Tipos de programas em Java

8 respostas
B

Boa tarde, comecei a estuda a linguagem java a pouco tempo e tenho algumas dúvidas.

Quais os tipos de programas que ficam melhores feitos em Java? E quais tipos de programas não são muito indicados para serem feitos em Java?
Obrigado

8 Respostas

zanata

Olá.

Java é uma plataforma muito extensa e dá pra se fazer de tudo utilizando o “ecossistema” oferecido.

Dizer se isso ou aquilo fica melhor ou pior em Java é muito subjetivo, pois não depende muito da linguagem/plataforma, mas sim do perfil do desenvolvedor.

Se o desenvolvimento for feito de forma negligente, qualquer linguagem torna-se ruim, em qualquer situação.

O Java está presente em quase tudo o que podemos imaginar que esteja relacionado a tecnologia. Desde pequenos smartphones a autômatos enviados na missão de exploração em Marte.

Apesar de não ser xiita, sou suspeito para defender a tecnologia.

[]s!

B

Mas para desenvolvimento de aplicativos para celulares, java é uma boa pedida?;D

ViniGodoy

Betinho:
Boa tarde, comecei a estuda a linguagem java a pouco tempo e tenho algumas dúvidas.

E quais tipos de programas não são muito indicados para serem feitos em Java?[/quote]

• Jogos;
  • Sistemas integrados ao SO (como defrag);
  • Sistemas integrados ao hardware;
  • Firmwares;
  • Sistemas de hard-real time.
  • Sistemas com grandes restrições de memória ou processamento.

Praticamente todos os outros:

• Sistemas web;
  • Aplicações comerciais;
  • Sistemas usando TCP/IP;
  • Sistemas desktop;
E

Só para ter uma idéia de o que dá para fazer se souber o que está fazendo, é possível desenvolver uma plataforma de negociação de ações e derivativos em Java e obter resultados de milhares de transações por segundo.

Quem já viu a velocidade de negociação de ações sabe que é uma coisa alucinante :slight_smile:

B

vini e entanglement obrigado pelas respostas. Caramba não sabia que as plataformas de negociações de ações poderiam ser feitas em java, muito top :smiley:

ViniGodoy

Há uma diferença também entre programas feitos na plataforma Java, e na linguagem Java.

Para um código rodar na plataforma Java ele deve rodar integralmente sobre a VM da Oracle.

É possível fazer muitas aplicações na linguagem Java que não necessariamente usem a plataforma Java. Por exemplo, se você usa RXTX para comunicar com serial, ou LWJGL para usar OpenGL (como faz o Minecraft), você estará programando na linguagem Java mas, como essas APIs utilizam de recursos através de JNI, não estará rodando sobre a plataforma Java. Isso significa que você não poderá mais rodar seu programa onde existir uma VM Java, pois você também terá que ter uma versão da RXTX ou da LWJGL compilada para essa plataforma.

O mesmo vale para a questão dos celulares. Você pode rodar linguagem Java na plataforma Android. Usa uma VM diferente e um conjunto de bibliotecas diferentes, portanto, não rodará em qualquer dispositivo com uma VM Java.

Então, quando você diz: “Quais os tipos de programas que ficam melhores feitos em Java? E quais tipos de programas não são muito indicados para serem feitos em Java?”
Deveria especificar se está dizendo sobre a linguagem ou a plataforma. Se for sobre a linguagem, a resposta do zanata é perfeita. A linguagem é extensa e você já tem bindings para muitas situações não cobertas para a plataforma, o que permite que o Java esteja presente em praticamente tudo. Entretanto, se você está preocupado em ter uma aplicação com a promessa do “code once, run everywhere”, que seja 100% compatível com a VM, como pressupus, aí as limitações que citei se aplicam.

Finalmente, é bom também fazer a distinção entre “ser possível” e “ser recomendável”. É possível fazer jogos 2D em java puro? Sim, claro que é.
É recomendável? Bom, aí a conversa é outra. O Java 2D não é uma API de jogos. O Java não tem penetração em bons mercados de jogos. Não tem uma boa comunidade e existem APIs na concorrência mais adequadas na tarefa. Então, provavelmente, não será a linguagem mais adequada para se fazer um game desse tipo. Eu entendi que sua pergunta refere-se ao segundo item, ou seja, “ser recomendável”.

É claro que para falarmos em “ser ou não recomendável”, estou pressupondo que você não quer apenas estudar, e sim, comercializar seu software. É possível fazer gambiarras e provar que código Java roda em “qualquer lugar”. Mas, seria mesmo o recomendável para quem quer vender um software? Nesse caso, você terá que ter outras preocupações como suporte do fabricante, garantias de continuidade, facilidade de desenvolvimento, abrangência de mercado e ter lucro.

B

Eu estava perguntando pela linguagem mesmo, não a plataforma java. O meu interesse é o de fazer aplicativos para celulares(android) e fazer programas para utilização em estabelecimentos tais como, restaurantes,padarias, pequenas lojas. Seria um programa para controlar, registrar, e facilitar a vida do proprietário. Pelo a explicação de vocês acho que a linguagem atende bem para o que eu preciso. Obrigado pelas respostas ;D

ViniGodoy

Dica: Seu tópico então teria criado menos confusão se você tivesse aberto no fórum de JME e Android, e não tivesse sido tão abrangente em sua dúvida.

Criado 26 de outubro de 2012
Ultima resposta 28 de out. de 2012
Respostas 8
Participantes 4