To começando a ficar biruta com esse troço

Gente, vejam se é possível uma coisa dessas.

Já virei o fórum do avesso atrás dos servlets e como acessá-los. Já tentei configurar o web.xml de todos os jeitos e nada funciona.

Olhem só o que eu fiz, só para terem uma idéia do meu problema (e meu chefe pegando no meu pé, vou perder o emprego que acabei de conseguir pq essa b**** não colabora).

Crei uma pasta chamada webagenda na pasta webapps do tomcat (4.1)
Coloque lá dentro a pasta WEB-INF e nesta a pasta classes e o web.xml. Dentro da classes coloquei uma chamada agenda, que tem todas as classes que pertencem ao package agenda.

Depois que consegui finalmente compilar as classes, que era outro problema que me tomou dois dias, pensei: “Ufa, agora essa coisa vai pra frente”.

Vai sim, acessa o index.jsp direitinho pelo endereço: http://127.0.0.1:8080/webagenda
mas acessar os applets nem implorando. Pensei que fosse por causa da pasta agenda, mas não é. Depois pensei que, apesar de não ter dado nenhma aviso na compilação, podia ter algo errado com as class, não é.

Daí já P da cara, com o chefe me cobrando, fiz um teste.
Peguei a servlet HelloWorldExample da pasta examples do tomcat e coloquei no classes do webagenda. Não funcionou.

Peguei um dos meus applets e joguei na pasta classes do examples do tomcat e, querem saber, funcionou!!

Como pode uma coisa dessas? Mexi no web.xml até ficar com calos nos dedos e não funciona.
Tentei chamar os applets de tudo quanto é jeito: http://127.0.0.1:8080/webagenda/servlet/HelloWorldExample
e que recebo é um erro 404 direto.

Quem já teve esse problema e conseguiu resolver?

Complementando:

quando chamo o meu servlet que pus no diretório dos servlets de exemplo do tomcat, dá o erro:

type Exception report

description The server encountered an internal error () that prevented it from fulfilling this request.

exception 

javax.servlet.ServletException: Cannot allocate servlet instance for path /examples/servlet/AgendaServlet
	at org.apache.catalina.servlets.InvokerServlet.serveRequest(InvokerServlet.java:435)
	at org.apache.catalina.servlets.InvokerServlet.doGet(InvokerServlet.java:180)
	at javax.servlet.http.HttpServlet.service(HttpServlet.java:740)

Normal? Acho que algo ele deveria executar né

Por favor, poste o teu web.xml.

Tenta olhar o config.xml do tomcat.

Procura alguma tag con context onde ele faz referencia aos exemplos.

É só copiar a tag e trocar o diretório e o nome da aplicação pelo seu.

No Tomcat 5… não precisa.

flw,

ops, não é config, é server.xml :oops:

Instalei o Tomcat 5 aqui em casa e a coisa tah pior ainda

Agora dah erro 500 pra qualquer coisinha, nem página JSP ele quer rodar :cry:

Tentei colocar as variáveis de ambiente mas acho que errei algo

rashi, calma… a união faz a força! hehe… tenho certeza q vai achar a solução pra todos esses seus problemas aqui no forum…

vamos por partes (como diria o Jack!) …poste suas variaveis de ambiente do Tomcat 5 pra gente conferir …ja vi varios aqui no forum reclamando do tomcat 5 com XP… mas nunca tive briga nenhuma com ele…

:pisca:

To começando a me achar nesse bagulho doido.

Aqui no trampo estou com o tomcat 4.1. Estou começando a conseguir por pra funcionar os servlets, só falta escrever um código decente.

Daí tenter atacar de beans, só pra ver no que dava. Fiz um bean bem simples e coloquei numa JSP. Compilou beleza, mas na JSP ficiava dando o erro de cannot resolve symbol.

Fiquei um tempão tentando daí fiz o seguinte:
coloquei a classe do bean em um package chamado texto;
coloquei a seguinte chamada na minha página:

<jsp:useBean id='texto1' scope='page' class='texto.FormataBean' type="texto.FormataBean" />

quando chamava a página, lá ia o erro cannot resolve symbl dar o ar da sua graça.
Depois de tanto mexer, tentei montar uma estrutura igual aos exemplos do tomcat 5. A estrutura do site ficou assim:

teste
   |-- [texto]
   |     |-- texto.jsp ->este chama o bean
   |-- [WEB-INF]
         |-- [classes]
         |      |-- [texto]
         |            |-- FormataBean.class
         |            |-- Formatar.class
         |-- web.xml

foi só depois que coloquei a página texto.jsp, que tem a chamada ao bean, dentro da pasta texto (aquela fora do WEB-INF) é que o erro parou de ocorrer.
Mas ainda não tinha o mapeamento do servlet no web.xml. Depois que coloquei, rodou.

O meu web.xml está assim:

<?xml version="1.0" encoding="UTF-8"?>
<?xml version="1.0" encoding="UTF-8"?>
<!DOCTYPE web-app    PUBLIC "-//Sun Microsystems, Inc.//DTD Web Application 2.2//EN"
    "http://java.sun.com/j2ee/dtds/web-app_2_2.dtd">

<web-app>
    <session-config>
        <session-timeout>30</session-timeout>
    </session-config>
    <welcome-file-list>
        <welcome-file>index.jsp</welcome-file>
        <welcome-file>index.html</welcome-file>
        <welcome-file>index.htm</welcome-file>
    </welcome-file-list>

<servlet>
        <servlet-name>FormataBean</servlet-name>
        <servlet-class>texto.FormataBean</servlet-class>
    </servlet>

<servlet-mapping>
        <servlet-name>FormataBean</servlet-name>
        <url-pattern>/FormataBean</url-pattern>
    </servlet-mapping>

</web-app>

Mas se eu tentar colocar o código:
<%
FormataBean texto1 = new FormataBean();
%>
Daí volta a dar o erro de cannot resolve symbol. Só tah funcionando com:
<jsp:useBean id=‘texto1’ scope=‘page’ class=‘texto.FormataBean’ type=“texto.FormataBean” />

Não sei por quanto tempovai continuar rodando, pois só o bean deu sinal de vida até agora. Depois vou atacar os servlets pra valer e ver no que dá.

Mas acho que estou indo no caminho certo, neh?

rashi… só uma coisa, esse seu bean FormataBean extende a classe Servlet? …Pq vc só vai declarar ele no web.xml se ele for um servlet…, se for só um bean… pode importar a classe normalmente no código do Jsp, ou usar direto com a tag useBean! E outra, note q qnd vc instancia o bean com a instrução:

&lt;% FormataBean texto1 = new FormataBean&#40;&#41;; %&gt;

…vc antes deve importar a classe na sua jsp com a tag de diretiva page:

&lt;%@ page import=&quot;texto.FormataBean&quot; %&gt;

…Mas, se vc usa a tag useBean:

&lt;jsp&#58;useBean id='texto1' scope='page' class='texto.FormataBean' type=&quot;texto.FormataBean&quot; /&gt; 

…note q esta especificado no atributo class o pacote completo junto do nome da classe q vc esta instanciando… por isso não da erro… :wink:

[]'s