Tipos de armazenamento de arquivos - Pros, contras e sugestões

2 respostas
jpacheco

Boa tarde Pessoal.

Estou desenvolvimento um software o qual ira fazer o armazenamento de arquivos.

No caso os usuários realizarão a digitalização de um arquivo fisico atraveés de um scanner.

Estes então deverão ser armazenados em um servidor, e isso sera realizado através do software.

Ja trabalhei com alguns tipos de armazenamento de arquivos como, upload normal para pastas, ou ainda
armazenanto em banco de dados, porém não sei qual é a mais recomendada.

Desta forma criei este topico para que quem tenha experiencia ou mesmo conheça disto coloque ai uns prós, contras sobre
estes modelos de armazenamento, ou mesmo que faça sugestões de algum outro modelo de armazenamento.

OBS.: os arquivos serão apenas do tipo jpg e pdf.

Abraço a todos.

2 Respostas

Andre_JavaWorld

Ola,

Sempre que trabalho com imagens eu as gravo num banco de dados, acho mais seguro do que ter um monte de arquivos fisicos  espalhados, com a possibilidade de serem deletados, etc, no seu caso, eu criaria um objeto com um campo byte[] para armazenar os bytes da sua imagem, depois serializaria seu objeto e enviaria para o servidor, no servidor eu deserializaria o objeto e gravaria ele num banco de dados, ou em qualquer outro meio que voce queira, no entanto recomento salvar num banco, acho mais seguro.

Abraços

André Martins

jpacheco

Com certeza o banco de dados é mais seguro, mas dai segue outra questão a da demanda por um servidor de banco,
este deveria ser um servidor com uma otima capacidade devido a se ter um numero muito grande de imagens que serão inseridas no banco,
com isso fico pensando se não teremos problemas na questão de renderização de imagens as quais vem do banco de dados,
caso muitos usuários necessitem requisitar as imagens e outros façam inserções?

Este seria um problema que não teriamos caso as imagens fossem armazenadas em um HD.

Abraço e obrigado pela ideia.

Criado 3 de outubro de 2009
Ultima resposta 4 de out. de 2009
Respostas 2
Participantes 2