Que comando usar para descobrir se o tipo de dado de um JTextField é double
ou qualquer outro?
ate +++++
Que comando usar para descobrir se o tipo de dado de um JTextField é double
ou qualquer outro?
ate +++++
O tipo de dados de um JTextField é sempre String 
De qualquer maneira, se você quiser saber se a string representa um dado numérico, você pode tentar ver se Double.parseDouble (ou DecimalFormat.parse, com setLenient(false))
lança uma exceção.
Poderia tentar o Double.parseDouble() e passar a String pra ele. Se conseguir transformar, é um double.
O tipo de dados de um JTextField é sempre String![]()
De qualquer maneira, se você quiser saber se a string representa um dado numérico, você pode tentar ver se Double.parseDouble (ou DecimalFormat.parse, com setLenient(false))
lança uma exceção.
Isso mesmo que eu queria dizer eu so nao soube explicar
Mas o unico jeito e lançando uma exceção ?
minha intenção e enviar uma msg para o usuário avisando que naquela caixa de texto
só é permitido números…
Não é preciso mandar a exceção para o cliente. Você pode encapsular o processo em um método, mais ou menos assim:
public static boolean ehNumerico (final String str) {
try { Double.parseDouble (str); } catch (NumberFormatException ex) { return false; }
return true;
}
Outra opção é fazer um regex para cada um dos tipo de dados, e usar um string.matches("^regex$"), que retorna true caso aquela string foi reconhecida. Dá um pouco mais de trabalho, melhor procurar um pronto.
qualquer dados digitado em um JTextField vc pode ter certeza que vai ser String. Agora se vc precisa que os dados digitados em umJTextField seja de outro tipo, como: int, double, char, etc, etc, vc terá que convertê-lo chamando o método específico e passando como parâmetro para o méto os dados digitados no JTextField. Espero ter ajudado.
vlw a todos !!!
Sempre vai ser String, mas é só você converter.
Ex:
Integer.parseInt(seuTextField.getText());
Double.parseDouble(seuTextField.getText());
new BigDecimal(seuTextField.getText());
mais ou menos assim! =D