionamento de seu sistema.

• O cliente poderia ser Swing, páginas jsp em localhost, etc… para uma mesma regra que comunique com o WebService.

Acho que WebService é a palavra-chave da arquitetura que você está tentando montar.

Olá RafaelViana,

Bom, como é apenas para 1 usuário, e faria desktop, deixaria o banco de dados no servidor, e faria em 3 camadas, camada de aplicação, camada de negocios e camada de dados, agora se fosse para vários usuários, ai teriamos que usar web, seria bem melhor …

Generosamente,

Frid