[color=“blue”]Oi pessoal !!! Pode parecer idiotice isso que eu disse mais eu tenho um bom motivo pra acreditar nisso… quando comecei a estudar java, a mais ou menos 1 ano atraz, eu achava que sabia alguma coisa mais pelo que eu tô vendo so peguei ate agora o inicio do IceBerg.
Quando eu fiz curso técnico tinha matérias de Visual Basic e Delphi mais não ensinavam nenhum dos conceitos de orientação a objeto, simplesmente mostravam como fazer os programas. :?
Hoje faço Ciência da Computação e como ja disse estou no 4º periodo, ainda vendo C++ que ja tô achando um saco… eu sempre gostei de algoritmos e programação em geral e comecei a estudar java poque comecei a trabalhar com desenvolvimento Web e achei JSP muito interessante. :roll:
São tantos conceitos que eu tô vendo aqui e são tantas coisas que eu tô pesquisando e ja tô fazendo confusão… não sei ao certo por onde começar… na minha opinião a parte conceitual ainda é a parte mais difícil porque as vezes envolvem outros conceitos que eu também não tenho… é fogo, e não são todos que são simples de entender. :idea:
Uma vez um professor me falou pra não tentar aprender tanta coisa assim de uma vez, porque fica realmente complicado… mas pra quem trabalha com tecnologia é difícil não se interessar por tantas novidades.
Alguem por aqui ja passou por essa situação ? :?:
Conversei um pouco com o CV sobre isso e ele me deu algumas dicas… valeu CV gente boa…
Esse lance eh complicado mesmo… Tem uma frase que “voce nao sente falta do que nao conhece”… entao, quando a tecnolocia nao lhe da muitas opcoes, ou quando voce nao conhece tudo o que ela pode te fornecer, voce esta feliz com o que sabe… consegue realizar o teu trabalho, de vez em quando sente falta de uma ou outra coisa, mas no geral, esta tudo ok.
A parte ruim - mas, que ao mesmo tempo, de um ponto de vista diferente, eh boa - do Java, eh que ele tem muita coisa, varias maneiras diferentes de realizar algo, e muita coisa e altissimo nivel. Entao eh normal a gente se perder no meio de tanta coisa…
Por mais que a tentacao lhe domine, tente focar mais na parte que voce trabalha no momento. Por exemplo: voce esta desenvolvendo aplicacoes Swing? entao tente aprender o maximo sobre isso, e deixe a plataforma web um pouco de lado, va vendo ela mais aos poucos…
Ha muita coisa legal no Java - por exemplo, eu pessoalmente to muito interessado em JMX e JMS no momento, mas mesmo assim priorizo as coisas realmente importantes para o momento -, e otimo que voce tenha vontade de aprender cada vez mais.
Apenas fique focado: eh voce que deve dominar a tecnologia, e nao ela dominar voce
Uma coisa que comentei em um outro tópico…
Não escolha o caminho que vc quer seguir atravéz de uma ferramenta como o Java… vc tem que ter um caminho… ai sim escolher o Java… ou C++… ou COBOL(irônia )… pq isso são ferramentas… não necessidades ou profissões… nem os criadores e desenvolvedores delas sabem tudo o que elas fazem… por isso existe um time aonde cada um faz uma parte… tudo depende do que cada um se sente melhor fazendo.
É SkyBlue, tb tô meio louco.
Não sei o que faço, não sei o que programo, tô na dúvida:
:?: Programar em C para s.o.
:?: Trabalhar com J2EE: JDBC, Servlets, JSP, Tomcat, JBoss
:?: Estudar para certificação SCJP e SCJD
:?: Trabalhar com jogos em Java
:?: Trabalhar com J2ME
:?: Trabalhar com a IDE JDeveloper para Oracle
Tô ficando doido, eu não sei que caminho tomar. Eu quero pegar uma coisa e aprender bastante coisa, tipo se escolher jogos, quero estudar, implementar, correr atrás para poder saber bastante sobre jogos em Java. Tô indeciso, pois quero pegar uma coisa que eu goste, mas que tb vai me dar retorno (dinheiro !!!).
Neo e Skyblue: parem de ficar andando em circulos, e o caminho fica bem mais curto
Quanto mais tempo vcs passarem dizendo “putz, isso eh dificil” e “ah, isso eu nao consigo entender”, menos tempo sobra pra sair atras do material necessario pra aprender de verdade o que vcs quiserem fazer. Mas aprender soh por aprender eh um porre… arrumem alguma boa desculpa antes (sei lah, vou fazer meu site, ou eu quero dar um joguinho de presente pro meu irmao mais novo)
Conhecem aquela frase “Não sabendo que era impossivel, foi lá e fez”?
Pois bem, escolham 1 projeto grande e dificil e saiam fazendo ele incorporando aos poucos as várias tecnologias que vcs querem aprender, este projeto não precisa nem ser concluido ou fazer algo de util, porêm basta funcionar (funcionar é importante).
Aí pessoal, como os gurus já falaram, se detenham em um tipo de desenvolvimento, estudem, pesquisem e coloquem a mão na massa.
Eu por exemplo, após ter realizado alguns cursos de java, optei pela plataforma WEB, já que sempre trabalhei com isso.
Realizei algumas trocas de idéias sobre como implementar, o que é MVC e outros assuntos aqui no GUJ, hoje estou me dedicando mais em casa. Comprei um livro sobre desenvolvimento com JSP. O livro é ótimo, abrange até STRUTS.
Assim vou levando, sempre que tenho um trabalho de faculdade, tento implementá-lo em JAVA, trabalho bastante com os exemplos citados no livro.
Acho que era isso. Não adianta se afobar. Vai com calma que o negócio rola legal.
Como diria a Mafalda: “Como sempre, o urgente não deixa tempo para o importante.”
Java tem realmente muita coisa pra se estudar e muita coisa interessante. Eu estou focando em aprender patterns e tambem frameworks que despertam minha curiosidade. Acabo colocando outras coisas nos meus bookmarks para estudar depois, mas, acho que o negocio e direcionar um pouco o aprendizado mesmo.
Neo e Skyblue:Pensem com simplicidade!(O q não significa fazer coisas simples!)
Acho q fazer um projeto q a princípio pareça grande e difícil válida(como louds sugeriu) pois para implementá-lo além de ralar,vc´s aprenderão muito durante o seu desenvolvimento.
Detalhe:A satisfação depois desse projeto pronto será imensurável…
eh realmente eu tb tava ficando doido ja… eu tava ficando que nem voces…fiz um curso basico de java pra aprender um pouco mais sobre… acho que foi bom mas ao mesmo tempo ruim pq eu nao tinha nada o que fazer, nao tinha um projeto o qq outra coisa pra ralar mesmo… enfim passaram-se alguns meses e agora que voltei a ver mais profundamente encontrei um monte de siglas q nem sabia etc… nao sabia por onde comecar, agora vou ter que relembrar td… mas estou com um ideal em mente…mas para daqui algum tempo(dps que eu relembrar neh) :roll:
Obs: cade o smiley que bate com a cabeca…eu ia colocar ele heehhe
[color=“blue”]Oi pessoal !!! É se deus quizer nessas férias sobrar um tempinho vou fazer um curso e iniciar um projeto… sempre achei que a melhor forma de aprender é fuçando mesmo, mexendo… mais tem algumas coisas que não adianta, tem que fazer um curso ou coisa assim. :idea: