Tipos Primitivos

4 respostas
Israel_Caetano

pessoal no curso que to fazendo o professor pedio pra falar sobre conversão de tipos primitivos, e como podemos fazer atribuições de valores com variaveis do tipo:

Char

INT

LONG

FLOAT

DOUBLE

Alguém pode me ajudar?

4 Respostas

admsilva

Faça o download da apostila fj11 da caelum la tem o que vc quer.

Israel_Caetano

blz. Obrigado admsilva

daniellfeijo

Israel,

Os tipos primitivos possuem suas classes correspondentes de ajuda. Utiizamos essas classes para fazer wrapping(embrulho) com os tipos primitivos. Mas para que serve isso? Imagine que você quer usar um valor de uma [b]int[/b] em um metodo especifico. Porem esse metodo recebe como argumento apenas um objeto. E agora? Agora você faz um [b]wrapping[/b], ou seja você vai "embrulhar" seu valor primitivo em sua classe e instanciar o objeto. Pronto agora você criou um objeto com seu valor primitivo.

Exemplo:

int i = 5;
Integer x = new Integer(i);

Sim… e vc agora me diz: “Não foi isso que eu perguntei!”… Mas são justamente estas classes de ajuda correspodentes ao seus primitivos que possuem os metodos estáticos para conversão.

Antes alguns tipos primitivos e suas classes de ajuda: (preste atenção nas letras maiusculas e minusculas)

Classe Integer = primitivo int
Classe Double = primitivo double
Classe Float = primitivo float

Agora vamos usar o metodo estático parseInt() da classe Integer para conversão, esse metodo retorna o valor convertido numa int.

String s ="101";
int i = Integer.parseInt(s);

ou podemos usar o mesmo raciocinio para um double

String s ="101";
double d = Double.parseDouble(s);

É isso aí… Como seu professor pediu para pesquisar sobre as conversões… procure estudar esses metodos estáticos destas classes de ajuda. Uma boa dica já foi dada pelo admsilva, leia a FJ-11 da Caelum… Eu já li toda e é um material de primiera qualidade!

Espero ter ajudado…

Abraço…

Israel_Caetano

Daniel valeu mesmo, tirou muitas dúvidas! é to lendo a apostila que o admsilva recomendou é muito boa.

Criado 7 de novembro de 2009
Ultima resposta 7 de nov. de 2009
Respostas 4
Participantes 3