Alô pessoal, sou iniciante em java e estou desenvolvendo um sistema simples de cadastro de clientes só que ele tem varias tabelas tipo: CADASTRO e DOMINIOS onde eu retorno consultas (RELACIONADAS) com os dados do cliente e do seu respectivo dominio e a dúvida é a seguinte qual tipo de retorno eu devo informar na assinatura do método que executa a consulta? Já que ele esta retornando atributos para 2 Objetos diferentes CADASTRO E DOMINIO. Eu estou usando o MySQL e com relação os relacionamentos tá tudo ok o problema é o tipo de retorno que eu devo informar. Gostaria de algo mais simples se for possivel pois até agora, depois de pesquisar muito, so achei muito material sobre Hibernate, mas pela simplicidade do projeto acho que nao seria necessario.
Olá…
Não se se entendi bem o que vc quer e não sei se te ajuda más da uma procurada em JDBC… é bem simples.
Vc vai precisar fazer download do conector mysql para que possa fazer a conexão…
private String driver = "com.mysql.jdbc.Driver";
private String URL = "jdbc:mysql://localhost/seuBanco";//Vc tem que colocar o nome do seu banco. Vc coloca o localhost se o MySql estive na mesma maquina da aplicação, se não vc tem que colocar o ip do servidor de Dados.
private String USE = "root";// usuário válido no banco
private String SENHA = "****";//sua senha
private Connection conn;
public void teste(){
try{
Class.forName(driver);
Connection con = DriverManager.getConnection(URL, USE, SENHA);
Statement stmt = con.createStatement();
ResultSet rs = stmt.executeQuery("Select CA.CodCart, CA.NomeCart, C.Cor, I.NomeImpressora from cartucho CA inner join Cor C on (ca.cor= c.codCor) inner join Impressoras I on (CA.Impressora = I.codImpressora);");//linguagem SQL
}catch(Exception e){
}
O ResultSet rs ficará com a consulta guardada… vc deve utilizar um laço caso queira percorrer a consulta(listar por exemplo). Procure ler mais sobre o assunto. Aqui só vai a dica…
Esse é um exemplo simples que peguei de um pessoal aqui do guj… Não se esqueça de depois de aprender bem trabalhar com Prepared Statements, ok?
Ola vinicius, obrigado pela resposta e pela atenção mas nao é essa a minha dúvida.A conexao já esta feita, o SQL montado e a recuperação dos dados esta rodando perfeitamente o meu problema é o retorno na assinatura desse metodo que vai realizar a consulta, pois no final ele vai retornar um objeto pra que eu possa popular um formulario e a consulta é feita em duas tabelas, ou seja vai retornar atributos (valores) de dois objetos diferentes CLIENTES E DOMINIO, mas na assinatura qual o tipo de retorno que eu devo informar? CLIENTE? OU DOMINIO? ou ainda, sei lá, informar na assinatura o retorno do tipo cliente e realizar um casting em dominio?