Eu estou desenvolvendo um sisteminha simples de cadastro de visitas em um prédio é muito simples a pessoa chega na portaria a recepcionista pergunta com quem ela vai falar cadastra os dados do visitante e bate uma foto do visitante. É aqui que está o problema a foto deve ser batida através de um Botão na própria tela do sistema. Alguem sabe alguma maneira de eu fazer o java enviar algum tipo de pedido para uma máquina fotográfica para que está bata uma foto.
Normalmente nesses sistemas você usa uma webcam (principalmente porque a recepcionista precisa ajustar manualmente a câmera para poder enquadrar o seu rosto). Procure por “JMF” ou “java webcam”.
Tem o Java Media Framework que talvez possa te ajudar. Mas o pessoal comenta que é uma API meio chata.
Outra forma seria chamar nativamente. Mas daí vai depender muito da camera, o que ela expõe, etc.
Eu por exemplo tenho uma Canon meio antiguinha, e no Linux tem um aplicativo de linha de comando chamado gphoto2, que permite tirar foto, baixar, etc. Ele poderia ser chamado por um programa em Java. No CD veio um programinha para Windows que tem até mais opções de ajustes. Mas é gráfico. Daí já complica.