Tipos primitivos x Classes

15 respostas
Rasa

Pessoal, estava estudando orientação a objetos e, pela minha lógica, quando fazemos: Integer x = new Integer(100);, x guardaria o valor da referência na memoria de um objeto da classe Integer, Certo? Logo se tivermos o código abaixo:

Integer x = new Integer(100);

Integer y = new Integer(100);

if(x == y)

System.out.println(Sao Iguais);
O programa não mostra o Sao Iguais pois apontam para objetos diferentes (precisariamos comparar x.equals(y)) . Porém se tivermos o código abaixo:

int y = 100;

if(x == y)

O programa passa no if e exibe o “Sao Iguais” como pode acontecer isso??

15 Respostas

Zeed01

Boa madrugada Colegas !

Ops… falei besteira.
Mas aqui

if (x == y)

funcionou…

[]s

Rasa

Mas funcionou nesse caso:

Integer y = new Integer(100);

if(x == y)

Quero dizer, o seu programa exibe a mensagem “Sao Iguais”???

Valeu.

Zeed01

Boa madrugada Colegas !

Não… nesse caso você tem que usar o equals mesmo…

[]s

ViniGodoy

O java tem um cache interno, que vai de -128 até 128 (1 byte). Assim, tipos criados com autoboxing (ou seja, automaticamente convertidos de int para Integer), tentam sempre que possível utilizar esse cache.

Ou seja, quando você faz:

Integer x = 100; //Cria um novo objeto e adiciona ao cache
Integer y = 100; //Reusa o objeto do cache
Integer z = 100; //Reusa o objeto do cache

O java vai até uma tabelinha, que contém vários Integer já criados (de -128 até 128 ), acha lá o objeto que corresponde ao 100, e usa esse objeto nos três casos. Se o 100 ainda não foi usado, um novo objeto será criado e adicionado a essa tabela, para então ser reusado em novas conversões. Como no fundo as três referências contém efetivamente o mesmo objeto, comparações com == irão funcionar. Isso é vantajoso pois o equals funciona mais rápido em objetos idênticos. Já que uma implementação típica começará testando pela identidade:

public void equals(Object other) { if (other == this) return true; if (other.getClass() != Integer.class) return false; return value == ((Integer)other).value; }

Você pode pedir explicitamente para não usar o cache através do comando new. Se fizer:

Integer x = new Integer(100); //Cria um novo objeto e o adiciona ao cache
Integer y = new Integer(100); //Ignora o cache e cria um novo objeto
Integer z = new Integer(100); //Ignora o cache e cria um novo objeto

Terá objetos diferentes.

Via de regra, a comparação com == em objetos diz se eles são o mesmo objeto, isto é, se ocupam a mesma posição de memória. Ele não testa igualdade, mas sim, identidade.

Com objetos a única coisa que testa igualdade é o método equals. A definição de igualdade entre dois objetos é relativa. No caso do Integer é clara, dois objetos desse tipo são iguais sempre que seu valor inteiro interno for igual.

Outra forma de usar o cache, é criando inteiros através do método valueOf, ao invés do new:

Integer x = Integer.valueOf(100); //Usa do cache, se tiver lá.

Esse cache existe para todos os objetos que representam inteiros: Byte, Short Integer e Long.

rissato

autoboxing…

como tem um primitivo na comparação, o == funciona como em tipos primitivos…

ViniGodoy

Nesse caso, é auto-unboxing.

Realmente, comparar Integer com int, o Integer será convertido para int antes da comparação.

Assim:

int x = 100; Integer y = new Integer(100); if (x == y)

Equivale à:

int x = 100; Integer y = new Integer(100); if (x == y.intValue())

Com direito inclusive a NullPointerException, caso a variável y seja nula.

Zeed01

Bom dia Colegas !

ViniGodoy:

Show de bola sua explicação !
Mas se puder exclarecer mais uma dúvida, eu ficaria muito grato !

No caso de:

Integer x = 100;
Integer y = 100;

if (x == y)
...
...

A comparação que é feita é se trata-se do mesmo objeto ou se os valores são iguais ?
O rissato disse alguma coisa sobre autoboxing…

[]s

ViniGodoy

Por que se trata do mesmo objeto. Quando ambos são objetos, não existe o unboxing.

Só existe se um deles for objeto e o outro um tipo primitivo.

Rasa

Ok, muito obrigado, vocês realmente tiraram minha dúvida.

Rasa

Boa tarde, tenho outra dúvida, não consegui entender o que o operador ^ faz exatamente no código abaixo, quero dizer, porque é que o resultado de b é 5?

public class Programa {
public static void main (String []args){

byte b = 10; // 00001010 binary
	byte c = 15; // 00001111 binary
	b = (byte) (b^c);
	System.out.println("Conteudo de b: " + b);
}

}

ViniGodoy

Você só vai entender se olhar para os bits, não para o valor decimal.
Esse operador é o de ou exclusivo, ou XOR.

O que ele faz é o seguinte. Todo lugar que os bits em A e B foram idênticos, ele retorna 0. Caso contrário, ele retorna 1.
assim:
00001010 ^
00001111

00000101 (5 decimal).

Note que essa é uma operação reversível.
00000101 ^
00001111

00001010

00000101 ^
00001010

00001111

Não é a toa que isso é usado em criptografia. Escolha um número qualquer, aplique o XOR dele em todos os bytes de um arquivo e você terá um arquivo com uma criptografia simétrica simples. Para retornar ao arquivo original, basta reaplicar o XOR com o mesmo número em todos os bytes novamente. Esse número, que só você saberá qual foi, é a chave do seu algoritmo.

Para ver a lista completa dos operadores, veja:
http://java.sun.com/docs/books/tutorial/java/nutsandbolts/opsummary.html

ViniGodoy

Rasa, só um pedido, pode ler esse post aqui?
http://www.guj.com.br/posts/list/50115.java

Ele vai te ensinar a como formatar códigos corretamente aqui no fórum, usando a tag code. Ajuda muito para a gente ter o código todo colorido. Ele também ensina alguns outros recursos do fórum. :wink:

Rasa

Muito obrigado, estava mesmo tentando colocar o meu código deste jeito, pode deixar que usarei esses recursos, quanto ao operador de XOR endendi como funciona, Valeu pela explicação.

Rasa

Opa pessoal, alguém saberia me dizer para que serve o operador >> do java?

Grato?

ViniGodoy

Ele afasta os bits n casas para direita.

00101100 >> 1

00010110

Criado 29 de agosto de 2008
Ultima resposta 29 de ago. de 2008
Respostas 15
Participantes 4