Tô na duvida sobre BEANS

3 respostas
G

Meninos eu tenho que criar uma consulta via JSP que vai reunir informações de vários Beans meus aqui :

Ex.: Cliente
Profissão

Todos estes são Beans que têm Get´s e Set´s de seus respectivos campos.

As informações que preciso neste JSP são : Nome, Cidade, Telefone, profissao, mas como podem ver estão espalhados

Lá no meu servlet está assim :

request.setAttribute("cliente", clienteBco.pesquisaCliente(request.getParameter("nomeCli")));

E na minha pesquisaCliente eu devolvo uma COLLECTION.

A minha dúvida é a seguinte :

Eu crio um Bean auxiliar que tem todos os campos que preciso ? eu tem jeito de reunir tudo que preciso em uma COLLECTION ? Tem outra forma de fazer isso ?

Tô com uma dúvida feia.

Giuliana :-o

3 Respostas

L

Olá Giuliana,

Aqui na nossa aplicação temos exatamente a mesma situação que voce falou, precisamos de informações que estão espalhadas em diferentes beans. O que adotamos como solução para isso foi criar um objeto chamado Info e este objeto contém todos os gets e sets dos atributos que voce precisa. É uma maneira interessante de se trabalhar pois vc consegue abstrair o conceito de saber onde está cada atributo, voce trabalha apenas com este objeto Info.

Exemplo: 2 objetos, Pessoa com atributo set e get nome e Endereço com set e get bairro. Teríamos um objeto PessoaInfo que teria um setNome, setBairro, getNome, getBairro e na hora tanto de salvar como de resgatar trabalharíamos com o objeto Info. Desta maneira quem fosse usá-lo nao precisaria saber exatamente em qual objeto está cada atributo.

E o legal desse modelo eh q vc acaba colocando neste objeto Info apenas as informações necessárias que voce precisa mandar/receber da tela, tipo, vc nao precisa colocar nesse info um setType, por exemplo, pq na hora de salvar no seu server vc jah pode saber qual o tipo dependendo da operação, etc…já trabalhando com beans, vc tem q mapear todos os atributos…

G

O leonickel eu pensei em fazer assim tb, até ja criei um Bean ConsultaCliVO com apenas os Get´s/Set´s que preciso mas …

Eu fico muito preocupada com o jeito certo e o a melhor maneira de se fazer algo.

Aqui no Forum eu tenho exatamente o que preciso, opinioes de quem está ou esteve com o problema na pele.

Muito obrigada mesmo

A sua opiniao/experiência foi 10 !!!

Valeu mesmo !!!

Giuliana

L

Giuliana,

Acredito que a sua atitude foi corretíssima, de ir em busca da melhor maneira antes de sair fazendo qualquer solução “nas coxa”…

A idéia do Forum é essa mesmo, trocarmos idéias sobre experiencias, conhecimentos, etc…

essa minha idéia foi apenas uma sugestão do que usamos aqui e até o momento funciona bem legal, mas também nao quer dizer que é a melhor… :wink:

sempre que tiver dúvidas, manda ae que a galera tenta responder

abraços e sucesso!!! :slight_smile:

Criado 28 de abril de 2008
Ultima resposta 28 de abr. de 2008
Respostas 3
Participantes 2