Tipos e Casos de Uso de Enterprise Java Beans

2 respostas
A

Fala Galera beleza…
Bem estou estudando os EJB, porem não peguei a ideia da coisa.
Existe tres tipo de EJB:

• Session Beans
    • Statefull
      *Stateless
  • Entity Benas
    • BMP
    • CMP
  • JMS

Alguem poderia me explicar quando uso um ou quando uso oute, qual a diferenca entre Statefull e Stateless…
Queria casos de Uso Reais…

[]`s

Alan

2 Respostas

Bani

Os session beans servem para executar uma tarefa, através de seus métodos. Ele não é compartilhado durante seu uso por determinado cliente e não é persistente.

• Os statefull guardam informações de estado entre as requests de determinado cliente em suas variáveis de instância enquanto for necessário manter estas informações
  • Os stateless só mantém a informação do cliente enquanto estão executando o método, podendo atender mais clientes com um número menor de beans

Os entity beans representam um objeto de negócio com armazenamento persistente, normalmente mapeados para uma tabela do banco de dados, e podem ser compartilhados entre vários clientes

• BMP é quando você cria seus métodos para realizar a persistência manualmente (através de outro bean) e CMP é quando você apenas informa o conteiner como vai ser o mapeamento e ele se encarrega de como realizar a persistência

E o message-driven bean serve para processar mensagens assincronamente, funcionando de forma parecida a um listener.

Nos tutoriais da Sun eles usam como exemplo para um stateless session bean uma aplicação de conversão de moeda, de statefull session bean um carrinho de compras e como entity bean uma conta corrente.

Daniel_Quirino_Olive

Além de toda a explicação dada pela Vanessa, acho que vale a pena dar uma lidinha no tópico http://www.guj.com.br/forum/viewtopic.php?t=2339 para saber a opinião de alguns membros aqui do fórum sobre o como deve ser usada os EJBs. Há também um artigo no Javaworld que segue a linha deste discussão: http://www.javaworld.com/javaworld/jw-12-2001/jw-1207-yesnoejb.html.

Inté…

Criado 1 de maio de 2003
Ultima resposta 2 de mai. de 2003
Respostas 2
Participantes 3