Tirar minha primeira certificação

12 respostas
Andre_Rosa

Eu ainda não possuo nenhuma certificação e, portanto, não sei como todo o processo funciona. Eu gostaria de tirar minha primeira certificação da linguagem Java, para me adequar melhor ao mercado de trabalho. Qual certificação, como primeira, vocês me sugerem? Como funciona a prova? Ela é em inglês? No Rio da Janeiro, onde eu posso fazer? Vocês podem recomendar algum livro ou site para estudar para tal certificação?

Obrigado.

12 Respostas

luxu

Andre Rosa:
Eu ainda não possuo nenhuma certificação e, portanto, não sei como todo o processo funciona. Eu gostaria de tirar minha primeira certificação da linguagem Java, para me adequar melhor ao mercado de trabalho. Qual certificação, como primeira, vocês me sugerem? Como funciona a prova? Ela é em inglês? No Rio da Janeiro, onde eu posso fazer? Vocês podem recomendar algum livro ou site para estudar para tal certificação?

Obrigado.

vou mais por axismo do q certezas:

• SCJP
  • tem q acertar 75% em 45 min. e o resultado jah saiu na hora q vc finaliza o exame, td feito num dos centros autorizados q sei o de Londrina/PR prometric.
  • essa tem em pr-br.
  • num sei se tem no RJ, deve ter.
  • livro da Keity Sierra traduzido, mal traduzido diga-se comprei o meu por 130 reais num site…

e te digo tirar certificações é dedicação total no estudo pq tem cada pegadinha e o material é extenso, pois vc terá q saber td de java, vc compra um voucher q custava 350 reais (165 dólares), marca o exame e vai, antes tem alguns simulados, isso q sei.

Andre_Rosa

luxu:
Andre Rosa:

Obrigado.

vou mais por axismo do q certezas:

• SCJP
  • tem q acertar 75% em 45 min. e o resultado jah saiu na hora q vc finaliza o exame, td feito num dos centros autorizados q sei o de Londrina/PR prometric.
  • essa tem em pr-br.
  • num sei se tem no RJ, deve ter.
  • livro da Keity Sierra traduzido, mal traduzido diga-se comprei o meu por 130 reais num site…

e te digo tirar certificações é dedicação total no estudo pq tem cada pegadinha e o material é extenso, pois vc terá q saber td de java, vc compra um voucher q custava 350 reais (165 dólares), marca o exame e vai, antes tem alguns simulados, isso q sei.

Vou procurar ler a respeito sobre. Vou procurar por este livro, pois parece ser difícil, e não quero cair de para-quedas na prova. Obrigado.

analistaadilson

O livro do Roberto Rubstein é voltado pra certificação, tenho o teórico e o prático que vem so com simulados e questões…
é um livro otimo! vide minha estante em google boooks:

http://books.google.com.br/books?id=fh-5GtQuWX8C&printsec=frontcover&num=100#v=onepage&q&f=true

programadora

BRUCE WAYNE:
O livro do Roberto Rubstein é voltado pra certificação, tenho o teórico e o prático que vem so com simulados e questões…
é um livro otimo! vide minha estante em google boooks:

http://books.google.com.br/books?id=fh-5GtQuWX8C&printsec=frontcover&num=100#v=onepage&q&f=true

Tenho o livro prático e ele tem vários erros, não aconselharia alguém a estudar por ele…
Quando eu tirei a minha certificação, estudei pelo livro da Kathy Sierra busquei simulados na web (principalmente TestKiller e WizLabs).

Respondendo a pergunta do Andre Rosa sobre o local da certificação: no Rio, vc pode fazer a prova na InfNet!!! O abiente é muito bom e organizado…

Vlw

malokas

Cara o melhor é começar tirando a OCJP 6, a prova é em inglês.

No site da oracle tem algumas informações.

http://education.oracle.com/pls/web_prod-plq-dad/db_pages.getpage?page_id=41&p_exam_id=1Z0_851

maior_abandonado

apenas acrescentando, além do livro da kathy é fortemente indicado fazer vários simulados, se possivel mais de uma vez. Eles costumam ter muitas questões semelhantes/iguais/mais dificeis que a prova. Serio, faz muita diferença, com eles você aprende errando (a forma mais facil de você gravar a informação na minha opinião).

Andre_Rosa

Opa, legal. Vou correr atrás destes livros e vou procurar me informar sobre o local sugerido.

Obrigado!

analistaadilson

Programadora,

Seria interessante para ajuda a todos que como eu, desejam se certificar, que vc apontasse em que págs. ou que capítulos vc encontrou erros no
Livro CERTIFICAÇÃO JAVA 6 (TEORIA E PRÁTICA) do Roberto R. que postei num tópico anterior…
Valeu pela resposta!
:lol:

jose_castilho

Boa tarde a todos,

Para quem procura obter a certificação java, a primeira certificação mais indicada é a OCJP 6, uma vez que a OCJA ainda não é obrigatória e lembrando que a certificação Java 7 entrou em fase beta recentemente e conforme histórico da oracle, deve levar um bom tempo para termos uma versão final da mesma.
Sem dúvida o melhor livro para o estudo para a certificação é o da Kayte Sierra, lembrando que o propósito do mesmo é o estudo para a certificação, sendo necessário um conhecimento prévio de java para inicio dos estudos com o mesmo, caso contrário o estudante pode levar um susto já nos primeiros exercícios do livro.
Para quem gostaria de aprender java sozinho antes de partir para o estudo de certificação, um livro muito bom e didático é o Use a cabeça Java.

Caso seja programador de outra linguagem, estudante e não possua disciplina para estudos, o ideal é buscar um treinamento que trilhe os caminhos tornando seu aprendizado mais rápido.

Quaisquer dúvidas estou à disposição.

[]s

Andre_Rosa

jose_castilho:
Boa tarde a todos,

Para quem procura obter a certificação java, a primeira certificação mais indicada é a OCJP 6, uma vez que a OCJA ainda não é obrigatória e lembrando que a certificação Java 7 entrou em fase beta recentemente e conforme histórico da oracle, deve levar um bom tempo para termos uma versão final da mesma.
Sem dúvida o melhor livro para o estudo para a certificação é o da Kayte Sierra, lembrando que o propósito do mesmo é o estudo para a certificação, sendo necessário um conhecimento prévio de java para inicio dos estudos com o mesmo, caso contrário o estudante pode levar um susto já nos primeiros exercícios do livro.
Para quem gostaria de aprender java sozinho antes de partir para o estudo de certificação, um livro muito bom e didático é o Use a cabeça Java.

Caso seja programador de outra linguagem, estudante e não possua disciplina para estudos, o ideal é buscar um treinamento que trilhe os caminhos tornando seu aprendizado mais rápido.

[]s

Obrigado pelas dicas, José.

jose_castilho

Boa tarde a todos,

[]s

V

Dê uma olhada nesse endereço. http://des-envolvimento.blogspot.com.br/

Aí há informações de valores, escopo do exame, e ainda, um cronograma para obter a Certificação Java SE 7 Programmer I em 1 Mês.

Espero que ajude.

Criado 25 de setembro de 2011
Ultima resposta 10 de jul. de 2013
Respostas 12
Participantes 8