Galera gostaria de tirar uma dúvida, eu programo em java e to acostumado a tipar as variaveis, porém estou aprendendo javascript também e no javascript as variaveis não são tipadas. Pesquisei alguma coisa sobre isso e vi que o tipo da variavel acontece dependendo do que ela recebe, até ai blz, a minha duvida é quando eu crio uma função em javascript e passo o parametro pra ela, nesse momento esse parametro não é tipado também, a minha duvida foi quando eu vi um exemplo em que função pegava esse parametro, mesmo sem tipo, e dava “ponto” nela para chamar uma função especifica, a minha duvida foi a seguinte, como que uma variavel sem ter recebido nada, sem tipo nenhum tinha um metodo disponível pra ela
Observação: segue um exemplo que me gerou dúvida
function tratarExclusaoProduto(args) {
if(!args.validationFailed){
confirmacao.hide();
}
}
a dúvida é essa, o parametro args não tinha recebido nenhum valor e nem era tipado, como que ele conseguiu chamar o “validationFailed”?
Na verdade, essas e outras “maravilhas” é que fazem do javascript o que ele é.
Não existe garantia nenhuma que a variável args vá possuir um atributo chamado validationFailed. Mas isso não é um problema para o javascript, se não existe, ele retorna false e a validação se baseia nisso. É como se o atributo existisse e tivesse valor falso.
Linguagens de script possuem esta abordagem, php por exemplo, usa a mesma lógica nas validações.
Blz LostSoldier, obrigado por responder…
Apenas uma pequena dúvida, no exemplo que eu dei daquela função, como que eu faço pra saber quais atributos e metodos disponíveis eu tenho nessa variavel?
O jeito mais simples o que você fez no seu if, isso te retorna true caso a função esteja definida, ou false caso o contrário…
O próprio console.log(args) te retorna um objeto completo, com o mapa do DOM, nele você consegue identificar se a função/atributo está definido e qual valor está trazendo…